7 de ago de 2012


[Resenha] Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson

9788581630113-684x1024
Ficha técnica
Título: Garotas de Vidro
Título Original: Wintergirls
Autor: Laurie Halse Anderson
ISBN: 978-85-8163-011-3
Páginas: 272
Ano: 2012
Tradutor: Ana Paula Corradini
Editora: Novo Conceito

Sinopse

Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.
Resenha

Novo ConceitoMais um livro da Novo Conceito com uma mensagem muito forte (assim como Cruzando o Caminho do Sol). Garotas de Vidro nos leva ao mundo das pessoas que sofrem com disturbios alimentares, a bulimia e a anorexia. Nos leva ao mundo de Lia,  uma garota de 18 anos que sofre de disturbios alimentares e já foi internada por duas vezes. No entanto, Lia burla de todas as maneiras para comer cada vez menos sem que seus pais e sua madrasta percebam.
Eu queria desenhar minhas coxas, cada uma do tamanho de um sofá, no carpete dele. A massa da minha bunda e da minha barriga rola fazendo barulho sobre o chão e se espatifa contra as paredes; meus peitos, bolas de praia; meus braços, tubos de massa de biscoito escorrendo pelas costuras. O médico teria ficado horrorizado. (…) Então eu desenhei uma versão ameba de mim, uma fração do meu tamanho real, com dedos nas mãos e nos pés, pedras na minha barriga, brinquinhos bonitinhos, rabo de cavalo.
Pág. 82
Entretando, após a morte de sua ex-melhor-amiga, Cassie, as coisas pioram e sua visão distorcida da realidade se agrava cada vez mais. Com objetivos cada vez mais insanos de peso, Lia passa a veer Cassie com mais frequência, o que, de certa forma, é o que a traz de volta a realidade… confuso? Só lendo o livro para entender…
Talvez minha mãe tenha usado drogas quando estava grávida de mim. Ela começou a residência naquele ano – e provavelmente passou todos os nove meses sem dormir e eu nasci com síndrome do feto-super-cafeinado. Ou o Professor Overbrook fumou maconha enfeitada com substância química experimental e embuchou minha mãe com esperma mutante. Sei lá.
Pág. 209
O fato é que, a autora descreve de forma real o drama vivido por essas pessoas e como isso influencia em seu convivio familiar.

Sem dúvida, o comentário do Publishers Weekly é o que mais se adequa à essa leitura: “A leitura desta história pode ser incômoda, mas é muito difícil interrompê-la.”

Confiram abaixo o book trailer do livro e boa leitura à todos.

3 Claves
Comentários
5
Compartilhe

5 comentários:

  1. Que tema lindo, que resenha maravilhosa, você colocou tudo que senti no livro, a autora foi de uma beleza, de uma delicadeza, tema lindo !

    ResponderExcluir
  2. É um tema muito atual, apesar de não vermos mais como antes frequentemente na mídia casos de moças morrendo por anorexia ou bulimia, não significa que o número de casos diminuiu.
    Este livro deve causar impacto.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida Genilda, esse livro causa impacto mesmo. Um relato profundo da mente das pessoas que sofrem dessas doenças.

    ResponderExcluir
  4. O livro fala sobre distúrbios alimentares, a bulimia e a anorexia.. Um assunto bastante delicado, já que esse assunto estar tão comentado hoje em dia.

    ResponderExcluir
  5. Este livro é bem complexo, mas ele chamou minha atenção, estou louca para lê-lo. Este é um tema bem forte mas muito comum hoje em dia.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações