12 de nov de 2012


Capas pelo Mundo – Orgulho e Preconceito

Capas pelo Mundo

Olá seguidores do De Tudo um Pouco, como vocês estão? Para o mês de novembro eu escolhi para o “Capas pelo Mundo” o livro “Orgulho e Preconceito” de Jane Austen. Foi um dos melhores livros que já li, eu sou apaixonada por ele e por isso o escolhi. Selecionar as capas foi uma tarefa difícil, muito difícil. São muitas capas e muitas vezes um país tem sete capas diferentes! É o livro mais popular de Jane Austen e por isso tantas traduções, tantas edições. Quem ainda não leu, vale a pena.

Sinopse: Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.
Vamos começar com as capas brasileiras, que pasmem, tem muito mais que sete edições diferentes, mas eu tive que escolher algumas. Eu não imaginava que existiam tantas capas diferentes aqui no Brasil. Vamos a elas!

clip_image002 clip_image004 clip_image006 clip_image008

Essa nova capa da Martin Claret é lindíssima! Na verdade a Martin Claret está de parabéns com essas novas capas dos seis livros de Jane Austen, quando vi, quis comprar todos. Essa primeira capa brasileira é simples e maravilhosa, se tornou a minha capa preferida. A Coleção Saraiva de Bolso é um projeto que oferece os livros clássicos e contemporâneos com preços acessíveis e inclusive a versão que tenho de Orgulho e Preconceito é essa e eu adoro. A ideia da caricatura dos autores foi sensacional, muito criativa e diferente. Já a terceira eu não gosto. Acho que não passa o conteúdo do livro e ainda cria outra noção do que o livro trata. A quarta capa é bonita e só.

clip_image010 clip_image012 clip_image014

A quinta e a sétima capa são lindas. Apesar de ter colocado a nova edição da Martin Claret como a minha preferida, a edição antiga é belíssima e eu também compraria haha Achei muito simples e sem emoção a sexta capa. Quase um “Capas pelo Brasil” só pela quantidade de capas que tem aqui no nosso país.

clip_image016 clip_image018 clip_image020 clip_image022
            Andorra                           Croácia                       Dinamarca               Edição bilíngue Ing/Por

Andorra e Croácia acertaram nas capas. São bem feitas, bonitas e modernas. A capa croata é um sonho, viciadas em livro (como eu) comprariam para ficar “namorando” a capa haha Não me agrada capas de filmes, pouquíssimas ganham a minha simpatia. E a da Dinamarca me pareceu uma colagem, na questão do nome da autora e do título do livro.

clip_image024 clip_image026 clip_image028 clip_image030
                 Espanha                   Estados Unidos                                   França

A capa norte-americana e a segunda francesa muito bonitas. A dos Estados Unidos lembra um pouco o estilo de Tim Burton. Espanha e a primeira francesa são estranhas. Não tenho outra palavra para definir essas duas capas.

clip_image032 clip_image034 clip_image036 clip_image038
          Hungria                               Israel                                             Inglaterra
Todas as capas belíssimas! A de Israel é maravilhosa, a segunda da Inglaterra ganhou pontos comigo por representar Lizzie e Jane em sua capa. E a primeira capa inglesa é bem simples, já que se trata de uma edição muito, mas muito antiga e não tinha todos esses recursos que conhecemos hoje. E aí quais vocês gostaram mais e as que não chamaram tanta atenção? Opiniões nos comentários!
Ass Auri
Comentários
13
Compartilhe

13 comentários:

  1. Já vi o filme váriasssss vezes, rsrs. Mas ainda não li o livro. Preciso resolver isso urgentemente, rs.

    Realmente a capa da Martin Claret é muito bonita. A terceira capa parece livro de banca, sem preconceitos, mas como você também percebeu, denota um outro sentido ao livro.

    A quinta e a sexta capas são bonitas. Também não imaginava que existiam tantas capas no Brasil...

    Gosto da capa da edição bilíngue só por causa do filme, :)

    Na capa da Espanha parece que tem um fantasma ao lado da mulher que está lendo, sinistro...

    Gostei da capa Israelense, simples e bonita.

    Boa semana e bjo!

    ResponderExcluir
  2. Olá, nunca li esse livro mas tenho vontade, achei a capa da Croácia muito linda

    ResponderExcluir
  3. Oi Lay
    Adoro capas de livros, tenho até um arquivo onde eu salvo as capas mais bonitas rsrs
    Adorei a sua seleção de capas, ficou 10, ainda mais sendo da Jane Austen!!

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  4. Comigo é o contrário Gladys, não assisti o filme e li o livro hahaha A da Espanha é assustadora mesmo, não sei porque imaginaram essa capa assim!

    Clara, o livro vale muito a pena!

    ResponderExcluir
  5. Nossa Lay,esse post é um dos meus prediletos,adoro acompanharas capas dos livros pelo mundo para poder comparar com as capas daqui.
    Sou fã,tenho os livros e os filmes.
    Acho muito interessante cada capa mais criativa e belíssima que a outra.
    Agora,as capas de orgulho &preconceito,da Tia Jane são incríveis,maravilhosas,belíssimas...
    Jane na vida real não foi feliz no amor(infelizmente) mas ela projetou todo o amor que ela desejaria ter vivido para suas protagonistas,e através delas foi muito,muito feliz com certeza.No Século XVIII,as convenções da sociedade eram conservadoras,as mulheres deveriam viver conforme essas regras: ser educada para fazer um bom casamento.
    Jane era diferente,seu pai tinha uma ampla biblioteca e sua família era de leitores de romances,e incentivavam seu amor pela escrita,e esse amor colocou seus romances entre os clássicos e ela "É considerada a maior escritora de todos os tempos, de acordo com sua jornada de vida que arrasta milhões de fãs por todo o mundo e encanta a todos com sua literatura épica."(Wiki.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho a sétima brasileira (que amo).
    As capas croata, húngara, a israelita e a segunda francesa estariam na minha estante, se eu pudesse comprar rsrs

    ResponderExcluir
  7. Layane, estou lendo o livro, Orgulho e Preconceito, e a tarefa mais dificil ta sendo, porque ele é em ingles (Pride and Prejudice) :/ mas agora comecei a pegar o jeitinho da historia e estou amando Lizz & Darcy *-* em breve pretendo lê-lo em portugues, e completo, porque a minha versão em inglês é bem resumido e odeio livros resumidos..rsrs'
    e em relação a capa, a do meu livro é beem diferente dessas que vc postou..rs'
    beijao

    ResponderExcluir
  8. Nossa! Quanta capa linda desse clássico maravilhoso da literatura mundial *-* Adorei o post
    Beijinhos

    http://www.encantoemfolhas.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu fico impressionado em como as capas podem ser tão diferentes de um mesmo livro no mundo todo. E eu adoro ver isso, e ainda mais de Orgulho e Preconceito que eu amo demais. Amo a série da BBC, amo o filme, amo o livro, amo ler o livro bilingue. Amo tudo de Orgulho e Preconceito.
    E eu amo a capa da Martin Claret antiga, tanto que foi essa que eu procurei para comprar quando eu comprei Orgulho e Preconceito.
    Eu amei todas as capas, eu queria comprar todas as edições possiveis desse livro porque realmente deve ser maravilhoso ter na sua estante todas as edições de um livro que você goste.

    ResponderExcluir
  10. Tantas capas lindas! Eu tenho a edição bilingue e AMOOO! :D Gosto das capas da Hungria, Israel, Francesa (2), Andorra e a nova edição da Martin Claret que tá lindaa!
    Adorei o post!

    Beijos!
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir
  11. Ain tem varias capas lindas mais as minha preferida é a da Cróacia e a dos Estados Unidos!
    saao muuuuuito lindas *-*

    ResponderExcluir
  12. Não li este livro ainda, por pura preguiça mesmo.
    E o filme nao me interessou, primeiro quero ler o livro.

    Na minha humilde opinião, a capa da Croácia é a mais bonita, eu ia gostar mt se a edição que temos no Brasil fosse com esta imagem.

    ResponderExcluir
  13. Tenho a edição antiga da Martin Claret mas quando ela lançou a nova fiquei com muita vontade de comprá-la. A única capa que não gostei foi a da Saraiva, as outras são todas maravilhosas.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações