8 de abr de 2013


Gêneros Literários: Chick-Lit


Já faz algum tempo que venho pensando em pesquisar e expor pra vocês o que são os gêneros literários que conhecemos e alguns autores e obras que fazem parte dele. Não que não saibamos o que são cada gênero, mas ainda assim, às vezes temos dúvidas e cada dia tem mais novidades.

Por conta disso, destrinchei alguns gêneros e apresentarei aqui para vocês. Serão eles:

Chick-Lit
YA (Young Adults)
Distopia
Steampunk
Ficção Científica
HOT

E outros mais que a gente for descobrindo enquanto pesquiso e escrevo aqui para vocês...

E para começar, iniciarei por um dos gêneros que mais gosto, o Chick-Lit.

Durante minhas pesquisas, encontrei muita informação e em um blog (Lost in chick-lit) descobri que tem até muitas subdivisões.
Chick lit é um gênero ficção dentro da ficção feminina, que aborda as questões das mulheres modernas. Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa". O gênero vende bem, apesar de ainda estar em crescimento no Brasil, algumas editoras já dedicam selos diferenciados para esse gênero. Ele geralmente lida com as questões das mulheres modernas, humor de ânimo leve. Apesar de algumas vezes que inclui elementos românticos, a literatura feminina (incluindo chick lit) geralmente não é considerada uma subcategoria direta do gênero romance, porque, no Chick lit a relação da heroína com sua família ou amigos pode ser tão importante quanto a seus relacionamentos românticos.
A principal característica do Chick lit é a protagonista: que é do sexo feminino. Ela está, muitas vezes, tentando vencer (profissional e romanticamente) no mundo moderno.A idade dos personagens principais não importa, podem ser garotas do ensino médio até cinquentonas, suas histórias normalmente são bem humoradas e relatam o dia-a-dia da mulher moderna, sua rotina tripla, seus problemas amorosos, de peso, no trabalho, no namoro, no casamento, no divorcio".
Wikipédia
Para que fique mais fácil o entendimento, abaixo estão listadas algumas das autoras do gênero mais conhecidas:

Candace Bushnell, autora do best-seller Sex and The City
Lauren Weisberger, autora do best-seller O Diabo Veste Prada
Marian Keyes, autora do best-seller Melancia
Meg Cabot, autora do best-seller O Diário da Princesa
Sophie Kinsella, autora do best-seller Os Delírios de Consumo de Becky Bloom
Helen Fielding, autora do best-seller O Diário de Bridget Jones
Lauren Conrad, autora da trilogia best-seller L.A. Candy
Emily Giffin, autora do best-seller Ame O Que É Seu
Cecily Von Ziegesar, autora da série best-seller Gossip Girl

Dessas autoras eu já li, Lauren Weisberger (Uma noite no chateau marmont), Marian Keyes (Férias!, Sushi, Melancia, É agora...ou nunca e Um bestseller pra chamar de meu), Meg Cabot (InsaciávelLiberte meu CoraçãoMordida e Sorte ou Azar?), Sophie Kinsella (O Segredo de Emma Corrigan) e Helen Fielding (O Diário de Bridget Jones e Bridget Jones: No limite da razão).

Esse gênero ainda tem subdivisões. Alguns dos subgêneros mais conhecidos são:
- Single City Lit -> Envolve: encontros,  paqueras, amigos, trabalho, drinks e  apartamentos apertados divididos  com pessoas legais-estranhas-bizzaras-divertidas. A principal caracterís-tica é se passar em uma grande cidade.
- Bigger Girl Lit -> Revela o mundo das garotas que estão um pouco (ou bastante) acima do  peso, sua vida amorosa, sua relação com o trabalho, a família, e  principalmente sua auto-estima. É muito comum falarem também da perda de  peso, dietas. Podem ser muito realistas  ou bastante fantasiosos.
- Working Girl Lit -> São histórias centradas  nas carreiras de suas personagens  principais, seus problemas no trabalho, chefes e rotina.
- Teen Chick Lit -> Relata a tumultuada vida dos adolescentes, os dramas do ensino médio,  as paqueras com as garotos charmosos, lideres de torcida malvadas,  amizades para toda a vida, o drama de escolher uma carreira e mil e uma  temáticas que envolvem esta parte tumultuada da passagem para a vida  adulta.
- Glamour Lit -> São os chick-lits mais  glamorosos, fashion's e por vezes tratam de fofocas, esnobismos, e traições. Normalmente os personagens  estão ligados a grande indústria do entretenimento, seja no cinema, na  televisão ou em grandes revistas, apesar de existir a chance de serem  herdeiras “podres de ricas”. Muitas vezes se passam na famosa Park Avenue em NY, ou  em qualquer outro lugar que  transmita o mesmo status.
- Mom Lit -> Literatura da mamãe, é um subgênero cujas histórias têm a  temática voltada para a maternidade, gravidez ou sobre a criação dos  pequenos.
- Hen Lit -> São os livros que retratam a vida de mulheres com idades um pouco  superiores aos da maioria dos  chick-lits.   Podem ir do final dos  quarenta aos sessenta, e geralmente tratam de temas familiares,  guinada  no amor, etc...
- Wedding Lit -> Como o  nome já diz são livros que contam as histórias de casamentos, madrinhas e os preparativos para o grande  dia.

O que eu mais gosto nesse tipo de literatura é a diversão, a descontração. Por se tratar de uma leitura leve, sempre tento ter uma por perto para quando precisar. Se ler já é uma terapia para mim, ler um chick-lit é uma terapia maior ainda!!!
Comentários
18
Compartilhe

18 comentários:

  1. Estou loucaaa para ler algum Chick Lit, mas ainda não comprei nenhum. Devo começar com Marian Keyes ou Sophie Kinsella.

    http://livrinhoseeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu também aaamooo chicklit *-*
    As autoras que eu mais gosto são a Meg Cabot e a Sara Shepard, da série PLL.
    Seguindo aqui! Estamos voltando com o blog, segue de volta?
    Beijos,Tina.
    http://elastemalgumestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adoro a Meg.
    Mas não tenho a minima paciencia pros livros de GG.
    Embora eu amei a série! ♥

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ainda não ter lido nenhuma, eu adoro ouvir falar de chick-lits. Os livros desse gênero que mais despertaram meu interesse até hoje foram O diabo veste prada (já assisti ao filme), Os delírios de consumo de Becky Bloom (já assisti ao filme) e qualquer livro da Meg Cabot <3 hehe

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  5. É meu gênero de leitura preferido Lay. Não troco por nada, eu adoro abrir um chick-lit e ter a certeza de que vou rir muito, vou esquecer dos problemas e ainda se tiver sorte vou aprender alguma coisa que só esses livros conseguem transmitir! Eu adoro!

    Beijão
    Michelle Boyd
    Little Things

    ResponderExcluir
  6. Sou super fã desse gênero, acho uma leitura divertida que muitas vezes passa algo mais profundo,das autoras citadas, já li Marian Keyes, Sophie Kinsella, Lauren Weisberger, Meg Cabot, Helen Fielding e Emily Griffin.

    ResponderExcluir
  7. Por ser uma leitura leve e descontraída, gosta de ler chick-lits após ler distopias ou quando estou com ressaca literária rs
    Tenho alguns ebooks da Meg Cabot, mas ainda não os li.

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nenhum Chick-Lit e não acho que seja meu gênero preferido, apesar de achar que iria gostar de uma leitura desse tipo de vez em quando. Tenho uns livros de Chick-Lit aqui em casa, acho que vou lê-los em breve :)
    Eu tinha dúvida do que realmente se tratava esse gênero, e por isso amei a postagem!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post, outro dia queria ajeitar minha estante por gêneros e fiquei super na dúvida aqui :)
    Adoro livros nesse gênero chick lits, muito bom mesmo pra descontrair.
    Já li O Diário de Bridget Jones e Bridget Jones: No limite da razão e Melancia da Marian Keyes. Gostaria muito de ler alguns livro da Meg Cabot também, parecem bons.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse gênero...
    Pelo menos não por nome.
    Sempre que vejo Melancia na livraria fico namorando...
    HAIUHSAUISHAI (:

    ResponderExcluir
  11. Eu AMO chick-lit! Para mim, a Sophie e a Marian são as rainhas do gênero =) Li e adorei Menina de Vinte, Lembra de Mim? e Tem Alguém Aí?. Muito legal e pretendo ler mais em breve ^^

    Bjs
    @Tibiux

    ResponderExcluir
  12. Adorei a ideia da coluna, esse também é meu gênero preferido *-*
    Sem dúvida a diva do gênero é a Sophie Kinsella, leio qualquer coisa que essa mulher escrever!

    ResponderExcluir
  13. O http://www.lostinchicklit.com.br tem um post com todos os subgêneros do chicklit.
    Não sabia que esse gênero fosse tão diversificado.
    Gostei da nova coluna!

    ResponderExcluir
  14. Sempre que tenho uma depressão pós-livro, pego um Chick-lit para relaxar. Gosto muito da Meg e pretendo ler os livros da Emily G. e da Sophie K. ^^
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  15. Muito legal isso, acredita que eu não conhecia a existência desse gênero muito legal adorei,mas das autoras citadas ainda não li nenhum livro, e não me lembro de ter lido nenhum livro que se parece Chick-lit, mas to louca pra ler um.

    ResponderExcluir
  16. É sempre bom conhecer mais sobre alguns gêneros literários, pois sempre há uma dúvida em relação a alguma autora ou livro, já li muitos livros da Meg a narrativa dela é única tanto como Meg ou como Patricia Cabot, é um ótimo gênero pra quem quer algo leve e divertido.

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia esse gênero e fiquei bem interessada no post! Eu já li quase todos os livros da Emily Giffin e não sabia que eles se enquadravam nesse gêrero!! Eu já li alguns livros de algumas das autora e com exceção de Marian Keyes, gostei bastante dos livros!!

    ResponderExcluir
  18. Entre os que você citou, só li Gossip Girl. Também já li alguns livros da Meg e gostei bastante, ela arrasa!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações