3 de fev de 2012


[Resenha] João & Maria – Marcos Bulzara e Ana Paula Bergamasco

capa-umsonhoamais-040711
Ficha técnica
Título: João & Maria
Autor: Ana Paula Bergamasco e Marcos Bulzara
ISBN: 978-85-99721-18-6
Páginas: 192
Ano: 2011
Editora: Todas as Falas

Sinopse
O que você escolheria: O Amor ou a Razão? Maria é bonita, estudiosa, avessa à badalação e tradicional. João é lindo, extrovertido, arrogante e vocalista de uma banda de rock. ...Ela jamais se aventurou numa paixão. Ele já singrou pelos mares de um amor fulminante. Eles não têm nada em comum. Mas foram feitos um para o outro.
Resenha

Conheci o livro quando estive na Bienal do Livro de Salvador, no ano passado, como vocês devem ter visto no post que fiz aqui no blog, acabei comprando o livro e conhecendo os autores, que autografaram o livro pra mim. Demorei um pouco de pegá-lo para ler devido à demando de livros que tenho em casa para ler, mas eis que chegou a vez dele e não me arrependi nem um minuto de tê-lo comprado.
                                    12
            SAM_1114SAM_1115SAM_1123
Não li nenhum dos livros "solos" dos autores, particularmente não gosto de drama, e como esse é o forte dos dois... Enfim, quando vi que o livro se tratava de um romance tendo como pano de fundo o cenário musical me empolguei. Amo música, não há como viver sem ela!!

O livro é narrado por João e por Maria, as partes que retratam o ponto de vista de João foram escritas pelo Marcos e as que retratam Maria por Ana Paula. Amo quando tem algum livro que faz esse jogo com os pontos de vista de mais de um personagem para a mesma situação. Afinal, podemos conhecer melhor a história do que vê-la apenas por uma vertente.

João é extrovertido, brincalhão, sempre cercado dos amigos, cantor de uma banda de rock, o Polirock e mulherengo. Maria é uma estudante universitária, introvertida, calma, sozinha, às vezes até um pouco mau-humorada. O que essas pessoas tem em comum? Nada, mas foram feitos um para o outro.

Maria "conheceu" João no dia em que a banda dele ganhou um concurso em um programa de TV. Ela automaticamente se apaixonou pela sua voz melodiosa e rouca, cantando Fly Away From Here, do Aerosmith.
A partir daquele momento, minhas noites insones tiveram outro personagem. Escondida, ouvia os hits da banda, que aos poucos alcançavam sucesso. A voz melodiosa do João, às vezes rouca, retinia nos meus tímpanos juvenis, penetrando a minha alma e rompendo os meus brios.Pág. 13
João, estudante de Engenharia, sempre gostou de rock, embora em sua casa esse som nunca fosse ouvido. Filho único de uma família aristocrata e formal, em sua casa só se ouvia música clássica, ou, no máximo, MPB. Sua carreira musical começou com um acidente, onde quase perdeu a vida e seus pais passaram a lhe dar todo apoio na carreira.
Chorou ao meu lado e disse que nunca sentiu tanto medo na vida. Medo de que eu morresse e que ele não tivesse mais motivos para viver. E então disse a frase que me marcou:

- Quero que você seja o maior astro de rock do Brasil.
Daí quem chorou fui eu.
Pág. 15
Os dois vivem suas vidas paralelamente, e o livro nos mostra como João se tornou o mulherengo que é hoje...
Meu envolvimento com as mulheres praticamente acabou. Aquele baque foi forte o suficiente para transformar o meu coração numa rocha impenetrável. Jurei nunca mais me apaixonar. Jurei nunca mais me entregar tão intensamente. Contudo, o destino não daria bola para o meu juramento.
Pág. 18
Maria por sua vez, tem uma vida amorosa completamente diferente...
Sem nunca ter dado um único beijo na minha adolescência, resolvi namorar a primeira pessoa que se atreveu a transpor a barreira do meu mau humor. Pedro, um estudante do curso de História, metido a intelectual.

Dei-me por satisfeita. Amores impossíveis, casamentos apaixonados, príncipes encantados eram coisas para pessoas como Isabela, que vibrava com sua linda lua de mel em Paris. Agora eu era pé no chão. Ou quase...
Pág. 13
Pedro torna-se a ligação entre João e Maria. Amigo de João dos tempos de faculdade, Pedro retoma contato com o amigo para ajudar Maria a escrever seu TCC de Jornalismo. E é assim que eles finalmente se conhecem.
Sorriu. Era a primeira vez que via o seu sorriso com aqueles dentes brancos e sensivelmente separados. Armei uma resposta truculenta, mas ela virou-se e saiu. Deixou comigo apenas uma réstia do aroma que eu sabia ser Christian Dior.

Pág. 73
  O relacionamento entre os dois é de puro ódio, não suportam ficar no mesmo ambiente e os olhares de fuzilamento são mútuos, amei essas cenas, ri bastante, pois todos sabem que o amor e o ódio andam lado a lado. E já sabemos que quando um casal se odeia demais, é porque se ama.

Só tenho na verdade uma queixa sobre o livro e direciono-a para o Marcos e para a Ana Paula. Por que fizeram o livro tão curto?????? Gente eu amei, queria mais e mais e mais e muito mais. Espero sinceramente que tenha mais livros como sequência ou algo do tipo, que envolvam os outros personagens, não sei, realmente fica a critério de vocês, mas nos deem mais uma, duas, três doses dessa parceria de João e Maria

Para nos deliciarmos ainda mais, vejam abaixo o booktrailer e os wallpapers do livro. e vamos torcer para que essa parceria renda mais frutos como esse.

   walljm01walljm02               walljm03walljm04



Sem dúvida, classificação máxima!!!!
5 Claves
Bjus lindos e até a próxima!!!!

Comentários
5
Compartilhe

5 comentários:

  1. Estou super ansiosa para ler o livro!
    Principalmente depois da sua resenha,
    já li algumas resenhas que também elogiaram muito o livro.
    Espero poder lê-lo em breve!

    Bjos Lay,
    Verbologia Pink

    ResponderExcluir
  2. Pois é, amei bastante, tenho certeza de que vai gostar!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. NOssa, eu ja era super afim de ler o livro, mas até entao nao tinha visto o B.Trailer, agora to me roendo de curiosidade pra ler! Alem do que é meu tipo preferido de historia! hehe


    Beijos
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
  4. Eu só vi o B.Trailer depois que devorei o livro...Muito bom mesmo, amo esse tipo de história!!!!!!

    Vale a pena ler, você vai adorar, tenho certeza!

    Bjinhusss

    ResponderExcluir
  5. Resenha interessante, e ainda mais se tratando de autores nacionais.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações