15 de abr de 2013


Gêneros Literários: Young Adults (YA)


E para dar sequência aos gêneros literários, irei falar um pouco sobre a literatura Young Adult (YA), que eu também amo!!!!

A YALSA (The Young Adult Library Services Association), define o "Young Adults" (jovens adultos) aquela pessoa de 15 a 29 anos. Isso mesmo, bem abrangente. Também entra nessa definição o "Kidult" (abreviação de Kids + Adults), que refere-se ao adulto com hábitos de jovens (adolescentes). Nesse caso abrangendo a todos, a Literatura YA se resume em: "Livros para leitores cujas idades estão entre 15 e 29 anos." Vale aqui um parênteses: Algumas pessoas dirão de 14 a 21 anos, mas elas esquecem-se dos Kidults.
Aplica-se em Literatura YA (ou Ya-Lit), gêneros comuns de outras vertentes, tais quais: Romance, Terror, Ficção, Ficção Científica, Fantasia, Aventura, Contos, Histórias Curtas, dentre outros.
As características da Ya-Lit são bem específicas.
Os personagens principais são adolescentes como seus leitores e os temas abordados incluem: Identidade, Sexualidade, Depressão, Suicídio, Abuso de Drogas, Relacionamento Familiar, Relacionamentos Amorosos, Status social, Bullying e muitos outros, normalmente retratados de forma conflituosa, por exemplo: Divórcio dos pais, falta de popularidade na escola etc. Costuma ser presente o senso de humor (seja irônico ou simplesmente engraçado), localizar-se em tempo-espaço contemporâneo e possuir na escrita diálogos valorizados, estilo de escrita claro, e utilização de gírias com frequência. Pode ser escrito em terceira pessoa ou primeira pessoa.
Wikipédia
Aqui nesse gênero também tenho muitos livros lidos!!! JK Rowling (Série Harry Potter), Rick Riordan (Série Percy Jackson e os olimpianos, As Crônicas dos Kane - composta pelos livros A Pirâmide VermelhaO Trono de Fogo e A Sombra da Serpente - e Os heróis do Olimpo - que já temos lançado O Herói Perdido e O Filho de Netuno), Stephenie Meyer (Saga Crepúsculo) e esse ano lerei a série O Diário da Princesa da Meg Cabot que também se encaixa nesse gênero.

Existem outros livros que li nesse gênero, mas esses sem dúvida são os melhores!
Comentários
12
Compartilhe

12 comentários:

  1. Eu posso dizer que amo esse gênero.
    HP. ♥

    ResponderExcluir
  2. Gosto bastante do YA, mas demorei a descobrir que o que eu lia eram YA (sou bem desligada rs)
    Os autores que você citou são ótimos! ^-^
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  3. Esse é sem dúvida o meu gênero favorito!
    Amo livros desse gênero, Harry Potter é minha saga favorita até agora. Esses livros que você citou são alguns dos livros que mais quero ler, só li a saga de Harry Potter, e Crepúsculo (apenas o primeiro), confesso que achei um pouco cansativo, mas vou tentar (mais uma vez) ler toda a saga Crepúsculo pra ver se eu gosto :)
    Estou amando essas postagens falando dos gêneros literários.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adorando essa coluna de gêneros. O YA é um dos meus gêneros preferidos e com certeza um dos que eu mais li, só não faço uma lista dos meus preferidos pq ela seria extensa demais rsrs

    ResponderExcluir
  5. Amo esse gênero literário =)
    Adoro os livros da Stephanie Meyer (Saga Crepúsculo e A Hospedeira) e estou com os livros da Meg Cabot para ler na minha estante (Série Mediadora).

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito de saber mais sobre o gênero YA, ouvia muito falar nele mas não conseguia exatamente entender o que era, agora entendi perfeitamente =D Acredito que ainda não li livros desse gênero, mas quero muito ler também O diário da princesa da minha diva Meg Cabot!

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  7. Estou adorando os posts de gêneros. O YA também gosto.
    Adoro JK Rowling e não faz muito tempo tive a oportunidade de ter em mãos um dos Livros O Diário da Princesa, achei bem legal e pretendo ler a série.

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia esse gênero muito legal esses posts do blog pois são bem explicadinhos e você entende tudo eu não sabia mais leio muitos livros do gênero YA e amo todos eles.

    ResponderExcluir
  9. Como não tenho muita paciência para os conflitos dos adolescentes, pouco leio livros nesse gênero.
    Muito bom o post!

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse gênero até pouco tempo e não sabia que Harry Potter, Percy Jackson e A Crônica dos Kane faziam parte desse gênero!!

    ResponderExcluir
  11. Sou totalmente apaixonada or YA não é a toa que é um dos principais gênero atualmente, algumas da minhas séries e sagas favoritas são YA, estou gostanto muito da coluna pois estou conseguindo tirar minhas dúvidas sobre cada gênero, dos citados só li os livros da Meg que são maravilhosos como sempre.

    ResponderExcluir
  12. Adoro esse gênero, a maioria dos livros que leio são deste gênero.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações