28 de out de 2012


[Resenha] Belle - Lesley Pearse

belle
Ficha técnica
Título: Belle
Título Original: Belle
Autor: Lesley Pearse
ISBN: 978-85-63219-87-9
Páginas: 560
Ano: 2012
Tradutor: Bárbara Menezes, Carolina Caires Coelho e Elisabete B. Pereira
Editora: Novo Conceito

Sinopse

Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente. A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade? Autora # 1 bet-seller, Lesley Pearse criou em Belle a heroína de nossos tempos: uma mulher forte que luta por seus direitos em um mundo perigoso.
Resenha
Adiei bastante essa leitura, não sabia o que me esperava em Belle, mas a história mexeu bastante comigo. Embora eu ache que a autora enrolou muito no meio do livro, dando muitos detalhes e algumas vezes se tornando até tedioso, eu acredito que é um livro que é válida a leitura sem dúvida alguma.

Belle é uma garota de 15 anos que viveu em um bordel toda a sua vida em Seven Dials (um lugar bastante perigoso), entretanto, Belle nunca soube o que acontecia na casa em que morava, não sabia o que fato uma prostituta fazia.

Novo ConceitoDurante um de seus passeios pelo bairro, ela conhece Jimmy, o sobrinho do dono de um pub local. A amizade entre eles é praticamente instatanea! Porém, no mesmo dia em que conheceu Jimmy, Belle, adormeceu depois de terminar a faxina no quarto de Millie e quando acordou já estava tarde e com receio de que sua mãe a punisse por estar no andar de cima tão tarde, escondeu-se embaixo da cama de Millie. Com isso, Belle testemunha o que de fato uma prostituta faz e fica horrorizada, entretanto, para piorar a situação, ela testemunha também o assassinato de Mille e isso muda sua vida drasticamente.

No dia do enterro, Belle consegue sair de casa, pois sua mãe, Annie e Mog, de quem gosta mais como mãe, foram ao enterro de Millie e as garotas da casa esão distraídas. Porém, mesmo procurando por Jimmy para que possam conversar e passear, ela não o encontra e decide voltar para casa, e no caminho de volta é raptada pelo assassino de Millie.

Assustada, Belle é vendida para um bordel em Paris, onde é consecutivamente estuprada e adoece. Vendida novamente, Belle passa por uma casa de recuperação no interior da França onde conhece Lisette, uma enfermeira que à ajuda bastante.
Ela sabia agora que tinha sido apenas uma das milhares de crianças raptadas nas ruas. Por toda a Londres, inescrupulosos donos de bórdeis pagavam pessoas, frequentemente mulheres com aparência maternal, para procurar jovens garotas para o negócio.
Pág. 67
Após se recuperar totalmente, seu novo comprador envia uma pessoa que a levará ao novo bordel, só que dessa vez, ela irá para muito mais longe, o novo bordel fica na América!

Etienne à levará para New Orleans, único lugar nos Estados Unidos onde a prostituição é liberada. No entanto, durante a viagem, eles se tornam mais próximos, e de uma forma que não consegue explicar, Belle passa a confiar e talvez até amá-lo.

Enquanto Belle tenta desesperadamente voltar para a Inglaterra, Mog entrou em contato com Noah, uma bom rapaz que gostava muito de Millie e pede que os ajude a encontrar Belle. E isso demora cada vez mais para acontecer, mas Jimmy e Mog são os mais firmes em acreditar que Belle ainda está viva em algum lugar.

Depois de deixar Belle na casa de Martha, Etienne acredita tê-la deixado em “boas” mãos. De certa forma até que é verdade, pois pelo que Belle vê existem lugares muito piores do qual onde está. Porém, mais de 16 meses depois ela permanece no mesmo lugar e decide que precisa conseguir um amante que a tire de lá e lhe dê uma vida melhor.
A cada visita, Belle se sentia um pouco mais triste e usada por ele, mas ela remediava isso dizendo a si mesma que tinha um abrigo, e culpava a si mesma por ter aceitado a situação sem conhecê-lo melhor antes.
Pág. 304
Embora consiga isso, não é tão bom como ela imaginava, mas mesmo assim, Belle consegue tirar proveito da situação. Como passava o dia inteiro sozinha, Belle acaba conhecendo a dona de uma loja de chapéus e aprende com ela como fazê-los. Desde pequena Belle sonhava em ser dona de uma loja de chapéus na Inglaterra, e aprendendo finalmente como fazê-los, seu sonho ficava mais próximo.

O livro, no final de tudo, agradou. A história do tráfico de mulheres, mesmo que no livro seja retratado nos anos de 1910 e 1911, ainda é um tema atual, e mesmo que a autora tenha se estendido bastante durante o livro, ele é muito bom. Principalmene o final de Belle, amei!

Confiram o booktrailer abaixo e boa leitura!!

3 Claves
Comentários
7
Compartilhe

7 comentários:

  1. Ganhei este livro há pouco tempo, mas ainda não sabia muito bem o que esperar dele.
    Depois da resenha, acho que tá na hora de eu lê-lo.
    Talvez até o passe na frente de outros livros :D

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, a capa desse livro sempre me chamou atenção e também pelo livro ter tantas páginas, gosto de livros assim, grandinhos haha. Mas nunca peguei a sinopse pra saber do que se tratava. Mas agora, lendo a sua resenha, o tema abordado na história é me chamou bastante atenção, nunca li um livro sobre prostituição, e pelo que pude notar pela sua resenha a autora soube explorar bem. Então acho que vou adicionar esse livro a minha lista de desejados, espero poder lê-lo logo :DD

    ResponderExcluir
  3. Eu estou esperando esse livro chegar na minha casa. Aguardando ansiosamente.

    Acredito que vou achar ele muito bom. Me parece uma leitura forte e cheia de emoção

    Quero demais ler.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  4. Estou louca louquinha pra ler esse livro. É uma pena, na minha opinião, q vc tenha dado só tres estrelas pra ele...Esperava mais =(

    ResponderExcluir
  5. Sou louca para ler este livro, porém acho bem forte este tema, fiquei curiosa para saber mais.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro me conquistou totalmente, não conseguia parar de ler um minuto se quer. A capa é lindíssima, tudo tão perfeito *u*
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente, a capa desse livro me chamou atenção.
    A história do tráfico humano e da prostituição ,retratado nos anos de 1910 e 1911,infelizmente, ainda é um tema atual.
    Belle é uma garota de 15 anos mas vai viver experiências traumatizantes,perigosas e até emocionantes para uma garota de sua idade.
    Belle vai ser sequestrada depois de testemunhar um assassinato,e o assassino a embarcará para Nova Orleans,então vamos acompanhar sua jornada em busca de sua liberdade e também a luta pela sua sobrevivência.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações