21 de jan de 2013


[Resenha] Cuco - Julia Crouch


Ficha Técnica

Título: Cuco
Título Original: Cuckoo
Autor: Julia Crouch
ISBN: 978-85-8163-022-9
Páginas: 461
Ano: 2012
Tradutor: Tiago Novaes
Editora: Novo Conceito
CucoEste livro é um suspense inteligente e afiado. A ameaça que aterroriza nossa protagonista é sua melhor amiga - uma amiga que acaba de sofrer uma grande perda. A perturbação de Polly sobre a vida familiar de Rose é uma loucura que a corrói lentamente. Polly insiste em ajudá-la em casa. Ela ajuda a cuidar das filhas de Rose. Ajuda seu marido no trabalho. Limpa a casa e prepara o jantar... e, aos poucos, Rose começa a se sentir insignificante tanto como esposa quanto como mãe. Mas quanto desse sentimento pode ser atribuído à dor de Polly? Ou é tudo imaginação de Rose?



Resenha

O cuco é uma espécie de pássaro parasita encontrado na Europa (local da história do livro), que ao invés de construir o seu próprio ninho opta descaradamente por colocar seus ovos em ninhos de outras aves, e para isto, têm que jogar para fora destes ninhos os ovos do pássaro hospedeiro. Após essa introdução ao estilo do Animal Planet, vamos ao que interessa.

Rose mora em uma pequena cidade interiorana do Reino Unido com seu marido Gareth e suas duas filhas: Anna e Flossie. Ao receber um telefona de sua melhor amiga Polly, que há anos mora na Grécia, Rose descobre que o marido da mesma morreu em um acidente de carro. Desta forma, Rose gentilmente convida Polly e seus dois filhos, Nico e Yannis, a passarem um tempo juntos em sua casa.

Polly sempre foi singular — uma das qualidades que Rose mais admirava nela — e desde o momento em que ela e seus dois filhos chegaram na porta de Rose, fica óbvio que ela não é uma típica viúva. Mas quanto mais Polly fica na casa, mais Rose pensa o quanto a conhece. Ela não consegue parar de pensar, também, se sua presença tem algo a ver com o fato de Rose estar perdendo o controle de sua família e sua casa.
Com o passar dos capítulos duas coisas ficam evidentes em relação a Rose e Polly: a amizade delas possui um passado repleto de segredos e um presente o tanto quanto distinto. Polly me lembrou em vários momentos a Flora, personagem de ‘A Favorita’ (Rede Globo, 2008); aparenta ser uma pessoa abatida e frágil devido aos conflitos da vida, que aos poucos vai tomando o espaço gentilmente cedido por alguém disposto a lhe dar suporte de uma maneira aparentemente inocente, e que com o tempo começa a desenvolver comportamentos estranhos e suspeitos.

E desta forma a vida de Rose vira de cabeça para baixo. Tudo começa a dar errado e apesar de todas as pessoas ao seu redor lhe dizerem que ela deve chutar Polly para fora da sua casa, ela não o faz. Talvez então, ela realmente mereça passar por todos os problemas que lhe aparecem, já que é uma tapada!

Uma coisa me incomodou bastante no livro: as vezes Rose tinha pensamentos ou até mesmo diálogos no passado e não existia nenhum espaçamento ou nota em relação à isto. Do nada estava Rose no quarto dela e na linha seguinte, como um passe de mágica, ela estava em sua casa de infância relembrando algo. Não que isso interfira a leitura, mas o leitor precisa ficar muito atento para não confundir as informações e dar um nó na cabeça.

Cuco é o tipo de livro que quem lê ou ama ou odeia. Eu particularmente não estou acostumado a ler suspenses então não tenho com o que comparar Cuco, mas posso dizer que gostei bastante dele apesar do seu final corrido e o tanto quanto vago. Os últimos capítulos podem deixar qualquer um decepcionado com muita facilidade, mas acredito que isto vai de cada um, então, apesar de um final meio “aberto” o resto do livro têm seu mérito e acho que vale a pena lhe dar uma chance. Se eu fosse o autor, teria jogado esse final fora e escolhido outra vertente, algo que tivesse mais fundamento e sintonia com os acontecimentos prévios. De certa forma eu acho que entendi o final, logicamente a autora teve seus motivos para escolher ele... nem sempre tudo é como o leitor quer. Fica pra próxima então.

Book Trailer:


4 livros

TC
Comentários
18
Compartilhe

18 comentários:

  1. Oi Lay,
    Gostei da introdução, me ajudou a compreender o tema do livro, até hoje ficava confusa nas resenha. Bom o tema é complicado e me parece que a leitura requer muita atenção, também não costumo ler suspenses , mas acho que ler Cuco seria uma boa oportunidade :)
    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida Rafa, falei isso pro Tácio quando ele apresentou a resenha, ficou muito melhor para entender com a introdução que ele fez...

      Boa leitura!

      Excluir
  2. amei a resenha
    adorei seu blog e já estou seguindo!
    aproveito e te convido a conhecer o meu cantinho!
    bjs
    Bel Carvalho
    http://bybelcarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passando para conhecer o seu daqui a pouco!!!

      Beijos

      Excluir
  3. Sempre julguei muito esse livro pela capa, nunca gostei dele pela capa não me achar a atenção, mas lendo sua resenha mudei minha opinião, porque estava procurando um tipo de leitura um pouco diferente das que eu costumo ler, e vejo que Cuco será uma ótima oportunidade de começar esta mudança. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa leitura Fran, é sempre tempo de mudarmos!!!!

      Beijos

      Excluir
  4. Já ouvi falar do livro, e as resenhas são cada vez mais legais!

    ResponderExcluir
  5. Adoro suspenses e pela resenha este parece ser legal =]

    ResponderExcluir
  6. Tenho e li este livro.
    Gostei bastante da leitura, foi um livro que me prendeu, mas como tbm não li muitos suspenses além deste, não tenho como compará-lo.
    Mas o final, aaaah o final me irritou. Me senti vendo aqueles filmes de suspense bem elaborados, q o final deixa a desejar.
    Não vou lançar spoiler, mas quem leu sabe do que eu estou falando, como que acontece TUDO aquilo, para no final terminar em 'pizza'?
    hushuashua

    ResponderExcluir
  7. Está na minha lista de leituras para 2013.

    Já li tantos comentários divergentes desse livro, que nem sei o que esperar dessa leitura, rsrs.

    ResponderExcluir
  8. Essa foi a melhor resenha que eu li sobre esse livro. Eu estava com a impressão de que fosse um livro de terror, e que um homem mascarado fosse matar meio mundo. Agora ficou bem esclarecido. Estou para receber esse livro e assim que chegar vou começar a lê-lo e ver se amo ou odeio. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi,ganhei este livro mas,ainda não chegou!
    Nossa a resenha me deixou mais curiosa ainda mais pelo clima tenso,gosto se suspense.
    Começando pela sinopse com a frase: " O primeiro erro foi deixá-la entrar".
    Rose vai passar por vários momentos na casa da amiga,nossa lembra a novela

    ResponderExcluir
  10. Apesar de não estar tão ansiosa pra ler o livro, tenho a leve curiosidade de o ler. O livro é completamente o oposto que eu pensava, ele era tudo menos um livro de gênero suspense. Fiquei muito curiosa para saber sobre a Polly ela parece ser o ótimo de personagem que tem uma mente complexa.Alem de Rose e Gareth com seus segredos. Esse livro já esta na minha lista de desejados.
    Ps: Ainda vou entender o porque do nome do livro
    Ps2: O livro é m pouco grande não? 461!! (pessoa em ressaca é um saco)

    ResponderExcluir
  11. Eu ganhei cuco em um top comentarista, mas a pessoa não enviou e eu acho que nem vai enviar. Então to pensando em comprar, porque já vi muitas resenhas legais sobre ele. Eu adoro um suspense.

    ResponderExcluir
  12. Morro de vontade de ler este livro, ele parece ser realmente muito bom. Adorei sua resenha me fez ficar mais curiosa!

    ResponderExcluir
  13. Oi Lay! Estou amando as suas resenhas, este livro é de qual gênero? Suspense? Não me interesso muito, mas acho que se eu for pegar ele para ler quem acaba primeiro? Até eu acabar o livro ou até ele acabar comigo??? ahahaha Beijos
    www.naestant.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu estou lendo esse livro, peguei emprestado, então tenho que devolver rápido... Mas pra falar a verdade, nao estou muito interessado em terminá-lo... Ele é sim, muito bom, mas também é muito exaustivo, cansativo, e as vezes um pouco difícil de entender... E como a menina em cima falou que sim, é um suspense, mas acaba com "pizza" ? Como assim? kkkk'.. Mas Ok... kkk'.. nao sei se termino, preciso de mais comentários que me faça tomar o gosto novamente como quando eu comecei a ler...

    ResponderExcluir
  15. ameeeii o livro! Nada contra o final!! Peguei e não consegui mais largar!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações