22 de abr de 2013


Gêneros Literários: Distopia


E lá vamos nós para mais mais um gênero literário, dessa vez é um gênero que tem me surpreendido e tenho gostado cada vez mais.
Distopia ou antiutopia é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma "utopia negativa"[1]. As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, caem as cortinas, e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações.
Distopias são frequentemente criadas como avisos ou como sátiras, mostrando as atuais convenções sociais e limites extrapolados ao máximo. Nesse aspecto, diferem fundamentalmente do conceito de utopia, pois as utopias são sistemas sociais idealizados e não têm raízes na nossa sociedade atual, figurando em outra época ou tempo ou após uma grande descontinuidade histórica.
Uma distopia está intimamente conectada à sociedade atual. Um número considerável de histórias de ficção científica que ocorrem num futuro próximo do tipo das descritas como "cyberpunk", usam padrões distópicos de uma companhia de alta tecnologia dominando um mundo em que os governos nacionais se tornaram fracos.
Wikipédia
Pois então, o primeiro livro distópico que li foi Delírio, da Lauren Oliver e amei. Logo em seguida li Estilhaça-me da Tahereh Mafi, depois li Caminhos de Sangue da Moira Young, Starters da Lissa Price e o último que li do gênero, foi o que terminei semana passada, Pandemônio da Lauren Oliver, segundo livro da trilogia Delírio.

Entretanto, a mais famosa das distopia agora seja Jogos Vorazes, eu ainda não li nenhum dos três livros da série, mais um projeto para esse ano, que promete ser bem cheio... Mas vocês podem conferir aqui no blog a resenha dos dois primeiros livros da trilogia, Jogos Vorazes e Em Chamas, escritas pela Auri.
A maioria das distopias tem alguma conexão com o nosso mundo, mas frequentemente se refere a um futuro imaginado ou a um mundo paralelo no qual a distopia foi engendrada pela ação ou falta de ação humana, por um mau comportamento ou por ignorância.
A literatura distópica costuma apresentar pelo menos alguns dos seguintes traços:
  • Tem conteúdo moral, projetando o modo como os nossos dilemas morais presentes figurariam no futuro.
  • Oferecem crítica social e apresentam as simpatias políticas do autor.
  • Exploram a estupidez coletiva.
  • O poder é mantido por uma elite, mediante a somatização e consequente alívio de certas carências e privações do indivíduo.
  • Discurso pessimista, raramente "flertando" com a esperança.
Sem dúvida é um gênero, no mínimo, intrigante. Eu gostei bastante!!!
Comentários
19
Compartilhe

19 comentários:

  1. É o gênero que mais gosto.
    Fala distopia e eu já fico atenta, simplesmente adoro!

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto do gênero, mas não é um dos meus preferidos, acho que o principal motivo é o excesso de pessimismo. Mesmo assim já li alguns, como Jogos Vorazes, A série Feios, Delírio entre outros.

    ResponderExcluir
  3. Verdade, é bem intrigante...
    Desse gênero, que eu me lembre, só li Jogos Vorazes, e amei os três!

    ResponderExcluir
  4. Eu só li Divergente de distopia e amei! Já comprei o segundo livro Insurgente para ler. Estou gostando bastante do gênero, pretendo ler esse ano Jogos Vorazes, também, e a trilogia Delírio.

    ResponderExcluir
  5. Eu só li Divergente de distopia e amei! Já comprei o segundo livro Insurgente para ler. Estou adorando o gênero, esse ano pretendo ler Jogos Vorazes, também, e a trilogia Delírio.

    ResponderExcluir
  6. Antes de ler Jogos Vorazes eu não conhecia o gênero. Posso dizer que gostei bastante, acho bem intrigante como você disse. Mas tem que ser bem escrito, para não ficar cansativo, como aconteceu no terceiro da trilogia Jogos Vorazes, foi bom, mas não superou minhas expectativas. Li também Destino e Travessia de Ally Condie, que adorei, gostei muito, tanto quanto gostei de Jogos Vorazes, apesar da estória ser completamente diferente, estou ansiosa pela continuação :p
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. É um dos meus gêneros literários favorito! Li a trilogia Jogos Vorazes, Feios, Delírio e Legend.
    Estão na estante para ser lidos: Starters e Caminhos de Sangue. Quero mtoo ler Estilhaça-me!

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li nenhuma distopia, mas sou louca pra ler, pois só vejo falar bem dos livros que são desses gêneros, não vejo a hora de comprar um e começar a ler, pra ver se vou gostar de ler livros que são do gênero distopia.

    ResponderExcluir
  9. Olá Lay!
    Eu adoro distopias, apesar de não ter lido muitas.
    Até hoje só li um livro distópico e amei demais! O livro foi A seleção, primeiro volume da série The Selection. Com certeza uma história muito instigante!
    Quero muito ler Starters, inclusive ele está no meu top 5 de livros que quero muito ler nesse ano, além de Delírio e Jogos Vorazes, séries que parecem ser boas demais!

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  10. Demorei um tempo pra entender e ler alguma coisa nesse gênero e hoje posso dizer que é um dos meus favoritos.
    Comecei por Estilhaça-me e fui para a trilogia Jogos Vorazes, meu predileto, dai me rendi totalmente as distopias. Adoro!

    ResponderExcluir
  11. Foi bem esclarecedor este post, pois não sabia quase nada desse gênero.
    Ainda não li nenhum livro distópico, mas não descarto a possibilidade de fazê-lo em breve, :)

    ResponderExcluir
  12. Até hoje a unica distopia que li foi Starters e gostei muito da leitura!! Tenho muito interesse em ler mais livros desse genero!!

    ResponderExcluir
  13. Amo Distopias, estou lendo Jogos Vorazes e quero muito ler Estilhaça-me! Já li Starters, é ótimo!
    Quer uma dica de distopia? Legend, leia e se apaixone! Esse livro é simplesmente maravilhoso!

    ResponderExcluir
  14. Distopia é meu gênero "queridinho" do momento, cada vez minha lista de livros desejados sobe mais e mais com livros assim, das distopias que já li a que mais gosto é da da Tahereh Mafi, já li os dois livros da trilogia e me supreendi, com a escrita da autora e principalmente com a sua evolução na história, como sempre fiquei sabendo muito mais sobre DISTOPIAS.

    ResponderExcluir
  15. É meu gênero preferido! Recomendo a leitura de Divergente da Veronica Roth.

    ResponderExcluir
  16. Adoro esse gênero. Está se tornando uma dos meus preferidos.

    ResponderExcluir
  17. Oi, adoro essa categoria, é a minha favorita, já li jogos vorazes, e a trilogia aselecao

    ResponderExcluir
  18. Olá :) cheguei agora, meio que sem querer no seu blog porque justamente estava pesquisando sobre distopias! Acabei de ler 1984 e estou simplesmente extasiada! E já tinha lido Admirável Mundo Novo, outra Distopia, mais antiga ainda. E olha apesar delas me provocarem aflição, me levam de tal forma a reflexão sobre o Ser Humano, que acho que isso está me encaminhando para um rumo sem volta de puro carisma por esse gênero :)
    Já gostei do seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vanessa!
      Fico feliz que tenha gostado. Espero que acompanhe constantemente o blog e deixe sempre sua opinião!

      Um beijão!

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações