24 de jun de 2011


[Resenha] A Guerra dos Tronos: As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro Um - George R. R. Martin



FICHA TÉCNICA

Título: A Guerra dos Tronos: As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro Um
Título Original: A Game of Thrones
Autor: George R. R. Martin
ISBN: 978-85-62936-52-4
Páginas: 592
Ano: 2010
Tradutor: Jorge Candeias
Editora: LeYa

SINOPSE
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha - uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal - a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia. Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.

RESENHA
Quando minha amiga me disse que tinha comprado um livro que eu precisava ler o quanto antes não imaginei que fosse tão bom. Ouvi muitas pessoas comentando sobre o livro e sobre a série da HBO que deu vida aos personagens de Westeros, mas achei que fosse comum e nada mais, mas o livro surpreende a todo instante, sem dúvida é um épico esplêndido. 

Martin usa vários personagens como narradores, como eu já disse aqui no blog eu adoro essa maneira de escrever, principalmente quando a trama é longa. Aqui os personagens que ouvimos são Bran, Eddard, Catelyn, Sansa e Arya Stark, Jon Snow, Daenerys Targaryen e Tyrion Lannister.

O cenário descrito como Westeros nos remete a Europa Medieval e é nesse cenário que somos apresentados inicialmente a Casa Stark. Os Starks, senhores de Winterfell antes eram conhecidos como os Reis no Norte ou Os Reis do Inverno, 'hoje' são liderados por Eddard Stark, também conhecido como Ned. Logo no inicio da narrativa, Ned recebe a noticia de que seu amigo Jon Arryn, Mão do Rei está morto e que o Rei Robert Baratheon está vindo com sua corte para Winterfell. Durante a estadia do rei em Winterfell ele lhe oferece o cargo de Mão do Rei à Ned, que não queria aceitar até que sua esposa Catelyn recebe uma carta da irmã, Lysa, viúva de Jon Arryn demonstrando a suspeita de que Jon Arryn tenha sido assassinado pelos Lannister (família da rainha). Por esse motivo, Ned aceita o cargo de Mão do Rei pensando em desvendar a morte de seu amigo Jon e proteger seu amigo e agora rei, Robert. Indo para a corte, em Porto Real, Ned leva suas filhas Sansa e Arya que são opostos completos, Sansa é a menina recatada, fina, delicada, mas é de Arya que eu mais gosto, rude, guerreira, esperta, ágil. Com essa partida Ned tem que arrumar todos os detalhes em Winterfell entre eles o que fazer com seu filho bastardo Jon Snow, pois não pode levá-lo para corte pois lá seria desmoralizado como todo bastardo e não poderia deixá-lo em Winterfell com sua esposa, uma vez que ele não estaria mais lá. Sendo assim o envia para a Muralha para ser da Patrulha da Noite, um irmão negro como seu irmão Benjen Stark, Primeiro Patrulheiro da Patrulha da Noite. A Patrulha da Noite é uma irmandade que mantem a Muralha segura do Rei-para-lá-da-muralha e de outras coisas, seres 'místicos' como os Outros

Temos também os personagens Daenerys (Dany) e Viserys Targaryen, últimos descendentes da dinastia Targaryen, deposta na última guerra onde Robert se fez rei. Os irmãos vivem em exílio para lá do Mar Estreito, na cidade de Pentos. Viserys planeja tomar de volta seu trono, mas para isso precisa de um exército e para conseguir isso ele vende a irmã ao Khal (rei) Drogo, um dothrakis, rei dos cavalos em troca de conseguir seu exército. 

O livro traz mapas para ajudar a visualização da terra dos Sete Reinos e traz como apêndice um resumo de cada casa presente no livro o que ajuda na vastidão de personagens que têm no livro.

São muitos acontecimentos, muitos personagens, traição, conspiração, incesto, sangue e tudo mais que se possa imaginar na luta pelo poder. Amamos e odiamos muitos personagens e ficamos muitas vezes surpresos com tudo o que acontece, o autor em nenhum momento é 'bonzinho' com algum personagem, as coisas são sempre complicadas, difíceis. 

Enfim, queria poder falar mais sobre o livro, mas temo soltar spoilers, então pararei por aqui. Super recomendo a leitura e para quem encarar essa leitura maravilhosa, saiba que a série é composta de 7 livros:

·  A Game of Thrones A Guerra dos Tronos
·  A Clash of Kings - A Fúria dos Reis 
·  A Storm of Swords - A tormenta de espadas
·  A Feast for Crows - O festim dos corvos
·  A Dance with the Dragons - Uma dança com dragões (não lançado ainda)
·  The winds of winter - Os ventos do inverno (não lançado ainda)
·  A Dream of Spring - Um sonho de primavera (não lançado ainda)


Boa leitura e lembrem-se "Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre."
Comentários
9
Compartilhe

9 comentários:

  1. Hm...
    gostei da trama que vc falou... intrigas traições... Huahua Mas sabe, sua resenha ta mega empolgada e ficou bem legal, ainda assim eu não tenho 'coragem ' de começar a ler essa serie... É mt gigantesca, os livros sao enooormes e eu ja tenho tantos outros que quero mt ler! rs
    Mas realmente gostei, ainda não tinha lido sobre e fiquei interessada.. um dia deixo a preguiça e me aventuro!

    bjs
    Hey Evellyn

    ResponderExcluir
  2. Hey flor, troquei o nome do blog . Agora não é mais Letras de Sonhadoras, é Imaginayre. Desculpe-me peo incomodo, mas tm como você trocar o link/button???
    Beijos. Mar
    www.Imaginayre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Evellyn, que bom que gostou da resenha, realmente espero que perca a 'preguiça' e tome coragem de iniciar essa leitura, realmente é maravilhoso e só estou esperando minha amiga terminar de ler o segundo para me emprestar, mas ela já me adiantou que está maravilhoso também!!!

    Mar, vou trocar o button sim, beijinhossss

    ResponderExcluir
  4. Lay,
    Como sou uma verdadeira apaixonada pelo univero de Tolkien, o pai dos épicos, tenho certeza de que também gostarei de a Guerra dos Tronos. A história é massante, tem vários personagens (pude notar pela sua resenha), mas parece-me dotada de todos os elementos suficientes para gerar fãs por aí.
    Conheci seu blog hoje e achei-o uma fofura. Lindo layout <3

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana,

    Eu ainda não li os livros de Tolkien, mas chego lá!! Realmente o livro tem muitos personagens, mas não há como negar que é empolgante e com muitos elementos sim para cativar muitos fãs, não é à toa o sucesso.
    Obrigada pela visita e volte sempre que quiser, o layout do blog foi feito pela Reneide.

    Bjinhusssssss

    ResponderExcluir
  6. Amiga querida, realmente a história desse senhor livro é ESTUPIDAMENTE PERFEITA. A trama é inteligente e não perde o fôlego à medida que se desenrola. Cada personagem fala por si e tem personalidade própria. O autor consegue fazer com que os personagens apresentem versões completamente diferentes para um mesmo fato, e aí eu não sei se torço para um ou outro hehehe!! Estou anciosa pelo quarto livro. Essa é uma obra que vai marcar o mundo literário. Renata Machado

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvida já marcou Rê...

    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Gostei mas da versão dos livros do que o da série de tv!
    Uma aventura magnífica, interessante com uma narrativa interessante que prende o leitor.
    O mundo de Guerra dos Tronos gira em torno de honra, família, poder, dever, ambição e traição.

    ResponderExcluir
  9. Ele é um gênio George R.R. Martin :) Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar séries baseados em livros. Adorei Guerra dos Tronos serie, conta uma trama extraordinária. é muito fiel aos livros, espero ansiosamente a seguinte temporada. Pelos resumes que li, Game of Thrones 7 promete muito para o espectador e espero que assim seja. Deixe de ver a serie há um tempo, mas acho que a voltarei a ver. Achei muito interessante a maneira em que terminou a última temporada por todos os spoilers. Acho que as atuações foram muito boas, é uma das minhas serie preferidas.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações