
Ficha Técnica
Título: A filha de minha mãe e eu
Autor: Maria Fernanda Guerreiro
ISBN: 978-85-63219-15-2
Páginas: 256
Ano: 2012
Editora: Novo Conceito
Sensível e tão real a ponto de fazer você se sentir parte da família, A filha da minha mãe e eu conta a história do difícil relacionamento entre Helena e sua filha, Mariana. A história começa quando Mariana descobre que está grávida e se dá conta de que, antes de se tornar mãe, é preciso rever seu papel como filha, tentar compreender o de Helena e, principalmente, perdoar a ambas. Inicia-se, então, uma revisão do passado – processo doloroso, mas imensamente revelador, pautado por situações comoventes, personagens complexos e pequenas verdades que contêm a história de cada um.
Resenha
A filha de minha mãe e eu é uma narrativa contada em primeira pessoa por Mariana que reflete sobre seu relacionamento com sua mãe. O livro começa quando ela descobre que está grávida, e se vê em um dilema pois ela precisa se conciliar com seu passado, como filha, para ter um futuro, como mãe.
Quando vi as duas listras azuis no teste de gravidez, tive uma certeza: preciso me sentir filha antes de me tornar mãe.Ela nos conta sua historia, sua infância e adolescência. Em sua narrativa se percebe a sua relação com cada membro da família. Desde a competitividade e carinho com o irmão, a cumplicidade e união com o pai e a relação conturbada com a mãe.
Pág. 7
Apesar do esqueleto do livro ser a relação de Mariana e Helena, sua mãe, todos da família tem grande influência no rumo da história. Através das imperfeições e acontecimentos, a família enfrenta os conflitos que aparecem em seu cotidiano.

No decorrer da narrativa Mariana não só narra sua história como também passagens da história de vida de seus pais. O que incrementa a história trazendo elementos que nos faz compreender o comportamento e atitudes dos personagens.
No desenrolar da narrativa, a autora engaja de forma interessante personagens secundários, mudando assim o rumo dos fatos e trazendo consigo emoção e ação a história. Isso apimenta e traz descobertas para nossa narradora Mariana.
No livro é abordado temas como drogas, aborto, homossexualismo, sexo, dentre outros. Esses temas são abordados de forma natural e suave, transformando a leitura em boas reflexões.
Por isso achei a história do livro atemporal e muito verdadeira. E em vários pontos nos faz refletir sobre a relação entre pais e filhos.
É um livro reflexivo, leve e profundo. Que fala sobre as relações humanas, principalmente familiar. Uma boa e emocionante leitura. Suas páginas estão lotadas de conflito e psicologia. A Novo Conceito está de parabéns, a publicação tem qualidade editorial e ótima diagramação.

Tiarades
Adorei saber a resenha!
ResponderExcluirEstou querendo ler muito esse livro!
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Livroterapias
Gostei muito desse livro. Foi o último livro que li no ano passado, e apesar de não ser muito o meu estilo de leitura, gostei bastante da narrativa, das lições que o livro traz e do desenrolar de toda trama e dos personagens. Cada personagem teve um papel muito importante no crescimento e reflexão da protagonista. Realmente adorei a história e a autora está de parabéns.
ResponderExcluirBeeijos,
iSteh
Eu não consegui ainda me animar por esse livro, ele me lembra ainda uma boa soneca.
ResponderExcluirVi muita gente falando desse livro, e ele parece ser ótimo. Não é muito meu estilo, mas acho que é digno de uma chance, haha.
ResponderExcluirGosto de livros que trazem reflexões, que nos envolvem e que nos ensinam algo, livros de ficção são bons, mas a gente não pode ficar sempre sonhando, é bom colocar o pé no chão de vez em quando.
Gostei muito da resenha, beijos!
Esse livro não é muito meu estilo, mas achei o enredo interessante, parece emocionante.
ResponderExcluirAdorei a resenha!
ResponderExcluirNão tinha me interessado pela sinopse, mas após ler a sua resenha, fiquei bastante curiosa sobre o livro. Gosto de histórias que nos leva a refletir sobre coisas importantes, como relações de família =)
Adorei sua resenha!!!
ResponderExcluirAcabei de ler esse livro e gostei muito,me fez rever alguns pontos de meu lado mãe e do meu lado filha...pena que já não tenho minha mãe aqui...Bj.
Esse livro chamou muito minha atenção devido ao relacionamento difícil entre mãe e filha.
ResponderExcluirMinha expectativa pra ler foi grande, o livro é bom abordando vários assuntos que são muito reais na vida de muitos e faz pensar, porém não sei explicar o porquê senti grande antipatia pela protagonista.
Muito interessante a historia do livro, pois o relacionamento entre mãe e filha é muito importante só que muito difícil em algumas famílias, pois nem sempre mãe e filha se entendem, e acho que esse livro será bom pra que cada filha repense como esta o seu relacionamento com a mãe, pois tudo que ela passou você vai passar algum dia na vida.
ResponderExcluirNão imaginava que o livro abordasse outros temas, que não fosse a relação entre a mãe e a filha.
ResponderExcluirParece bem comovente, :)
Esse livro não é muito o meu estilo, mas já vi tantos comentários positivos desse livro, inclusive de uma amiga, que fiquei muito curiosa!!
ResponderExcluirAcho esse um livro bem delicado e interessante, tenho muita curiosidade em lê-lo. Acho que a capa transmite muito da história, adorei.
ResponderExcluirJá li algumas resenhas a respeito desse livro mais posso que falar que não fiquei muito interessada logo no inio com o livro, mesmo me identificando com o livro, posso dizer pelo que li que é um ótimo livro só não consigo me "animar" para essa leitura atualmente.
ResponderExcluirFiquei curioso pra ler esse livro, deve ser muito bacana mesmo.
ResponderExcluirDieison , do RS.