4 de abr de 2013


[Resenha] Em Chamas - Suzanne Collins


Ficha Técnica

Título: Em Chamas
Título Original: Catching Fire
Autor: Suzanne Collins
ISBN: 978-85-7980-064-1
Páginas: 413
Ano: 2011
Tradutor: Alexandre D’Elia
Editora: Rocco

em-chamasDepois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente


Resenha

E somos capturados mais uma vez pela história da garota em chamas. Após a brutalidade da arena, Katniss e Peeta voltam para o Distrito 12 como os vitoriosos da 74ª edição dos Jogos Vorazes. Um fato inédito, já que deveria ter apenas um vitorioso. O último ato de Katniss na arena custa a sua liberdade – que antes já era limitada – e a sua paz. O presidente Snow enxerga na garota, até então inofensiva, o estopim para uma rebelião dos Distritos contra a Capital.
– Estou com um problema senhorita Everdeen – diz o presidente Snow – Um problema que começou no momento em que você pegou aquelas amoras envenenadas na arena.
Pág. 27

– Eu sei. Vou me empenhar. Vou convencer todo mundo nos Distritos de que não estava desafiando a Capital, de que estava loucamente apaixonada.
Pág. 36

Katniss vive, após a arena, em um verdadeiro campo minado. Ela não pode se livrar das câmeras, dos deveres de uma vitoriosa, portanto, deve permanecer dentro do personagem criado para conquistar os admiradores da Capital. Peeta a ajuda nisso, já que sempre foi mais carismático que a jovem. Em meio a toda essa exposição e falta de liberdade, Katniss ainda tem que lidar com a declaração de amor de Gale e o sempre existente e paciente – devemos ressaltar – amor de Peeta. Ser a romântica não é e nunca foi a característica forte da protagonista, que em minha opinião só amou verdadeiramente uma pessoa.

jogos-vorazes3Então o “casal” desafortunado, deve viajar pelos Distritos em uma Turnê da Vitória. A Capital ultrapassa os limites da desumanidade, quando você imagina que nada pode piorar, eles te provam o contrário. Obriga os vitoriosos dos Jogos, a visitar cada Distrito, de cada tributo que eles foram forçados a derrotar. Além de discursar em seu próprio Distrito. E o leitor pensa, quase até satisfeito, que se Peeta e Katniss já foram para a arena, não poderia voltar. Pois é não poderiam, mas voltam! O “querido” presidente Snow deu um jeito de colocá-los novamente em uma arena.

O que ocorre é que a cada 25 anos acontece uma edição especial dos Jogos, o chamado Massacre Quartenário (no caso o terceiro). Onde o presidente retira um papel da urna, que determina como será a edição de “luxo”. Na teoria, esses papéis “temáticos” teriam sido escritos após a destruição do Distrito 13. Mas foi muito conveniente o papel sorteado ter como ordem que um vitorioso e uma vitoriosa do seu respectivo Distrito, voltassem à arena, justamente quando Katniss é considerada uma rebelde.
Então entendo o que significa. Pelo menos para mim o Distrito 12 tem apenas três vitoriosos vivos para serem escolhidos. Dois do sexo masculino. Uma do sexo feminino... Vou voltar para a arena.
Pág. 187
Diferente da 74ª Edição, onde Katniss só teve dois aliados, ela acaba por se juntar a um grupo significativo de tributos vitoriosos, até que a hora do “cada um por si” chegue. A protagonista tenta de todas as formas manter Peeta vivo e seguro, já que na primeira arena foi a mais beneficiada.
Você estava morto! Seu coração parou! – disparo, antes de avaliar se isso era realmente uma boa ideia. Ponho a mão na boca porque estou começando a emitir aqueles horrorosos ruídos de quem está engasgado. O que ocorre sempre que estou soluçando.
Pág. 298
Em Chamas, é o meu preferido da trilogia. O aparecimento de personagens como Finnick, deram um tom ainda mais especial a história. Collins é brilhante em suas alegorias para fazer com que seus leitores reflitam sobre o sistema vigente. Ela criou um universo baseado nas cenas de reality show e cenas dos horrores da guerra no Iraque, que eram transmitidos ao vivo e ao mesmo tempo. Além de se utilizar do mito de Teseu e gladiadores romanos. Não foi uma história feita ao acaso, sem propósito. Toda boa distopia busca um propósito.

Mais uma vez não contei detalhes cruciais. Deixarei que vocês que ainda não leram, tenham os momentos de surpresa, espanto, agonia e felicidade, lendo o segundo livro da Trilogia Jogos Vorazes. Livro mais do que recomendado!




5-livros_thumb_thumb 

Auri Vilas-Bôas
Comentários
40
Compartilhe

40 comentários:

  1. Oi Lay, tenho muita vontade em ler a trilogia, só tive oportunidade de ler Jogos Vorazes, e esse livro em especial eu acho que vai ser o que eu mais vou gostar, adoro a capa e tudo mais. Quem sabe eu consiga ler em breve.

    Beijão
    Michelle Boyd
    Little Things

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei qual dos livros eu gosto mais, mas amo a trilogia inteira, principalmente o Peeta, e sim Finnick arrasa dês que entra no livro!

    ResponderExcluir
  3. Amei sua resenha!
    Em Chamas também é meu favorito.. Se é que dá pra escolher um entre os três.. HAUIHSIAUISA
    Acho que a entrada desses novos personagens me faz pensar isso...
    "Quer um cubo de açúcar?" *-*
    Bom, eu não pesquisei muito sobre a autora, então não sabia sobre toda essa inspiração pros livros. Muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo o livro, e confesso que o que esta mais me motivando a ler é o Finnick. Falam tanto, mas tanto dele que eu estou lendo o livro com a espera da hora em que ele chegará rsrs

    ResponderExcluir
  5. Em Chamas também é meu preferido. É o mais cruel, e o mais sagaz. A Suzanne já havia me provado antes que conseguia ser extremamente malvada, mas neste ela juntou um pensamento lógico e político a um ambiente de pura violência e hostilidade. É um livro com tantas camadas que acho que posso lê-lo mil vezes e ainda não terei desvendado tudo.
    Beijocas

    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu amo essa trilogia! Fiquei feliz que a autora manteve o mesmo ritmo de Jogos Vorazes nesse livro e o fato de ela ter conseguido criar uma reviravolta empolgante para Katniss e Peeta para que eles voltassem à arena.
    Os novos personagens secundários são bem construídos e adorei o Finnick =)
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  7. Olá, adorei sua resenha.
    É bastante difícil escolher entre os livros da trilogia, mas confesso que tenho uma queda maior pelo Em Chamas também.
    E como em Jogos Vorazes, não conseguia parar de ler pra saber o que viria depois.
    Apaixonada por todos personagens, tinha hora que me pegava torcendo por Gale e outras por Peeta, meu favorito.
    Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Eu estou louca para começar a ler essa série. Só assisti ao primeiro filme e amei muito a história! Agora não vejo a hora de ser lançado o 2º filme: Em chamas, referente ao livro da resenha. Só não sei se devo continuar assistindo aos filmes para depois ler os livros ou se já começo a ler os livros antes de Em chamas chegar nas telonas! hehe Dúvida crucial! Amei a resenha, passou bem a essência da história e ninguém pode imaginar o quanto estou ansiosa para a continuação dessa ótima distopia!

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sua resenha e pra mim foi o melhor dos 3..
    E emocionante o fim quando descobre que tudo que ela acreditava eraq uma fars;
    fora as cenas de ação...inesplicavelmente bom

    Guilherme Kunz
    http://tematoa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu estava lendo esse livro e me perguntei: Porque meu Deus, porque eles vão voltar para a arena, depois de tudo que eles já passaram no 1° livro! Quando chegou na hora do cada um por si eu quase infarto, bela pegadinha do malandro o que armaram para a Katniss! Adorei sua Resenha!

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da sua resenha :)
    Já li a trilogia, e "Em Chamas" também é o meu preferido. Adoro os personagens, e Finnick também é um amor. Ele consegue nos surpreender e nos cativar de acordo com que a trama vai se desenrolando. Não gosto da morte de alguns personagens, fiquei desesperada, mas não vou falar quais pra não dar spoiler, hahaha.
    Não gostei muito de "A Esperança", mas isso é outra história.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Não li essa série. Mas já li vários comentários positivos.
    Ainda não li nenhuma distopia...
    Em relação a essa trilogia ainda não me decidi se lerei ou não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gladys, depois que li minha primeira distopia, amei!!! É meu objetivo ler essa trilogia, a Auri e o Tácio só falam maravilhas dela, kkkk

      Bjus

      Excluir
  13. Eu sou louca por essa trilogia, gostei de todos,esse foi o que começou mais fraquinho, mas logo pegou fogo. Por causa do final do primeiro eu esperava mais ação logo de inicio, mas nem isso tirou o brilho do livro na minha opinião.

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não li a trilogia Jogos Vorazes, mas to louca pra ler desde que vi o filme e descobri que tinha livro fiquei muito ansiosa pra ler, não vejo a hora de começar a leitura.

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li essa trilogia, mas não foi por falta de vontade!!
    Já li várias resenhas e comentários super positivos em relação a esse trilogia e estou muito curiosa, principalmente por ser uma distopia, já que ainda não li nenhuma!!

    ResponderExcluir
  16. Não posso falar muito sobre esse livro pois ainda não li o primeiro da série, nem assistir o filme, mas já faz séculos que quero comprar o box, já que estou caindo de amores pela distopia li a resenha e posso falar que só ffiquei mais anciosa, comentários positivos e uma ótima classificação.

    ResponderExcluir
  17. Estou lendo Jogos Vorazes, estou adorando! A escrita da autora é simplesmente divina! Estou amando o livro! Assim que terminar lerei Em Chamas que parece ser ótimo também, pela resenha me pareceu!

    ResponderExcluir
  18. Oi estou lendo Em Chamas e pelo menos até agora gostando mas,vamos ver né?
    O livro ganhou vários fãs,prêmios e adaptação para a telona,sem falar de atores premiados e talentosos!
    Gostei da Distopia da escrita da Autora,personagens,capa dos livros do filme e na expectativa para assistir o filme,os pôsteres estão incríveis!
    Nossa foi seu preferido?Que interessante!Desejo gostar também!


    ResponderExcluir
  19. Eu adorei esse, mas ainda preferi Jogos Vorazes. Mas tenho que admitir que simpatizei demais com os personagens novos e adorei que eles se juntaram dentro da arena para tentar encontrar um meio de fuga. Uma pena que não irão mostrar muito desse livro no cinema :/

    ResponderExcluir
  20. Comecei a ler As Chamas, to adorando, o que era esperado, adorei o primeiro, comprei o box da trilogia, estou com ele na mochila, na troca de período, na aula, sempre do uma lida, demais a resenha.

    ResponderExcluir
  21. Não li ainda, mas quero ler, ainda mais depois de ver o filme. É interessante esse novo modelo de sociedade então não me adimira a apatia do povo, é até esperado. Comprarei os livros assim que possivel.

    ResponderExcluir
  22. Em Chamas veio para dar mais gás ainda a história de Katniss! O livro é repleto de ação do começo ao final. Muito bom. Para mim é o melhor dos três livros da série.

    ResponderExcluir
  23. Em chamas, um livro espetacular - uma continuação linda e perfeita de jogos vorazes. Eu considero este livro o melhor da série, ação e distopia como ninguém jamais escreveu. Perfeito!

    ResponderExcluir
  24. Ótima resenha... esse livro é muito bom mesmo e a sua resenha deu um ar de mistério.
    Esse livro foi muito bem elaborado e de fato te prende na agonia de não saber o que vem a seguir, tudo é possível. Esperando ansiosamente o filme, pois a filme é realmente muito bom. Beijos e até a próxima!!

    ResponderExcluir
  25. Esse livro é incrível...como toda série, ele te dá uma ar de mistério, onde tudo pode acontecer. A sua resenha foi bem fiel sem ter muitos spoilers, da um pequeno suspense suspense... incrível o seu texto, assim como o livro. Perfeito!!!!

    ResponderExcluir
  26. Acho o nome desse livvro mais do que apropriado porque a história pega fogo literalmente, depois de tudo que aconteceu com a inesperada vitória de Katniss e Peeta, a reviravolta na história com uma edição especial dos Jogos Vorazes é de tirar o fôlego.

    ResponderExcluir
  27. Em Chamas também foi meu livro favorito da trilogia, achei delicioso a forma como foi escrito, as surpresas da historia, enfim, quem não leu ainda, não sabe o que está perdendo. Bjksss

    ResponderExcluir
  28. Meu livro preferido sem sombra de duvida, e acho que é a preferencia de todo mundo que leu a saga, os jogos quartenários trás muitas surpresas e a volta dela pra arena é muito surpreendente, e o que que é aquela ultima frase do livro em?!!

    ResponderExcluir
  29. Todo mundo me falou que Em Chamas é o preferido da trilogia, mas pra mim ele não conseguiu superar toda a emoção e ação do primeiro livro, achei a parte da arena chata, apesar de toda a ligação e toda a importância, o livro funcionou muito bem pra mim, mas em quesito de comparações, o primeiro é meu preferido! HAHAHA

    Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  30. Ok, diferente do livro 1 da série, nunca havia me interessado em ler uma resenha da sequência ^^' E aqui percebo o porque de Jogos Vorazes ter tantos fãs. A reviravolta da história é tensa, repleta de mentiras necessárias e sentimentos preciosos expressados em momentos confusos na vida da protagonista. Minha vontade em conhecer a série só faz aumentar ao ler suas opiniões, kkkk. O que mais me interessou foi: "ela acaba por se juntar a um grupo significativo de tributos vitoriosos, até que a hora do “cada um por si” chegue" ---- CARAMBA! Adoro cenas como essas, em que ficamos na expectativa do que acontecerá quando o momento X chegar! É um clímax no enredo... Embora não represente o clímax do término da série, igualmente aguardado. Talvez, ao que parece, Collins deu conta de trazer em Jogos Vorazes vários momentos clímax e isso rendeu todo o seu sucesso (?). Ah, suposições que só poderei compreender depois de ler (rs).

    ResponderExcluir
  31. Em chamas é muito esclarecedor, pois liga alguns pontos soltos da primeira parte da saga e provoca muita discórdia nos corações, por causa do final. Incrivelmente bem elaborado. Suzanne Collins demonstra nele muito de seu potencial. ótima resenha. ótimo site. beijos.

    ResponderExcluir
  32. Em chamas é tão bom quanto Jogos Vorazes, ele não é meu preferido apesar de ter o surgimento de mais um dos personagens que sou apaixonada(Finnick). É incrível como a escritora consegue contar uma historia tão bem desenvolvida e criar personagens tão cativantes. Não vou mentir mas nessa serie meus personagens preferidos são três homens uma garotinha super fofa que infelizmente morre no primeiro livro.
    Nenhum dos três livros da serie deixou a desejar, todos são perfeitos com sua continuação. Mais uma vez uma resenha que consegue mostrar como a historia é interessante.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  33. Confesso que não li muito a resenha, porque quero me surpreender ao ler o livro. Estou bem curiosa com a trilogia

    ResponderExcluir
  34. ahah to igual a Gabriella aí, não li tudo pra ler com todas as emoções

    ResponderExcluir
  35. Toca aki o/
    Esse tambem é meu favorito da trilogia, justamente pq nesse a gente tem mais coisas novas e achei que tem mais tensão. No outro a gente ja sabe a historia e tal, ja que sempre se repete, mas nesse tem novidade, nunca tinha acontecido e tal, sem falar nas reviravoltas, gostei demais.
    bj

    ResponderExcluir
  36. Toca aki o/
    Esse tambem é meu favorito da trilogia, justamente pq nesse a gente tem mais coisas novas e achei que tem mais tensão. No outro a gente ja sabe a historia e tal, ja que sempre se repete, mas nesse tem novidade, nunca tinha acontecido e tal, sem falar nas reviravoltas, gostei demais.
    bj

    ResponderExcluir
  37. COM CERTEZA o melhor da Trilogia . Eu adoro o Finnick Odair nesse livro. e os jogos... cara... sem palavras pra imaginação. u-u

    ResponderExcluir
  38. Ai ai *suspiro*
    Esse livro é muuuuuuuito bom! Um dos meus favoritos de todos os tempos!
    Peeta sendo lindo como sempre, Katniss sofrendo como sempre também... Enfim, me encantei! E a ideia do Massacre Quartenário me deixou boquiaberta! Mas apesar do sofrimento dos personagens, adorei!
    Um abraço.

    obsessive-jerk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Eu acho uma saga que trás uma mensagem bem forte sobre revolução e sobre como as pessoas deveriam acordar para o que acontece ao seu redor. Principalmente para a exploração que o povo sofre diariamente!
    Muito bom o post e o blog

    http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações