15 de set de 2011


[Resenha] Linhas – Sophia Bennett

LINHAS
FICHA TÉCNICA

Título: Linhas
Título Original: Threads
Autor: Sophia Bennett
ISBN: 978-85-98078-99-1
Páginas: 248
Ano: 2011
Tradutor: Livia de Almeida
Editora: Intrínseca

SINOPSE
A paixão da Nonie é a moda. Edie quer salvar o mundo. Janie ganhou um papel num filme de Hollywood. Certo dia, três melhores amigas conhecem Crow, uma garota refugiada da guerra civil em Uganda, que se veste com tutu e asas de fada e desenha vestidos fantásticos - é quando têm a chance de realizar algo realmente grandioso e, com isso, tornar todos os seus sonhos realidade.

RESENHA

blog_parceiroLindo!! Vamos começar pela capa do livro, que é deslimbrante, cores, brilhos, tudo remetendo ao glamuroso mundo da moda. Esse foi o primeiro ponto que me levou à leitura desse título. Depois, lendo a sinopse, descobri que poderia haver algo mais por trás de tanto brilho. E realmente há.

O livro é narrado por Nonie, uma adolescente londrina de 14 anos, filha de uma ex-modelo e completamente apaixonada por moda. Junto com suas duas melhores amigas Jenny, que acabou de rodar um filme de Hollywood e Edie, que tenta ajudar à todos os que precisam, conhecem Crow, uma garota de 12 anos que foi morar na Inglaterra depois que fugiu da Guerra Civil em Uganda. Crow, embora tenha dislexia (o que a aproxima das amigas, uma vez que Edie é voluntária na escola onde Crow estuda) desenha modelos absurdamente lindos, e esse fato atraia o olhar de Nonie, que resolve ajudar Crow a mostrar o seu dom para o mundo.

christian-louboutin-decocolico-mary-jane
Louboutins
Como tudo gira em torno do mundo da moda, muitos pontos “turísticos” de Londres relativos ao mundo da moda são mencionados, assim como marcas como Dior, Yves Saint Laurent, Louboutins (que eu nem sabia o que era). Mesmo para pessoas como eu, que não tem conhecimento praticamente nenhum desse assunto pode tranquilamente ler o livro sem se perder.

O livro tem partes divertidissimas quando podemos ver Jenny e seu desespero ao aparecer em eventos públicos de premiações onde o filme em que atuou está concorrendo e mesmo quando vemos a relação que cresce entre Nonie e Crow. Esse relacionamento inclusive ajuda a própria Nonie a lidar com seu irmão mais velho, Harry e com sua mãe.

É claro que os “dramas” de adolescentes de 14 anos muitas vezes acabam sendo demais, mas enfim, dá para aguentar essa parte, visto que é bem curta no livro.

Por traz dessa história de desfiles, vestidos, cores, modelos, romance, tem a história de vida de Crow. O tema abordado por Sophia é real, a situação das Crianças Invisíveis é extremamente preocupante e atráves do site informado no livro e aqui, podemos conhecer um pouco mais sobre a campanha e ajudar de alguma maneira.

- Como posso fazer uma coleção? Aquele dinheiro poderia pagar vinte escolas. Como posso gastá-los?
Não digo nada. Como ela poderia? Sou apenas uma menina com uma queda para saias de grama artificial e celebridades baratas. O que sei?

InvisibleChildrenLogoMesmo abordando esse tema delicado e forte a narrativa e a forma como é abordada é leve e tranquila. A leitura é mais do que indicada, fica a dica para quem quiser esse tipo de leitura leve, mas com algo interessante em que pensar depois.

Esse livro é o primeiro da série Linhas, que tem como sequência o livro Brilhos. Vamos esperar para ver quais serão as próximas aventuras dessas quatro amigas!!



BRILHOS

Até a próxima!
Comentários
5
Compartilhe

5 comentários:

  1. Oi ..

    Concordo que a capa do livro é até legal, mas o mesmo não faz muito o meu estilo de leitura. Não que eu ache "Moda" algo chato, mas não me chama muito a atenção.

    Ótima resenha.

    João Victor
    http://amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Acontece João, nem todos os livros atraem nosso interesse, mas eu achei que a abordagem de uma causa social real foi muito bem aproveitada visto que o tema de moda atraiu muitos leitores!!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Parceiro, tem nova resenha postada la o Imaginayre. SANGUE QUENTE!!!
    Dá uma conferida?
    Beijinhos doces - Mar
    www.Imaginayre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nathália de A. S.20 setembro, 2011

    Comprei mais ainda não li...

    Mas como adoro o tema moda... Não resisti! rsrs.


    @nathalia_asc

    ResponderExcluir
  5. Linhas é o primeiro livro da série de mesmo nome. O livro é uma graça,a capa do livro é linda. Linhas conta a história de quatro meninas, sendo que uma delas, Nonie, é quem conta a história, então acompanhamos tudo pela visão dela.A história é repleta de bons exemplos de amizade e de como é importante pensar no próximo e ajudar outras pessoas,

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações