9 de mai de 2012


[Resenha] Estilhaça-me - Tahereh Mafi

Estilhaça-me _ capa.indd
Ficha técnica
Título: Estilhaça-me
Título Original:
Autor: Tahereh Mafi
ISBN: 978-85-63219-90-9
Páginas: 304
Ano: 2012
Tradutor: Patricia Dias Reis Frisene
Editora: Novo Conceito

Sinopse

Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.
Resenha
Em uma palavra: AMEI! Sim, devorei o livro em três dias (me perguntando, tenho mesmo que dormir? Tenho mesmo que trabalhar?). Simplesmente ótimo!!

Novo ConceitoSegundo livro distópico que leio, em sequência, Estilhaça-me é extremamente empolgante e sedutor. Juliette é uma garota de 17 anos com um poder de morte. Toda pessoa que toca nela, morre. Por esse motivo foi renegada pelos pais, nunca teve amigos, foi entregue aos "cuidados" do Governo onde foi submetida a diversos testes e exames para descobrir de onde vinha esse "dom", sem descobrirem nada, trancafiaram-na em um manicômio, onde está há 264 dias. Há 264 dias ela não via, não conversava e não tocava em ninguém, mas Juliette ganhou uma companhia de cela, mas não é qualquer companhia. É um garoto. Mas não é qualquer garoto.
- Você é um ga-ga-garoto...
- E você é uma garota. - Ele ergue uma sobrancelha. Ele se inclina, desviando-se de meu rosto. Ele força um riso, mas ele não está sorrindo. E eu quero chorar, meus olhos se desesperam, aterrados, lançando-se em direção à porta que perdi as contas de tantas vezes que tentei abrir. Eles me trancaram com um garoto. Um garoto.
Deus!
Eles estão tentando me matar.
Eles fizeram isso de propósito.
Pág. 6
Sem poder tocar em ninguém, sem sentir nenhuma demonstração de carinho por conta do que pode fazer com as pessoas, enclausurada a tanto tempo que já nem tem mais noção do que é estar do lado de fora, ao ar livre, Juliette poderia muito bem ser uma pessoa revoltada com tudo e com todos. No entanto, ela sente-se merecedora de tanto sofrimento pelo mal que já causou às pessoas ao seu redor.
Tentei a todo custo parar de pensar nele.
Tentei a todo custo esquecer seu rosto.
Tentei a todo custo tirar da cabeça aqueles olhos azuis azuis azuis, mas eu o conheço eu o conheço eu o conheço já faz três anos desde a última vez que o vi.
Nunca poderia esquecer Adam.
Mas ele já se esqueceu de mim.
Pág. 40
O mundo vive um momento de caos completo que O Restabelecimento (o Governo atual) "tenta" controlar. As plantações não vingam mais, os animais estão morrendo envenenados, o clima é caótico, enfim, tudo fruto da irresponsabilidade humana. Mas onde tem um governo, tem uma oposição.

Warner, líder de um setor do exército que responde ao Restabelecimento, "resgata" Juliette para fazer dela uma arma. Entretanto, não é o seu desejo, uma vez que, ao seu ver, isso a tornaria ainda mais um monstro, sedento pela energia das outras pessoas. Para não se aliar ao Restabelecimento só há uma opção, fugir. Opção muito arriscada para sua própria vida.

- Eu trouxe você aqui - diz ele cuidadosamente, calmamente para mim - porque este é o lugar a que você pertence. Porque você precisa saber que não está sozinha.
Pág. 276

Vi alguns comentários dizendo que o final do livro se parece muito com X-Men e realmente concordo, mas em nenhum momento isso para mim foi negativo. A narrativa da Tahereh é tão empolgante que eu esperava muito pelo final para saber como ela desenrolaria a história e ela não me desapontou em nenhum momento.
- Eu trouxe você aqui - diz ele cuidadosamente, calmamente para mim - porque este é o lugar a que você pertence. Porque você precisa saber que não está sozinha.
Pág. 276
Na verdade tem uma coisa ruim sim........ A sequência do livro só será lançada no ano que vem!!! Como as pessoas podem fazer isso?????? Fiquei Mega, power, ultra ansiosa pelo próximo livro. Pelo que li, acredito que o nome será algo como "Desvende-me".
As coisas estão mudando, mas desta vez não estou com medo. Desta vez eu sei quem eu sou. Desta vez eu fiz a escolha certa e estou lutando pela equipe certa. Sinto-me segura. Confiante.
Animada, até.
Por que desta vez?
Estou pronta.
Pág. 302
Vejam o book trailer...


Sem dúvida uma leitura recomendada.
4 Claves
Bjus lindos e até a próxima!!!!
Comentários
7
Compartilhe

7 comentários:

  1. Eu terminei de ler esse livro dias atras, confesso que gostei, poréém, é como se faltasse um UP na história, sei lá, talvez a autora tenha deixado para os outros livros... só nos resta esperar!! rs
    4 estrelinhas bem dadas!!

    Beijos

    Ana Agnes
    @eufases

    ResponderExcluir
  2. Pois é Ana, pelo final do livro, acredito que ela deixou o UP para os próximos... Realmente só nos resta esperar...

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. A resenha está otima!! Estou doida para ler este livro e pelo o que vih pela resenha o livro me parece ser muito interessante :D
    Parabens pelo Blog \o/

    bjsssssss *-*

    ResponderExcluir
  4. Boa resenha gostei do livro.Estilhaça-me é um livro muito intenso,a trama é marcada por uma sociedade futurista,onde o mundo que nós conhecemos hoje não existe mais. Realmente é o tipo do livro que você lê,e depois fica pensando no que leu. Também tem romance,reviravoltas e ação!

    ResponderExcluir
  5. A escrita do livro é simples e a leitura bem rápida mas eu não me afeiçoei a nenhum personagem, não achei a história ruim mas não amei esse livro.

    ResponderExcluir
  6. Esse é um livro que estou querendo ler há um tempo, mas que me desanimou quando soube que teria sequencia...
    Tua resenha me deixou com mais vontade ainda, mas eu só lerei quando tiver a sequencia em mãos... Precisarei ser forte hahaha

    ResponderExcluir
  7. Muito bom e envolvente, tem ação, romance, de tudo um pouco! Vale muito a pena ler!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações