7 de abr de 2012


[Resenha] Um Mundo Brilhante - T. Greenwood

capa-de-um-mundo-brilhante

Ficha técnica

Título: Um Mundo Brilhante
Título Original: This Glittering World
Autor: T. Greenwood
ISBN: 978-85-63219-41-1
Páginas: 336
Ano: 2012
Tradutor: Ivar Panazzolo Junior
Editora: Novo Conceito

Sinopse

Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato. Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática. Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu. Esta, enfim, é uma história fascinante sobre o que devemos às pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos.
Resenha
A vida de Ben nunca foi um mar de rosas, pelo menos depois dos seus 11 anos, quando sua irmã mais nova, Dusty, faleceu e sua família se desestruturou. Desde então sempre se acostumou com as rasteiras que a vida lhe dava. Um personagem comum, Ben, tem um excelente currículo acadêmico, mas mesmo assim é apenas um professor adjunto de História em uma universidade na peqena cidade de Flagstaff e para complementar a renda trabalha como barman no Jack’s.

Foi em Flagstaff, onde mora há oito anos, que Ben conheceu Sara e há dois anos à pediu em casamento. Desde então moram juntos, mas ainda sem se casarem.

O livro fala muito em escolhas, e elas ficam mais fortes depois que Ben encontra um garoto caído entre a vida e a morte na porta da sua casa quando sai para pegar o jornal de domingo e apreciar a primeira neve do ano.


Novo ConceitoBen percebe que conhece o rapaz, Ricky, que frequentava o Jack’s de vez em quando e só bebia Coca-cola e jogava bilhar além de nunca incomodar nem falar com muitas pessoas. O rapaz, descendente de uma tribo navajo não sobrevive aos ferimentos e falece. Nesse tempo Ben conhece Shadi, a irmã mais velha de Ricky e decide ajudá-la a descobrir como Ricky morreu, uma vez que a polícia deu o caso por encerrado por ter encontrado indicios de que Ricky estava bêbado quando morreu.
Em seis breves anos, ele sistematicamente transformara a vida sublime em vida miserável. De simples e contente em ordinária e mundana. Nada mais a deixava feliz. Então, ela merecia algo melhor.
Pág. 71
A proximidade com Shadi e seu distanciamento de Sara deixam Ben cada vez mais confuso, mas decisões precisam ser tomadas e ele precisa saber o que quer, ou pelo menos assumir os riscos pelas decisões tomadas.
Mas, de repente, a única coisa que ele queria era ver Shadi. Ele sabia que não deveria dirigir, mas talvez pudesse ir a pé. O estacionamento ds trailers provavelmente não ficava a mais de dois quilômetros de sua casa.
Pág. 92
O livro é muito real e talvez por isso não tenha me ganhado totalmente. Quanto mais ficção para mim, melhor, se tiver um final feliz então, meu Deus…

Mas ainda assim é uma leitura válida, com toda certeza.

3 Claves
Boa leitura à todos e até a próxima!!!
Bjokas
Comentários
1
Compartilhe

Um comentário:

  1. Um mundo brilhante parece ser mais do que um livro é a vida real,terrível e frustrante mundo real, no qual as pessoas insistem em tornar tudo mais difícil.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações