30 de jul de 2012


[Resenha] O Torreão - Jennifer Egan

capa-o-torreao
Ficha técnica
Título: O Torreão
Título Original: The Keep
Autor: Jennifer Egan
ISBN: 978-85-8057-190-5
Páginas: 240
Ano: 2012
Tradutor: Rubens Figueiredo
Editora: Intrínseca

Sinopse
Danny é um nova-iorquino viciado em celular que, entre outros estranhos talentos, consegue detectar na própria pele se um lugar tem sinal de internet wi-fi. Quando seu primo Howard, de quem havia se afastado após uma brincadeira de mau gosto na adolescência, o convida para conhecer o castelo europeu que comprou e está reformando com a intenção de transformar em hotel de luxo, Danny acha que é uma boa oportunidade para retomar o contato e ao mesmo tempo fugir da confusão que arrumou em seu último emprego. Ao chegar lá, no entanto, as coisas começam a ficar estranhas. O torreão do castelo, que serviu de fortificação durante muitos séculos e resistiu a diversas tentativas de invasão, ainda é ocupado pela antiga proprietária - uma baronesa sinistra que parece velha demais para estar viva. Uma piscina mal-assombrada e um traiçoeiro labirinto subterrâneo completam a aura de mistério do lugar. Quando o pânico toma conta de Danny, ele descobre que a "realidade" pode ser algo em que não consegue mais acreditar. De maneira inventiva e subvertendo os limites entre fantasia e realidade, Egan constrói uma história que prende o leitor a cada página e nos faz ter vontade de reler o livro muitas vezes.
Resenha
Este é o primeiro livro que eu leio da autora, vencedora do Pulitzer de Ficção 2011, com seu livro A visita cruel do tempo e confesso que essa leitura e, consequentemente essa resenha demorou para sair. O Torreão é um livro sem dúvida alguma diferente.

O texto alterna entre dois protagonistas. O primeiro que conhecemos é Danny, um nova-iorquino que não consegue viver afastado de tecnologia que após se meter numa confusão no seu último emprego, aceita um convite que caiu do céu de seu primo Howard. Mesmo estando afastado de Howard a muito tempo, ele aceita o convite para ir trabalhar em um projeto que na verdade ele nem sabe o que irá fazer, sabe apenas o básico: seu primo comprou um antigo castelo na Europa e irá reformá-lo para que seja um hotel com um proposta de manter seus hospedes afastados da tecnologia moderna.
Tudo de que precisava era um telefone celular, ou de acesso à internet, ou das duas coisas ao mesmo tempo, ou mesmo só um plano para ir embora de onde quer que ele estivesse e ir para outro lugar muito, muito longe.
Pág.68
O outro personagem que conhecemos é Ray, um presidiário que após algum tempo encarcerado, decide participar de uma oficina de textos na prisão e descobre uma paixão pela escrita. O dificil de descobrir é o que de fato é real no livro. Tudo é ficção? Tudo é real? É um misto?? Enfim, mesmo terminado o livro ainda fiquei com dúvidas e realmente não sei afirmar isso pra vocês.

blog_parceiroMesmo tendo o último capítulo narrado por Holly, a professora de Ray na prisão, e esse tendo unido e respondido algumas questões, ainda assim a incerteza e algumas pontas que faltarem ser amarradas no final me deixaram com diversas perguntas.

Outra coisa que achei muito estranha foi o fato das falas não serem apresentadas como na maioria dos livros traduzidos aqui no Brasil. Foi utilizado uma forma que eu desconheço. Coloca-se o nome do personagem na frente seguido do seu texto, no entanto, às vezes, abaixo já vinha a fala de outro personagem sem a mesma descrição.
(Ex.: Howard: O que levou você a achar isso?
Danny não respondeu. A risada deles o deixava com raiva.
Howard: Ela é… hum…)
Sem dúvida alguma pretendo ler outra obra da autora para que possa tirar alguma conclusão da escrita dela, pois é impossível fazer isso com apenas um livro lido dela…
 3 Claves
Bjus lindos e até a próxima!!!!
Comentários
2
Compartilhe

2 comentários:

  1. Pelo jeito o livro é bem pirado, né? Ainda não li nada dessa autora, mas acho que não faz muito meu estilo..

    Beijoo

    ResponderExcluir
  2. Poxa Lay, este livro não chamou minha atenção ):

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações