12 de fev de 2013


[Resenha] A Mecânica do Coração - Mathias Malzieu


Título: A Mecânica do Coração
Título Original: La mécanique du coeur
Autor: Mathias Malzieu
ISBN: 978-8501-087-19-5
Páginas: 189
Ano:
2011
Tradutor:
André Telles
Editora:
Galera Record


Sinopose
6-Mecanica do Coração_FINAL_CURVASO pequeno Jack nasce na noite mais fria do mundo e seu frágil coração está irremediavelmente congelado. Salvo pelas mãos de uma experiente parteira, ele é submetido a uma operação de emergência. Seu órgão é substituído por um relógio de madeira, um pequeno cuco que o ajudará a manter o ritmo das batidas e a bombear o sangue normalmente. A delicada prótese garantirá que Jack leve uma vida igual à de todos os outros garotos. Ou quase igual. Jack sabe que não pode se expor às sensações comuns, como a raiva e o desespero, a frustração e o amor. O menor sinal deste último sentimento pode fazer com que o pleno funcionamento de Jack entre em colapso.


Resenha

Uma obra de arte. Desde a capa (todas que vi por sinal, são belíssimas) até sua última página. “A Mecânica do Coração” é um conto de fadas, em uma época onde estes já não existem mais.

Jack é um pequeno milagre; após nascer com um problema no coração, ele têm que viver sua vida cautelosamente, evitando grandes emoções, evitando o amor, pois onde deveria estar um orgão pulsando seu sangue, se encontra um relógio de madeira. 

Abandonado por sua mãe assim que nasceu, Jack vive aos cuidados de Madelaine, a parteira responsável por lhe trazer a vida e fazer a cirurgia no seu coração. Madelaine cria o pobre garoto como se ele fosse o objeto mais frágil do mundo, - e com suas condições, talvez ele seja - tentando desta maneira evitar qualquer problema no “coração” de Jack.

Mas Jack como toda criança cresce e desde a primeira vez que visita a cidade (ele mora em uma colina, afastado de todos e tudo), se apaixona por Miss Acácia, uma jovem cantora que faz com que os ponteiros do relógio de Jack percam o seu compasso.

E é assim que a aventura começa. Jack decide ir atrás de Miss Acácia, cruzando a Europa e onde quer que precise ir para ouvir novamente tão bela voz. Enfrentando o preconceito devido suas diferenças físicas, Jack mostra aqueles no seu caminho que só será diferente dos outros se ele for vetado do direito de amar. Uma história que se passa em 1874 e repleta de metáforas, se mostra bastante atual e encantadora como qualquer bom conto de fadas têm que ser.

Mathias Malzieu é um artistas completo, além de ser escritor, ele é cantor de uma banda, foi roteirista e um dos diretores da adaptação de  “A Mecânica do Coração” para os cinemas, com previsão de lançamento para Fevereiro de 2014. Além do filme, o livro já foi inspiração para um dos cds da banda Dionysos, ao qual Malzieu é integrante.

“A Mecânica do Coração” é uma história original, secular e ao mesmo tempo atual, em que o humor e uma áspera força poética estão sempre presentes. Mathias Malzieu nos convida a uma reflexão muito pessoal sobre a paixão, os limites do amor sincero e a rejeição.”

Veja logo abaixo um clipe da banda Dionysos baseado em “A Mecânica do Coração”.
 
 
 
4 livros

 

TC

Comentários
12
Compartilhe

12 comentários:

  1. O livro me parece ser magnífico. A capa é linda e a sinopse mais ainda. Me parece ser aquelas histórias cheia de simbolismos que nos identificamos. Vi este livro poucas vezes nas livrarias, mas pretendo comprar em breve. ótima resenha =]

    ResponderExcluir
  2. A historia é bem interessante, gostei do livro apesar de não conheçer o autor.

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh como eu querida este livro em minha estante. Um conto de fadas? Uma fábula? Prosa poética? Não importa! O que importa é que aflora nossa emoção, nos questiona, nos ensina.

    ResponderExcluir
  4. Parece ser daqueles livros que fazem a gente ficar pensando, e pensando sobre nossas vidas e nós mesmo.
    Eu achei essa capa a coisa mais lindinha (L)


    Michelle Boyd
    The Little Things

    ResponderExcluir
  5. A capa me lembrou o clipe da Pitty "Na sua Estante", já viu?

    A estória me parece ser do estilo conto de fadas, um coração de madeira *_*, mas deve ser muito triste também em certos momentos :(

    Legal que vai virar filme, vou ver e quero ler,c om toda certeza.

    Rafa
    Blog Melody

    ResponderExcluir
  6. Nossa Lay,adorei o post,já conhecia o livro e sempre chamou minha atenção pela capa.
    Deve ser emocionante acompanhar Jack e torcer por um final feliz.
    Livros que trazem "uma reflexão muito pessoal sobre a paixão, os limites do amor sincero e a rejeição",são incríveis,porque pensamos no livro como um todo,em situações e em nossas vidas.
    Interessante como você descreveu como sendo:"um conto de fadas em uma época onde estes já não existem mais".

    ResponderExcluir
  7. Ah adorei a historia parecer ser muito linda eu quero esse livro alguém se candidata a me dar de presente? kkkk :D que interessante ele tem um relógio no lugar do coração quero muito ler o livro.

    ResponderExcluir
  8. Que história linda. Bem diferente da maioria e sinto que, quando ler ele, vou sentir uma pena tão grande de Jack por não poder sentir as mesmas coisas que todo mundo, mas ao mesmo tempo ficar feliz por ele ir atrás da Miss Acácia e crer nesse amor.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia, perece bem reflexiva...

    ResponderExcluir
  10. Oi Lay... que historia mais linda!! Um contos de fadas mesmo... quero muito ler porque quero saber o que acontece o mesmo que nos contos de fada com Jack e Miss Acácia =D

    ResponderExcluir
  11. Caramba! Fiquei impressionada com a história e com mt vontade de ler. Adorei a parte em que diz " (...) uma jovem cantora que faz com que os ponteiros do relógio de Jack percam o seu compasso." hehehe

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações