12 dezembro, 2010


[Curiosidades] Saga Crepúsculo

Achei um livreto da Editora Escala com algumas curiosidades sobre a Saga Crepúsculo e resolvi dividi-las com vocês. então vamos lá:

1. O que significa a palavra "Crepúsculo"?
Crepúsculo é o instante em que o céu próximo ao horizonte no poente ou nascente toma uma cor dégrade, entre o azul do dia e o escuto da noite. Isso ocorre quando o sol está logo abaixo da linha do horizonte marítimo. Em regiões montanhosas, isso pode acontecer antes do pôr do solou depois do sol ter nascido. Metaforicamente, a palavra "crepúsculo" está associada à noite e a acontecimentos soturnos.

2. Qual foi a inspiração para a série Crepúsculo?
Após um sonho, Stephenie Meyer apaixonou-se pela ideia de transformar aquilo em um livro. Em seu sonho, um lindo vampiro se apaixonava por uma garota humana e frágil, apesar de ter sede pelo sangue dela. Mesmo com a pouca experiência em escrever, em questão de três meses a autora havia transformado o vívido sonho em um romance concluído. (Foi a irmã quem sugeriu que Stephenie deveria publicar Crepúsculo)

3. Qual o significado da maçã na capa do livro Crepúsculo?
Segundo a autora, a maçã na capa do livro Crepúsculo significa "o fruto proibido", assim como sugere Gênesis 3:3, quando Deus alerta e proíbe o homem de comer ou sequer tocar no fruto da árvore do meio do jardim. Aqui, com um significado muito mais simbólico do que real, ou até mesmo religioso, a maçã representa Bella, o fruto proibido de Edward.

4. Por que a flor na capa de Lua Nova?
A flor na capa do livro é um tulipa e o jogo de cores e pétalas nos passam a impressão de que escorre sangue pela mesma. Na capa de Lua Nova há uma pequena pétala vermelha caindo da grande tulipa, que nos remete a uma gota de sangue sendo derramada...como acontece com a protagonista neste livro, sendo este o fato o desencadeador de toda a trama.

5. Qual o significado da capa do livro Eclipse?
Assim como em todas as outras capas, o vermelho está sempre presente, e não nos deixa esquecer que se trata de uma história de vampiros; a mesma cor em todas as capas representa o sangue, talvez o de Bella, tão desejado por Edward. Em todo caso, é fácil relacionar a fita arrebentando com os novos caminhos que a trama vai tomando, representando as escolhas que precisam ser tomadas por Bella, mediante os novos acontecimentos.

6. Por que um tabuleiro de xadrez na capa do livro Amanhecer?
Amanhecer é o quarto e último livro da série Crepúsculo, pelo menos o último narrado por Isabella Swan. Na capa desse livro há um tabuleiro de xadrez, com a rainha na frente, na cor branca e um peão vermelho ao fundo. Como todas as outras capas, o significado da foto é instigador. Como sempre, temos nela um objeto na cor vermelha, demonstrando o grande empecilho existente entre o amor do casal protagonista, o sangue, o desejo e o perigo.

7. Há uma nova intenção nesta capa?
Sim,  esta capa traz uma nova intenção: ao observá-la, percebe-se que a rainha está maior, em destaque, no centro da capa do livro, e na cor branca, esta representa Bella, que no início da série era apenas uma adolescente frágil e retraída, e que agora torna-se uma espécie de rainha.

8. Qual a relação entre os títulos dos livros?
cada um possui um significado de acordo com a fase pela qual os personagens passam em cada livro da série, e o que parece encantar é o fato de eles não serem óbvios, como nomes de lugares ou pessoas; é preciso ler cada um dos livros para então entendê-los.

9. E o que representa o título do segundo livro da série?
As noites de Lua Nova são as mais escuras. Da mesma forma, o título Lua Nova representa o momento mais negro da vida de Bella, quando ela é abandonada por seu amor.

Espero que tenham gostado!


Comentários
5
Compartilhe

5 comentários:

  1. porque o sangue da bella e tao desejado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final de Lua nova é esclarecido. O sangue de Bella canta para Edward, vindo assim o termo em italiano: "La tua cantante" - O sangue dela canta e dança para você.

      Excluir
  2. Vou procurar assistir esta série.Parece bem interessante

    ResponderExcluir
  3. Eu ouvi fala sobre uma tal de "história lua cantante, Deusa da Lua" mas não achei ela em lugar nenhum, poderia me fala sobre ela, me contar a história?

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos. Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações