
Ficha Técnica
Título: Um Porto Seguro
Título Original: Safe Haven
Autor: Nicholas Sparks
ISBN: 978-85-8163-004-5
Páginas: 414
Ano: 2012
Tradutor: Ivar Panazzolo Júnior
Editora: Novo Conceito
Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.
Resenha
Imagina se apaixonar por um homem, que até então era um príncipe encantado, e descobrir durante o casamento que se trata de um louco, obsessivo? Na verdade é melhor nem imaginar uma situação dessas. Mas é nesse cenário triste em que Katie vivia.
Katie desviou os olhos do casal feliz, desejando poder apagar sua memória para sempre e nunca mais voltar a ter aquela sensação.
Pág. 16

Evita de todas as formas criar laços afetivos para não acabar sofrendo. Só que algumas surpresas foram reservadas a Katie. Ela ganha uma vizinha, chamada Jo, que trabalha com aconselhamento psicológico em situações de luto e perda, e conhece Kristen, a filha do encantador Alex.
Mais tarde, um bom tempo depois de Josh e Kristen estavam dormindo, Alex foi até a cozinha e pegou uma cerveja na geladeira. Ele a bebeu lentamente no sofá. As lembranças do dia estavam vivas na sua mente, mas, desta vez, ele pensava em sua filha e na maneira como ela se agarrava a Katie, seu pequeno rosto enterrado no pescoço dela.Um viúvo, com dois filhos, excelente pai, foi um excelente marido, Alex é um sonho! Além de trabalhar na loja da família, ele arranja tempo para divertir e entreter seus filhos e claro, olhar Katie com interesse. Só que a protagonista se mostra bem arredia no começo e só depois de uns conselhos de sua mais nova amiga Jo, se permite gostar de Alex.
A última vez que ele vira aquilo fora quando Carly ainda estava viva.
Pág. 47
Katie sempre teve uma vida difícil, não só com o seu marido Kevin. Kevin é um investigador, fanático religioso – está sempre citando passagens da Bíblia para justificar seus erros – tem obsessão por limpeza e é um completo descontrolado e que a agride (verbal e físico). Vivendo com um homem desse tipo, é de se esperar que ela não queira criar laços. Juntando com a realidade triste que passava com seus pais.
Acho que posso começar dizendo isto: eu passei a acreditar que, na vida de cada um, há um momento inegável de mudança, um conjunto de circunstâncias que, repentinamente, faz com que tudo se transforme.A partir disso, tudo se transforma na vida de Katie e na de Alex também. Enquanto lia Um Porto Seguro, percebi que se tratava sim de mais um romance, mas com elementos que nunca tinha visto nos livros de Sparks. Uma mulher, fugindo do seu marido alucinado e com um pouco de suspense. Gostei muito de Um Porto Seguro, recomendo para quem já gosta dos livros de Nicholas e para quem ainda não leu nada do autor. Uma história maravilhosa cativante, de superação e amor.
Opinião sobre filme contêm SPOILER!
Essa leitora que vos digita, foi assistir a adaptação do livro no dia 22/04, segunda-feira. Vou expressar minha indignação: a estreia do filme – A DATA – foi uma confusão! Uns diziam que seria na primeira semana de abril, outros falavam dia 19/04 (a data certa) e também houve quem divulgasse dia 26/04. E nós, no meio desse bombardeio de informações sem saber a data verdadeira. Passada a revolta, decidi que iria assistir ao filme logo, antes que os cinemas de Salvador acabassem tirando o filme de cartaz. Depois do que aconteceu com “As Vantagens de Ser Invisível”, fiquei esperta.
Tinha acabado de terminar o livro e, portanto os mínimos detalhes ainda estavam fresquíssimos na cabeça. Até a inversão da tintura do cabelo de Katie, e um detalhe, que para mim, é bem diferente do livro: Katie é mais sociável na adaptação cinematográfica. Não que ela seja reclusa o tempo todo no livro, mas é bem contida e não se mostra interessada – não em um primeiro momento – em ser amiga de ninguém.
Há alterações no filme. Adaptações, normalmente, alteram alguns detalhes mesmo, mas se tiram alguma cena importante... E em Um Porto Seguro não foi diferente. Teve alterações benéficas e outra que me incomodou. Quando Kevin põe fogo na loja, que em cima é o escritório de sua falecida mulher, Katie deveria ter sido a grande heroína, a que salvaria os dois filhos de Alex do incêndio! E no filme ela não teve qualquer mérito no salvamento de Lexie (sim, mudaram o nome da filha de Alex). Não gostei disso, essa cena mostraria mais uma vez a coragem de uma mulher que conseguiu dar outro rumo a sua vida. Uma mulher que arriscaria a sua vida para manter duas crianças a salvo. E Katie no filme pareceu uma mulher assustada e incapaz, pelo menos nessa cena.
Apesar disso, eu gostei muito do filme. Josh Duhamel é meu Alex! Eu fiquei apaixonada por sua atuação, ele lembrou muito Alex do livro. Julianne Hough, que interpretou Katie, está de parabéns. E bato palmas de pé para o ator que fez Kevin! Ele me deixou morrendo de medo, com aquela fisionomia de pessoa perturbada, com a cara de psicopata. A atuação dos personagens principais, como um todo, foi muito boa. Recomendo o filme também.
Média do Livro:

Média do Filme:

Auri Vilas-Bôas
Eu ainda não li esse livro do Nicholas, mas to louca pra ler pois como sempre o Nicholas arrasa e eu também quero muito ver o filme desse livro, acho que vai ser muito bom.
ResponderExcluirLeia Camila, eu adorei!! Apesar de ser muito suspeita, já que sou fã de Nicholas hahaha e o filme, apesar das mudanças, é muito bom!
ExcluirFoi o primeiro livro que li do Nicolas e descobri o motivo de seu tamanho sucesso, rsrs.
ResponderExcluirGostei da trama, os personagens foram bem construídos só achei a parte sobrenatural desnecessária.
Eu fiquei surpresa com a parte sobrenatural! Nunca tinha lido algo parecido em seus livros hahaha
ExcluirEu nunca entendo porque mudar os nomes dos personagens e menos ainda as cenas.
ResponderExcluirPretendo ver o filme ainda, mas o livro não estou planejando comprar por hora.
Nem eu! Acho desnecessário mudar o nome, porque ele foi colocado no livro por uma razão, não foi completamente aleatório. Eu acho que você deveria ler antes de ver o filme... Só um conselho hahaha
ExcluirO livro parece ótimo, mas quanto ao filme não estou muito animada para ver. Não gosto da atuação da atriz protagonista nos filmes que já vi dela, e acho que posso acabar não gostando do filme por ela.
ResponderExcluirPrimeiro filme que vi dela hahaha É bem verdade que o personagem pedia mais, já que a situação de vida de Katie é bem tensa, mas ela foi bem.
ExcluirFaz tempo que eu não leu nenhum romance do Nicholas Sparks. Esse parece ser diferente dos outros livros que ele escreveu, por causa do mistério e do marido obcecado da protagonista. Acho que vou lê-lo =)
ResponderExcluirEu odeio quando as adaptações cinematográficas fazem mudanças importantes(nomes, cor de cabelo, cenas importantes) diferente do que estava no livro. Não entendo o porquê. disso.
É desnecessário mesmo, Pamela! Fica parecendo que não tem importância :/
ExcluirNão li nenhum livro do Nicholas Sparks e estou pensando seriamente em começar por esse. Quero ver o filme primeiro, não li sua opinião, não quero spoilers, mas pela nota percebi que você preferiu o livro, mas o filme também é bom.
ResponderExcluirGostei de saber que é um romance com suspense, kkkkk, quero muito ler.
Beijos!
Leia mesmo. Esse livro dele é bem diferente dos outros que já li :)
ExcluirAinda não li esse livro do autor, mas o tema é bem interessante, fiquei curiosa.
ResponderExcluirSei que do livro para o filme ocorre mesmo algumas adaptações é inevitável, mas quando muda aspectos importantes, eu acho ruim.
Gostei dos atores escolhidos para os personagens e apesar de sempre preferir ler o livro antes de assistir ao filme fiquei super com vontade de assistir logo :) bjs
Eu estou louca para assistir e ler Um porto seguro! Apesar de não ter lido nenhum livro do Sparks ainda, preciso confessar que as suas obras nas telonas viram ótimos filmes e todos fazem muito sucesso. É por isso que o Sparks é um dos autores que mais quero ler no momento, pela sua escrita que muitos dizem ser ótima e pelos romances que contem nos livros dele.
ResponderExcluirInfelizmente adaptações são realmente isso, adaptações. Sempre vai ter uma mudança ou outra e apesar de algumas ficarem bem no final, a falta de algumas cenas sempre fazem com que nós gostemos mais dos livros do que dos filmes.
Beeijos,
iSteh
Leia!! Nicholas é maravilhoso!! HAHAHA
ExcluirRealmente, adaptações são somente adaptações e muitas vezes não conseguem passar todas as emoções dos livros.
Eu quero muuuuito ler esse livro!! Adoro os livros do Nicholas, então sempre que fico sabendo de um novo livro dele fico muito animada!! Pelas resenhas que li, esse livro é excelente, como sempre. Não sei se tem um livro do Nicholas que não seja bom!!
ResponderExcluirThicy, eu amo ler as obras de Sparks, ele me passa uma sinceridade em tudo que escreve. Essa é a palavra: sinceridade. Tudo bem que os homens (personagens) parecem um tanto fantasiosos, mas ele descreve situações que podem acontecer na vida de qualquer um! Você se apaixonar por uma pessoa que está com uma doença terminal, pode acontecer, não é tão absurdo.
ExcluirNossa, vou ler o livro este mês ainda (maio)! Esqueci completamente que o filme lançaria este mês(abril)!
ResponderExcluirComo já disse não tem como não gostar e não se emocionar com Nicholas Sparks, seus livro são maravilhosos, ainda não li Um Porto Seguro, mas como sempre já está na minha lista de próximas compras, como também já falei aqui, vou ter que esperar um pouco para ver o filme já que quero ler o livro antes.
ResponderExcluirOi, Lay. Esse post foi citado no Nicholas Brasil. ;-)
ResponderExcluirhttp://nicholasbrasil.com.br/resenha-de-um-porto-seguro-por-lay-almeida/
Abraço!
Olá, Cléber! Obrigada pela menção da resenha no Nicholas Brasil!
ExcluirEspero que tenha gostado da resenha do livro e opinião sobre o filme, fiz para vocês, leitores :)
Só não percebi uma coisa no filme.
ResponderExcluirAlguém me pode explicar como é que a mulher de Alex morre de cancro e afinal esta viva?
O livro é excelente, com elementos atuais e muito bem escrito.
ResponderExcluiro livro é ótimo..como sempre Nicholas Sparks sempre surpreende. É só uma pena os filmes feitos baseados nos livros dele não serem tão bons quanto o livro..
ResponderExcluirFiquei indignada quando eu vi o filme Um Porto Seguro, mudaram demais.
O Negócio é ficar nos livros mesmo...rsrsr
só não entendi como é que a mulher de Alex morre de câncer e no final esta viva. por que ela faz isso?
ResponderExcluirÉ o espírito dela, Ana Karolina.
ExcluirSe tem uma coisa que eu amo é livro e se tem outra coisa que eu amo é o Nicholas Sparks porque ele sabe como fazer um romance, é um dos melhores livros que eu já li de autoria dele, um dos que mais me prendeu e que eu li mais rapidamente. Uma verdadeira paixão pelas historias dele. Adorei seu blog, já está nos meus favoritos.
ResponderExcluirMeu blog: www.umcontainer.com