5 de jan de 2013


[Resenha] A Aprendiz - Trudi Canavan




Ficha Técnica

Título: A Aprendiz
Título Original: The Novice
Autor: Trudi Canavan
ISBN: 978-85-8163-025-0
Páginas: 544
Ano: 2012
Tradutor: Franck de Oliveira e Júlio Monteiro de Oliveira
Editora: Novo Conceito

A Aprendiz.inddSozinha entre todos os aprendizes do Clã dos Magos, somente Sonea vem de uma classe menos privilegiada. No entanto, ela ganhou aliados poderosos, como Lorde Dannyl, recentemente promovido a Embaixador. Ele terá, agora, de partir para a corte de Elyne, deixando Sonea à mercê dos boatos maliciosos e mentirosos que seus inimigos continuam espalhando... até o Lorde Supremo entrar em cena. Entretanto, o preço do apoio de Akkarin é alto porque, em troca, Sonea deve proteger seus mistérios mais sombrios. Enquanto isso, a ordem que Dannyl está obedecendo, de buscar fatos sobre a longa pesquisa abandonada de Akkarin sobre o conhecimento mágico antigo, o está levando a uma extraordinária jornada, chegando cada vez mais perto de um futuro surpreendente e perigoso.


Resenha


Se você não leu O Clã dos Magos, esse post poderá conter spoilers para você!!

Fico revoltada quando estamos no melhor da história e o livro acaba nos fazendo esperar pelo lançamento do próximo para saber o que vai acontecer!! Mas não se preocupem, é um revolta contida, se é que isso é possível, kkkk. Pois bem, como eu disse no final da minha resenha de O Clã dos Magos:
Eu sinceramente gostei bastante do livro e fiquei curiosa em ler a sequência. A forma como o livro acaba praticamente exige que você já tenha o segundo livro em mãos para ler logo. Espero que não demore muito de sair e que o livro só melhore cada vez mais.
Demorei só 4 meses para conseguir ler a sequência e tenho que dizer que realmente o livro só melhorou!!! Pena que um dos meus personagens favoritos praticamente não apareceu e eu me encantei por mais um, Dorrien, mas vamos com calma, né?!

MAGICIAN_B.inddA Aprendiz, inicia sua narrativa seis meses após o final que vimos em O Clã dos Magos. Sonea, após aceitar ficar no Clã, iniciará seus estudos na universidade dos magos. Porém, sendo a única não pertencente às Casas, Sonea percebe logo no dia da Cerimônia de Aceitação que terá um longo percurso até sua graduação (5 anos de estudos), mas não apenas por ter a desvantagem dos estudos (embora Rothen tenha se empenhado nesses seis meses em lhe mostrar os costumes, lições, escrever, ler, enfim, muitas coisas que a ajudariam nos estudos da Universidade), mas pelo fato mesmo de vir das favelas.

Sonea sofre com o bullying desde o seu primeiro dia de aula. Alvo fácil de Regin, um aprendiz, assim como ela, mas, claro, vindo das Casas, acha-se no direito de atormentá-la. Apoiado pelos outros aprendizes de sua classe Regin torna a vida de Sonea em um inferno. Então decidida a fugir deles, Sonea passa a estudar dia e noite com Rothen para passar para a turma seguinte. Mas, embora consiga passar para a turma seguinte e até consiga fazer um amizade, Regin também se transfere para a mesma turma e continua a atormentá-la.

Cada vez mais juntando aprendizes a ficarem do seu lado no tormento à Sonea, ela passa a ser emboscada diversas vezes durante seu percurso pela universidade, pelos alojamentos, enfim, em qualquer lugar. Entretanto, mesmo vários magos sabendo do bullying sofrido por Sonea, ninguém faz nada de muito drástico que impeça Regin de atacá-la.

Para piorar a situação de Sonea, Akkarin descobre que Lorlen sabe sobre prática de magia negra e chega até Rothen e Sonea. Decidido que eles não contem para mais ninguém sobre o que sabem, Akkarin toma a guarda de Sonea, obrigando-a e à Rothen que não contem para ninguém sobre a prática sob a ameaça de punir o outro.
- Sim – respondeu Akkarin, voltando-se para encará-los. – Ela será a garantia do seu silêncio. Você jamais contará a ninguém que eu pratico magia negra enquanto ela for minha. – Os olhos dele fitaram os de Sonea. – E o bem-estar de Rothen será a minha garantia de que você vai cooperar.
Pág. 294
Rothen se vê sem sua aprendiz, a quem tratava como filha e sem poder comunicar-se com ela. Já não bastava a falta de seu amigo Dannyl? Que após tornar-se Segundo Embaixador do Clã em Elyne mudou-se para Elyne a fim de assumir seu cargo?

Selo Parceiros Novo ConceitoDannyl, por sua vez, não faz ideia de toda a intriga que tem ocorrido no Clã e porque o Administrador Lorlen pediu-lhe que viajasse tanto por outras terras com o objetivo de buscar sinais de magia antiga. Mas para ajudá-lo nessa busca, ele conta com o apoio de Tayend, acadêmico da Grande Biblioteca (em Elyne), que torna-se sei assistente. Porém, essa “amizade” torna-se perigosa para Dannyl, pois o fato de Tayend ser um “moço” como é denominado em Elyne, trouxe de volta vários rumores sobre seu passado quando ainda era apenas um aprendiz.
- Sendo irmã de Tayend, eu o protejo muito. – Ela virou o rosto para ele, com uma expressão séria e decidida. – Se você o tem como um amigo, seja cuidadoso. Eu acho que ele está apaixonado por você, Dannyl.
Pág. 428
Mas apesar de toda essa confusão e intriga, Dorrien, Curador, filho de Rothen, em sua segunda visita em poucos meses ao Clã, dá uma ideia à Sonea que pode ser a solução de seus problemas com Regin (menos um problema pelo menos!!): Desafiá-lo à uma Luta Oficial na Arena. Ganhando, Sonea veria-se livre de Regin, que não desejaria ser afrontado diretamente novamente por ela, e a luta era na Arena, com todos os magos e aprendizes vendo a derrota dele.

Dorrien, desde sua chegada ao Clã em sua primeira visita, mostra-se muito amigo de Sonea, decidido à ajudá-la se distraindo, como seu pai havia pedido, preocupado que ela estivesse tão ligada aos estudos e preocupada com as investidas de Regin. Mas ao final de sua visita Sonea percebeu que as coisas poderiam ser diferentes entre eles.
Dorrien deu um passo, aproximando-se e, em seguida, abriu a boca como se fosse dizer mais alguma coisa, porém as palavras lhe faltaram. Ele tocou o queixo de Sonea, elevando um pouco sua cabeça, inclinou-se e encostou seus lábios nos dela.
Pág. 283
Mas como eu tinha dito logo no começo, esse livro não mostra muito Cery, que na verdade aparece apenas uma vez aqui para visitar Sonea no Clã. O livro tem a visão de Sonea, as viagens de Dannyl (muitas novidades aqui…), e as preocupações vividas por Rothen e o Administrador Lorlen sobre Akkarin, o Lorde Supremo.
Roten não podia imaginar como fora para Lorlen descobrir que seu amigo mais próximo não apenas havia aprendido magia negra, mas a estava usando. Devia ter sido um choque.  E, ao mesmo tempo, Lorlen percebeu que não poderia expor Akkarin sem colocar em perigo o Clã e a cidade. Se Akkarin decidisse lutar, ele poderia facilmente ganhar e com cada morte ele se tornaria mais forte.
Pág. 23
Embora eu tenha passado o livro inteiro com a convicção de que sabia o que estava acontecendo, fatos ocorridos nas últimas cem páginas me levam a crer que estava errada. Ainda bem que o terceiro e último livro, O Lorde Supremo, já foi lançado e deve estar chegando aqui em casa, porque eu preciso saber o que irá acontecer…

Acho que prolonguei muito nessa resenha! Mas confiram abaixo o book trailer e boa leitura à todos!!!!

Até a próxima!!


4-Claves_thumb1_thumb_thumb_thumb
Comentários
14
Compartilhe

14 comentários:

  1. Adorei a resenha! Eu gostei de O Clã dos Magos, não foi um livro ruim e estou com a continuação aqui esperando. Que pena que não aparece muito Cery no livro :(

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Li outras resenhas dessa série e percebi que a maioria estava desanimada em continuar a leitura da série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre fico com medo quando estou lendo uma série, porque o autor pode se perder no caminho e estragar tudo pra mim, mas a Trudi não fez isso, graças a Deus e eu me vi ainda mais ansiosa para ler O Lorde Supremo.
      Beijos

      Excluir
  3. Oie Lay!

    Estou tomando coragem para ler esse livro rs... Eu demorei para pegar o ritmo em O Clã dos Magos, mas o final me deixou muito curiosa para ler a continuação da série.

    A Trudi tem esse poder de enganar a gente direitinho mesmo, e adoro isso na narrativa dela. Pode-se dizer tudo do modo que ela escreve menos que ela é óbvia rs...

    Ótima resenha linda!

    bjus e uma ótima semana!
    ;***
    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ane minha linda, leia! Sério mesmo!!!

      Tô aqui que não me aguento esperando O Lorde Supremo chegar... Que escrita é essa, realmente óbvia é uma coisa da qual não podemos acusá-la.

      Beijão e boa semana para você também!!

      Excluir
  4. Eu ainda não li o primeiro livro, mas tenho muita vontade, pena que a lista de leitura é muito comprida e só vem aumentando. E depois de ler a sua resenha do segundo livro fiquei com muito mais vontade. Vou passar esses dois na frente de todos. Parabéns pela ótima resenha, e me convencer em ler essa série que parece ser ótima. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. O Clã dos Magos eu achei incrível, e depois desta resenha estou muito ansiosa para comprar A aprendiz, parece ser melhor ainda.

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não comecei a ler A saga do Magro negro, mas ouço muitas recomendações sobre ela, sem deixar de mencionar que eu amo o gênero fantasia, todos me agradam.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante a resenha,vou colocar na lista,devo admitir que também fico com medo quando estou lendo uma série e o autor pode se perder no meio do caminho e acabar com a vontade de ler e com a série.
    Também vi em outros blogs resenhas positivas.

    ResponderExcluir
  8. Amei. gosto mais do Aprediz e já li!
    Mas o outro não conheçia, porque o 1º ganhei de presente.

    ResponderExcluir
  9. AAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!

    Você me deixou curiosa, quase maluca pra ler. Mas vou me segurar até comprar LOrde Supremo e ler os dois juntos. Ainnn... Devem estar ótimos, os dois.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  10. não faz muito meu estilo, mas acho a capa muito interessante e curiosa!

    ResponderExcluir
  11. Tinha começado a ler o livro Clã, só que meu amigo furtou e mim, nao vejo a hora de acaba-lo pra ler Aprendiz!!

    ResponderExcluir
  12. Ah eu quero muito ler este livro, mas ainda não li o primeiro. As capas me encantam profundamente, elas são lindas!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações