9 de fev de 2013


[Resenha] Vaclav & Lena - Haley Tanner


Título: Vaclav & Lena
Título Original: Vaclav & Lena
Autor: Haley Tanner
ISBN: 978-85-8057-205-6
Páginas: 272
Ano:
2012
Tradutor:
Maria Luiza Newlands
Editora:
Intrínseca


Sinopose
55Vaclav e Lena parecem destinados um ao outro. Eles se encontram pela primeira vez aos 6 anos, numa aula de inglês para imigrantes em Brighton Beach, no Brooklyn. Vaclav é precoce e falante. Lena, com dificuldade no idioma, refugia-se na segurança de sua adoração por ele. Ele imagina a história dos dois se desenrolando como em um conto de fadas. No entanto, uma das muitas verdades a serem descobertas nessa extraordinária obra de estreia de Haley Tanner é que "felizes para sempre" nunca é um desfecho garantido. Um dia, Lena não vai à escola. Desaparece da vida de Vaclav e da família dele como num cruel truque de mágica. Durante os sete anos seguintes, Vaclav deseja boa-noite a Lena todos os dias, perguntando-se se ela faz o mesmo onde quer que esteja. No dia do aniversário de 17 anos de Lena, ele finalmente descobre o que aconteceu. Haley Tanner tem a originalidade e a verve de uma contadora de histórias nata, e também a ousadia de imaginar um mundo em que o amor pode superar as circunstâncias mais difíceis. Em Vaclav & Lena, a autora dá vida a dois inesquecíveis jovens protagonistas que evocam a alegria, a perplexidade e a paixão de se ter uma profunda e duradoura ligação com outra pessoa.


Resenha

Iniciei Vaclav & Lena sem nenhuma pretensão. Havia ganhado ele em uma promoção no blog da Bá, o Indeth, no ano passado. Depois vi muitas resenhas dele, positivas e negativas. Então decidi parar de adiar a leitura e não me arrependi.

O livro apresenta a história de Vaclav e Lena, dois imigrantes russos de apenas 9 anos. Os pequenos são amigos há apenas 3 anos, mas são inseparáveis, e, com toda inocência da infância, não conseguem imaginar um futuro onde o outro não esteja presente.
Vaclav decide dar uma resposta mentirosa à pergunta, porque falar a verdade seria constrangedor. A verdadeira coisa que ele salvaria num incêndio seria Lena.
Pág. 34
Vaclav sempre quis ser mágico, mas ao conhecer Lena ele tem certeza de que para alcançar esse objetivo Lena precisa ser “sua linda assistente”, mesmo os dois sendo diferentes em suas personalidades. O pequeno Vaclav é extrovertido, otimista, empolgado. Lena, pelo seu histórico de vida, é mais retraída, tímida e além de tudo, ainda não sabe falar inglês muito bem, o que dificulta ainda mais seu entrosamento com outras pessoas.
Quando Vaclav fica desanimado, ele gosta de ler seu livro sobre Houdini e lembrar a si mesmo que Houdini teve de superar muitas dificuldades antes de ficar famoso, e que ele acreditava que a perseverança e a complacência eram as qualidades mais importantes que uma pessoa podia ter.
Pág. 61
Porém, a vida não é tão simples para os pequenos. Um terrível fato faz com que Lena desapareça da vida de Vaclav como num passe de mágica.

Os anos passam e os dois estão com 17 anos e vivendo separadamente. Vaclav não faz ideia de onde Lena está e Lena procura esquecer o seu passado. A curiosidade toma conta de nós quando precisamos descobrir o que de fato aconteceu com Lena para que ela sumisse sem deixar rastro.

A narrativa leve e fluída ganha uma perspectiva mais dramática e carregada no final, quantos são as lacunas são preenchidas.

Sem dúvida uma leitura recomendada!!!!
 3 livros
Comentários
10
Compartilhe

10 comentários:

  1. Nossa Lay que resenha fofa! Eles se apaixonam desde os 6 anos de idade,engraçado que é Vaclav quem imagina a história dos dois se desenrolando como em um conto de fadas.
    Realmente deve ser emocionante descobrir o que aconteceu com os dois durante os anos em que estavam separados e principalmente com Lena.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da estória , parece legal,mas o título por si só não me atrai

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu julguei pela capa e a resenha me fez pensar melhor, a historia é bem tocante.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da historia que esse livro conta, gostaria muito mesmo de ler ele, a capa e o nome é mais ou menos, mas a historia parece ser demais.

    ResponderExcluir
  5. Imagino que o livro deva ser super fofo com essa história. Amor entre crianças é sempre tão bonito... conclui isso lendo A menina que roubava livros haha
    Vou adicionar na minha lista de leitura. bj

    ResponderExcluir
  6. Pela resenha o livro me parece ser um romance bem inocente e com um final a la Nicholas Spark. Posso estar enganado, apenas lendo para conferir!

    ResponderExcluir
  7. Uauuuu... já me deparei várias vezes com este livro e o título sempre me deixou curioso. E se você recomenda cara Lay, então quero este livro também!

    ResponderExcluir
  8. Pela capa não dava nada a esse livro...

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sinopse de Vaclav & Lena embora a capa não tenha me chamado a atenção... nunca pensei que seria essa a historia... me parece muito bonitinha... vou ler quando tiver oportunidade ...

    ResponderExcluir
  10. Que história apaixonante! Creio que deve surgir um romance mt bom entre eles. Fiquei doida para ler!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações