27 de fev de 2012


[Resenha] Poderosa 3 – Sérgio Klein

PODEROSA_3_1269539871P

Ficha técnica

Título: Poderosa 3
Autor: Sérgio Klein
ISBN: 978-85-7676-178-5
Páginas: 187
Ano: 2007
Editora: Fundamento

Sinopse

Apenas parentes e pessoas mais próximas sabem que Joana Dalva transforma em realidade tudo o que escreve com a mão esquerda. Esse segredo, porém, acaba escapando entre os dedos.
Enquanto luta para se livrar das ameaças de uma dondoca terrorista, a garota ajuda uma colega de sala a domar o pai autoritário, ensina à avó a linguagem da internet e tenta sobreviver às implicâncias do irmão caçula.
Diante de tantos desafios, Joana Dalva corre o risco de perder o poder... Mas nem assim ela perde a graça!

Resenha

Se você não leu, Poderosa e Poderosa 2, esse post poderá conter spoilers!!!!

Bem, nesse livro um pouco da tranquilidade que eu tanto gostei nos primeiros livros foi embora, devido à uma personagem louca que descobre o poder de Joana e passa a infernizar sua vida para que ela escreva uma frase onde ela ficará com o Apolo…um verdadeiro absurdo!!!
Mas eu gostei do livro desde o começo, mas precisamente desde a primeira frase…
A noiva tem 70 anos e vem causando polêmica: não é todo dia, afinal, que se vê uma representante da terceira idade vestida de branco e caminhando com passos firmes em direção ao segundo casamento.
Pág. 5
Nesse livro vó Nina se casa com Henrique, e eu adoro isso, logo após o casamento os dois saem em viagem de lua de mel pela Europa. Joana conhece uma nova amiga na escola, que nos leva à um problema real, que é a violência doméstica, assim como no segundo livro, quando a personagem Danyelle decide virar modelo e com isso para de comer, levando ao tema anorexia.

Mas voltando à louca, Matilde, uma quarentona que foi abandonada em pleno altar quando era jovem, decide infernizar a vida de Joana para que ela acabe com o relacionamento de Apolo e Salete para que ela fique com o Apolo…
Eu poderia fazer uma frase pra me livrar das ameaças – se bem que isso não reduziria o interesse da Matilde por Apolo. Pra liquidar essa paixão, seria necessário escrever uma segunda frase, ou mesmo um parágrafo; eu me pergunto, no entanto, até onde vai o meu direito de bancar o Cupido às avessas e decidir o que os outros devem ou não sentir. Aqui, a literatura esbarra na ética e me deixa numa encruzilhada: de um lado, a minha razão; do outro, o coração da Matilde. Talvez eu devesse criar um texto pra que ela arranjasse um namorado e fosse feliz para sempre, de preferência bem longe, mas que fulano merece ser cobaia nesse romance de laboratório?
Pág. 104
Enquanto ela passa por tudo isso, sua avó, o seu porto seguro (uma vez que seis pais estão separados) está se deliciando com a viagem de lua de mel e mandando e-mails para Joana contando tudo que acontece, além de falar das declarações de amor de Henrique em diversas línguas.

Mas o que mais me surpreende é o fato de uma garota de apenas 13 anos ter tanto senso de ética e responsabilidade tendo um poder tão grande em mãos, não que esteja achando ruim, longe disso, mas que é um pouco dificil de acreditar, isso com certeza é!

De qualquer forma amei o livro ainda assim e amei mais ainda o final, muito fofo!!!
Passou, então, a repetir que me amava em latim, catalão, castelhano, francês, italiano, romeno, inglês (…) tupiniquim, tupinambá, quíchua, ianomâmi e esperanto.
O português ficou para o fim. E foi nessa língua que João me beijou.
Pág. 187
3 Claves

Beijos à todos!!!
Comentários
6
Compartilhe

6 comentários:

  1. Adoro esse livro, o meu favorito da série.

    ResponderExcluir
  2. Boa resenha, e devemos divulgar autores nacionais que escrevem livros tão bons.Ainda não li,mas sua resenha me deixou com vontade de ler realmente. Entre crises de adolescente e problemas com a família, parece que o livro está escrito em uma linguagem fácil, leve e contemporânea e é uma ótima diversão

    ResponderExcluir
  3. o final foi realmente perfeito!!!

    ResponderExcluir
  4. o final é realmente perfeito!!!

    ResponderExcluir
  5. #partiu
    vou começar a ler o poderosa 4

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações