3 de fev de 2013


[Especial Oscar 2013] O Hobbit - J.R.R. Tolkien

Título: O Hobbit
Título Original: The Hobbit
Autor: J.R.R. Tolkien
ISBN: 9788578276225
Páginas: 296
Ano: 1937 (1ª edição)
Tradutor: Lenita Maria Rímoli Esteves, Almiro Pisetta
Editora: WMF Martins Fontes

Título: O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
Título Original: The Hobbit: An Unexpected Journey
Diretor: Peter Jackson
Duração: 169 min.
Lançamento: 14 de Dezembro de 2012
Distribuição: Warner Bros.
Indicações: 3 (Efeitos Visuais, Design de Produção e Maquiagem e Cabelo)

Sinopse
hobbitInesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfrentando trolls, orcs, wargs e elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra-Média.



Resenha

Onze anos após o primeiro filme da trilogia de “O Senhor dos Anéis”, o universo da Terra-Média está de volta às telonas. Peter Jackson retorna ao seu posto e nessa nova jornada têm a missão de transformar um conto infantil de 300 páginas em três mega-produções cinematógraficas. A primeira parte de “O Hobbit” chegou aos cinemas, com direito a lançamento mundial, no final do ano passado. Atualmente já arrecadou em 40 dias $289,121,058 somente nos EUA e $921,321,058 no mundo todo.

Com seus recém completados 75 anos, “O Hobbit” é um livro que Tolkien escreveu inicialmente para seus filhos, mas que nem por isso ficou restrito somente às crianças, se tornando um clássico da literatura que claramente influenciou grandes obras como “As Crônicas de Nárnia”, “Harry Potter”, “As Crônicas de Gelo e Fogo” e até mesmo “Ponte para Terabítia”.

Essa não é a primeira vez que a obra é adaptada para o audiovisual. Em 1977 o livro foi transformado em um filme para tv em forma de animação. Já nas mãos de Peter Jackson o livro ganhou um formato mais adulto, porém sem perder sua essência inocente, tendo até alguns momentos cômicos, fugindo completamente da abordagem utilizada em “O Senhor dos Anéis” (2001-2003). Nessa primeira parte da trilogia, o filme vai até mais ou menos a página 120 do livro, desenvolvendo bem cenas que na história são bastante rápidas e adicionando outras que são totalmente implícitas na narrativa do livro, para dar sentido maior aos fatos como um todo, além de agradar os fãs com um conteúdo a mais. As continuações chegarão em breve nos cinemas: “The Hobbit: The Desolation of Smaug” (2013) e “The Hobbit: There and Back Again” (2014).

Tanto o livro quanto o filme são repletos de magia, fantasia e muita aventura. Ambos possuem ambientes muito bem construídos, personagens encantadores e uma narrativa peculiar. O filme têm grandes chances de ganhar o Oscar de efeitos especiais: todos os três filmes de “O Senhor dos Anéis” foram indicados nesta categoria e todos levaram a estatueta.

Trailer do Filme:


Média do livro e do filme:

4 livros



TC

Comentários
16
Compartilhe

16 comentários:

  1. Adoro os livros do Tolkien e O Hobbit não fica pra atrás, amei o livro e o filme! Aguardando os próximos agora <3

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Amei ver o Hobbit no cinema, o filme é perfeito *-*

    ResponderExcluir
  3. Eu não li nem assiti O Hobbit, mas pretendo fazê-lo o quanto antes, só me falta tempo, kkkkk

    Como já tinha dito Tácio, amei!!!!

    Galera, semana que vem tem outro especial!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa Lay adoro cinema, o post está incrível,na expectativa para o Oscar 2013.
    Li o livro e assisti o filme,nossa emocionante,um filme bem produzido nos mínimos detalhes: figurino,maquiagem,cenário,fotografia...
    Já faz Onze anos do primeiro filme da trilogia de “O Senhor dos Anéis”, Tolkien com certeza tinha uma imaginação muito fértil,porque cada livro é surpreendente e os mapas é como se ele estivesse no local para dar tantos detalhes.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lay! Quase vi este filme, só faltou vontade, pois ele era legendado e quando assisto estes tipos de filmes legendados não sei se preto atenção na legenda ou no filme.. ahahaha... Eu vi um documentário somente sobre este filme, e o documentário mostra claramente como eles foram preparados para fazer o filme, como são feitos os acessórios e tudo mais, muito bom. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu só assisto filme legendado, não consigo prestar atenção quando é dublado, fico pensando que a voz do dublador não combina com o ator e o personagem e que eles não passam a emoção exata da cena.. enfim...

      Beijos

      Excluir
  6. Oi Lay, ainda nao me deu aquela vontade de ler ou assistir ao filme, mas pretendo fazer isso em breve.
    Tenho um tio que é viciado em senhor dos aneis e tudo mais que o que envolva heheeh

    Beeeijao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Rapha e eu tentando achar tempo para ler e assistir...que coisa hein?! :-D

      Excluir
  7. Eu não gostei muito do livro (talvez o gênero não me agrade muito), mas após ler essa ótima resenha me deu vontade de assistir o filme!! Gostei bastante da ideia do countdown para Oscar,vocês estão de parabéns !!!

    ResponderExcluir
  8. Assisti o filme no início desse ano e fiquei meio desanimada quando vi que eram 3 horas de filmes, mas é assustador como passar muito rápido, pelo menos quando se está olhando no cinema. O filme te prende de uma maneira incrível.
    E eu, como assim o filme, mas também sinto necessidade de ler o livro porque sei que é sempre melhor, quero comprar o livro também e ver os próximos filmes. Filme ficou realmente incrível, os detalhes e tudo mais.... Sem comentários. haha
    beijos.

    ResponderExcluir
  9. Não cheguei a ler o livro, mas gostei do filme. Eu até tenho esse livro aqui pra ler, talvez qualquer dia eu acabe lendo já que a minha meta é de 52 livros esse ano.

    ResponderExcluir
  10. Bem nunca li e ou/ assisti nada relacionado a senhor dos aneis hobbit ou coisa do genero, mas tenho curiosidade de ver/ler.

    ResponderExcluir
  11. Bom, eu não entendo nada sobre o assunto, não vi nem li Senhor do Anéis, no entendo vi uma parte de um documentário sobre a produção de Hobbit e realmente é mágico, acho que vou conferir :)

    Rafa
    Blog Melody

    ResponderExcluir
  12. Não me apedrejem mas não curto essa temática, rsrs

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro o tema. Quem gosta de RPG, se identifica muito com a trama. Ainda não assisti ao filme e nem li, mas estou ansiosa para fazer isso ^^

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações