
Ficha Técnica
Título: Legend: A Verdade se Tornará Lenda
Título Original: Legend
Autor: Marie Lu
ISBN: 978-85-7927-209-7
Páginas: 255
Ano: 2012
Tradutor: Ebréia de Castro Alves
Editora: Prumo
Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.
Resenha
Com uma história de tirar o fôlego, inteligente, ágil e com um crítica política afiadíssima, “Legend: A Verdade se Tornará Lenda” é mais um grande livro da leva distópica, que têm na sua lista grandes sucessos como a “Trilogia Jogos Vorazes” e “Divergente”.
“Legend” é o primeiro livro de Marie Lu, uma jovem americana que trabalhou durante anos como diretora de arte na indústria de vídeo games. Seu emprego anterior reflete diretamente na sua escrita, dando ao leitor uma visão bastante real do que está acontecendo e um certo dinamismo a leitura, que acaba se tornando eletrizante a cada página.
Narrado pelo ponto de vista de dois personagens, “Legend” é uma obra literária que se passa no futuro, em uma Los Angeles totalmente diferente da que conhecemos hoje em dia. Um dos personagens principais é Day, um jovem rapaz da periferia que é o criminoso mais procurado do país e que vive na área mais pobre deste. Já June, a outra narradora da história, pertence à elite e está sendo preparada para ocupar os mais importantes postos militares da República.
Só falta um quarteirão. Não suporto mais. Encontro um local escuro no beco e desmorono de repente. A última coisa que vejo é a silhueta de uma garota a distância. Talvez ela esteja vindo na minha direção. Eu me enrosco todo e desmaio.Pág. 36
Sou treinada para não acreditar na palavra de um prisioneiro: sei que todos eles mentem e que dizem qualquer coisa para tornar seu captor vulnerável. Mas esse garoto soa diferente. Não sei como, mas ele parece muito sincero, muito sério. E se estiver me contando a verdade? E se alguma outra coisa aconteceu com Metias naquela noite?Pág. 167

Tácio
Depois do grande sucesso "Jogos Vorazes" conheci a distopia. Esse gênero que tem um certo ponto crítico e ao mesmo tempo uma pitada de uma realidade estranha, mas, possível. Legend, parece ser um bom livro. Traz um romance regado por muitas intrigas, e a aventura de June, para descobrir o que os chefões pretendem inventando mentiras. Ótimo resenha, espero em breve poder ler o livro.
ResponderExcluirDistopia tem feito um sucesso ultimamente que ual. A capa de Legend lembra-me muito as capas de Divergente. Adorei a ideia do livro. Já está na minha listinha!
ResponderExcluirXxx
Do gênero dos distópicos, eu simplesmente amo a série de JV e tbm já li Destino, gostei tbm.
ResponderExcluirEsse livro parece bem interessante e cheio de ação... rsrs
Fiquei curiosa pra conhecer a história.
Bjok
Do gênero dos distópicos, eu simplesmente amo a série de JV e tbm já li Destino, gostei tbm.
ResponderExcluirEsse livro parece bem interessante e cheio de ação... rsrs
Fiquei curiosa pra conhecer a história.
Bjok
Oi Tácio,resenha interessante diferente o livro se narrado pelo ponto de vista de dois personagens,gostei que Vc mencionou que o livro também tem uma crítica política afiadíssima,conta com todos os ingredientes, incluindo o romance,personagens marcantes... e livros assim permitem realizar reflexões depois da leitura.
ResponderExcluirComo já disse ainda não li nenhum livro distópico. Prefiro começar com algo mais leve, como A seleção, para só então me aventurar em outros livros. ;)
ResponderExcluirMas achei bem bacana a história ser contada pelo ponto de vista de dois personagens, assim podemos ter uma visão ampla da história!
Eu estou louca para ler esse livro.Tenho visto muitas resenhas boas sobre ele. Pelo que todo mundo fala, deve ser maravilhoso.
ResponderExcluirJá me falaram deste livro, porém ainda não tive a oportunidade de ler. Ele já está na lista.
ResponderExcluirNossa é tanto livro distópico que eu não sei por onde começar, depois que li Jogos Vorazes fico com um medo de achar algumas coisas parecidas e tal!
ResponderExcluirMas, estou com muita vontade de ler esse livro, sua resenha me motivou! Eu adorei a capa, achei muito linda e bem feita! Essa coisa de romance pra mim tanto faz não me incomodo muito não!! Adorei sua resenha, e espero ler esse ano ainda!!
Ouvi falar pouco sobre esse livro e até então não sabia do que se tratava.
ResponderExcluirGostei muito da sua resenha, fiquei com vontade de ler, gosto de livros que fazem esse jogo do que está certo ou errado, e parece ter uma grande história! Vou procurar mais!
Beijos :*
Claris - Plasticodelic
O livro me pareceu intrigante e apavorante, sou um verdadeiro admirador em relação a nova sensação que recentemente conheci, me refiro ao mundo das distopias, assim como Jogos Vorazes e Divergente, Lengend será mais um grande fenômeno que trás todo esse enredo de se apaixonar...Quero ler esse livro.Valeu!!! ;)
ResponderExcluirEu definitivamente PRECISO deste livro! É um dos que mais desejo no momento. Sua resenha outra vez apresentou tudo o que valorizo em um livro, flor. Li tantas resenhas sobre Legend e a sua, posso dizer sinceramente, está entre as melhores. Gosto da ideia da obra em que o caçador passa a avaliar a caça ao ponto de descobrir não saber realmente nada sobre ela. E então a caça passa a ser sobre a verdade, porque um verdadeiro caçador nunca aceitaria ser subjugado por mentiras. O orgulho e os valores são maiores. Parece-me que June é uma personagem forte. Você não disse necessariamente isso (rs), mas a acolhi dessa maneira em meu imaginário, kkkk. Estou ansiosa para conhecer Legend. Ótima resenha.
ResponderExcluirSua resenha e saber que o livro é uma distopia me fez querer muito ler o livro! Espero que eu ganhe sua promo pra ter mais o que comentar aqui =] beijos
ResponderExcluirAdorei a resenha, me deixou com muita vontade de ler o livro. Ainda não li nenhuma distopia e estou precisando muito de alguns livros, Legend, Jogos Vorazes e Divergente são os primeiros da lista ;)
ResponderExcluirLegend entrou para minha lista de livros preferidos depois da serie Jogos Vorazes.
ResponderExcluirÉ incrível como esse tipo de livro é atraente e sempre é bom.
Me apaixonei por esse livro assim que vi a capa, me apaixonei pelos personagens... principalmente pelo Day, como diz uma musica do filme Os Miseráveis, One Day more(sempre bom). kkk
Gostei muito da resenha!
Essas resenhas me deixando ansiosa pra ler os livros, af....
ResponderExcluirEstou super curiosa com essa nova serie, serio, sao tantos elogiam que é impossivel nao chamar atencao. Gostei do enredo assim diferente sabe? Parece que a protagonista é durona, bem diferente do que vemos por ai. Estou esperando ele chegar pra poder conferir se é tudo isso mesmo. Tomara que a prumo traga logo o 2, sinto que irei gostar desse.
ResponderExcluirbj
Estou super curiosa com essa nova serie, serio, sao tantos elogiam que é impossivel nao chamar atencao. Gostei do enredo assim diferente sabe? Parece que a protagonista é durona, bem diferente do que vemos por ai. Estou esperando ele chegar pra poder conferir se é tudo isso mesmo. Tomara que a prumo traga logo o 2, sinto que irei gostar desse.
ResponderExcluirbj
Ainda não li, mas depois dessa resenha é bem provavel que eu o faça. Parece uma história incrível, me deixou muito curiosa. Ótima resenha!!
ResponderExcluir