13 de jun de 2013


[Resenha] A Marca de Atena - Rick Riordan


Ficha Técnica

Título: A Marca de Atena
Título Original: The Mark of Athena 
Autor: Rick Riordan
ISBN: 978-85-8057-310-7
Páginas: 480
Ano: 2013
Tradutor: Raquel Zampil
Editora: Intrínseca
untitledAnnabeth está apavorada. Justo quando ela está prestes a reencontrar Percy - após seis meses afastados por culpa de Hera -, o Acampamento Júpiter parece estar se preparando para o combate. A bordo do Argo II com os amigos Jason, Piper e Leo, ela não pode culpar os semideuses romanos por pensarem que o navio é uma arma de guerra grega: afinal, com um dragão de bronze fumegante como figura de proa, a fantástica criação de Leo não parece mesmo nada amigável. Annabeth só pode torcer para que os romanos vejam seu pretor Jason na embarcação e compreendam que os visitantes do Acampamento Meio-Sangue estão ali em missão de paz. Os problemas de Annabeth não param por aí - ela carrega no bolso um presente da mãe, que veio acompanhado de uma ordem intimidadora: Siga a Marca de Atena. Vingue-me. A guerreira já carrega nas costas o peso da profecia que mandará sete semideuses em busca das Portas da Morte. O que mais Atena poderia querer dela? O maior medo de Annabeth, no entanto, é que Percy tenha mudado. E se ele já estiver habituado demais aos costumes romanos? Será que ainda precisará dos velhos amigos? Como filha da deusa da guerra e da sabedoria, Annabeth sabe que nasceu para liderar; no entanto, também sabe que nunca mais vai querer viver sem o Cabeça de Alga.


Resenha

Bem, cá estou novamente à falar sobre um livro do tio Rick. A Marca de Atena é o terceiro livro da Série Os Heróis do Olimpo, que teve início com os livros O Herói Perdido e seguido por O Filho de Netuno. Se você ainda não leu nenhum dos livros anteriores informo que esse texto pode conter spoilers da série, ok?!

Então, no final da série anterior, Percy Jackson e os Olimpianos (composta pelos primeiros cinco livros de Percy, O Ladrão de Raios, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano) surge uma nova profecia, que é o guia da série atual.
Sete meios-sangues responderão ao chamado.
Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.
Um juramento a manter com um alento final,
E inimigos com armas às Portas da Morte afinal.
19Então, no primeiro livro conhecemos Jason, Leo e Piper, novos semideuses que vieram para incorporar nosso querido Acampamento Meio-Sangue, porém, como diz o título, Percy sumiu e ele reaparece no segundo livro, entretanto, sem memória, Percy acaba chegando ao Acampamento Júpiter, um acampamento de semideuses romanos, onde conhecemos mais alguns personagens importantes em nossa história, Hazel e Frank (que saem em missão com Percy, o que acaba aproximando os três), Reyna, que é pretora do Acampamento (a líder junto com Jason, que sumiu do acampamento assim como Percy). Claro que toda a confusão foi causada por Hera, que tem o plano de juntar os semideuses dos dois acampamentos para derrotar Gaia, que está tentando “acordar” e destruir o mundo.

A Marca de Atena começa exatamente no ponto onde parou O Filho de Netuno, com Annabeth chegando ao Acampamento Júpiter com Jason, Leo e Piper à bordo da trirreme grega Argo II ansiosa para encontrar Percy e ver se ele está bem e se já não acostumou-se demais ao acampamento romano ao ponto de não querer voltar para os amigos.

selo_blogparceiro_2013.1_thumb132Mas toda a paranoia se mostra infundada quando os dois se reencontram. Também é a única coisa que dá certo, pois, o plano de Annabeth de pedir apoio aos semideuses romanos para derrotar Gaia vai por água abaixo. Fugindo dos semideuses romanos, os sete meios-sangues Percy, Annabeth, Leo, Jason, Piper, Hazel e Frank saem rumo à Roma, em uma missão onde devem encontrar Nico Di Angelo que foi sequestrado pelos gigantes aparentemente por saber algo sobre as portas da morte mencionadas na profecia.

Outra missão à ser cumprida durante a viagem foi dada à Annabeth em forma de profecia enquanto estavam no Acampamento Júpiter.
A filha da sabedoria caminha solitária
A Marca de Atena por toda a Roma é incendiária
Gêmeos ceifaram do anjo a vida
Que detém a chave para a morte infinita
A ruína dos gigantes se apresenta dourada e pálida
Conquistada por meio da dor de uma prisão tecida.
Com narrativa alternada entre Annabeth, Percy, Leo e Piper, Rick consegue nos levar à uma história repleta de aventura, diversão e uma pitada de romance, é claro.

35Fica clara a evolução dos personagens e do Rick em nos cativar com sua trama, nos mostrando cada vez mais detalhes sobre as mitologias grega e romana e deixando claro que é possível trabalhar em equipe mesmo quando as pessoas tem perfis diferentes, ou até mesmo, sempre desempenharam o mesmo papel em equipes separadas. É o que vemos quando temos Percy e Jason e uma mesma equipe, afinal sempre foram lideres, mas juntos, quem lidera? A questão aqui é saber trabalhar em grupo, onde cada um pode dar o melhor de si e contribuir para o sucesso da missão a ser cumprida.

Além do reencontro de Percy e Annabeth, outras cenas que aguardei ansiosamente foram a “luta” entre Percy e Jason e os dois lutando lado a lado e tio Rick  não deixou a desejar, caprichou direitinho nas cenas. Outro ponto que amei foi ver as cenas de Percy e Annabeth juntos. Mesmo não sendo o foco do livro as cenas são fofíssimas!! Amo dos dois!!!

Como não era de se estranhar, Rick terminou o livro de forma arrebatadora, quase tive um infarto!!! Mas graças a Deus, a Editora Intrínseca irá lançar o próximo livro The House of Hades (A Casa de Hades, tradução livre) junto com a versão americana, em outubro desse ano.

Agora é aguentar firme até lá!

Beijinhos à todos e até a próxima!!

5-livros_thumb_thumb
Comentários
12
Compartilhe

12 comentários:

  1. Estou louca para ler essa série do Rick, mas ainda não terminei a do Percy Jackson, primeiro tenho que focar em uma e depois em outra. UASHUASHUASH'

    http://livrinhoseeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quer dizer então, que essa série é como se fosse continuação de Percy Jackson??
    Eu tenho a série do Percy aqui, mas ainda não li nenhum livro. E dessa série, tbm não li nenhum, mas pelo que vejo nas resenhas, parece ser ótima tbm.
    Fiquei super curiosa agora.

    Bjok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Raquel, é como se fosse uma série e essa fosse a segunda temporada entende?

      Leia sim, você vai amar!!

      Bjussss

      Excluir
  3. Como disse o Tio Rick, montar uma sequencia de cenas de tirar o folego, tive o prazer de ler seus primeiro cinco livros, e agora espero ansiosa para ler essa serie, obrigada pela dica e pela explicação de como tudo acontece.

    http://loucaescrivaninha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lay! Eu confesso que não li a resenha! :~ Dei uma olhada "por cima" e já peguei spoiler! D: Então acho melhor não arriscar, pois estou terminando agora a série PJ e os Olimpianos, e pretendo ler essa continuação! :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que essa série era continuação de Percy Jackson. Estava pensando em ler, mas não li ainda Percy Jackson :( De qualquer forma parece ótima.

    ResponderExcluir
  6. Não acho que seria certamente um continuação de Percy, acho que só faz jus ao final do livro quando ele fala da profecia, apesar que estou dando minha opinião sem ler, o que você acha Lay?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tendo lido todos os livros, acredito firmemente em uma sequência, justamente pelo fato da profecia norteadora de Os Heróis do Olimpo ter sido divulgado no final de Percy Jackson e os Olimpianos.

      Mas essa é apenas minha opinião.

      Beijos

      Excluir
  7. Lay adorei o post,sou Fã de Rick,desde que li o livro O Ladrão de Raios e fiquei na expectativa para acompanhar as aventuras de Percy Jackson e seus amigos,adoro a parte sobre mitologia,as capas são criativas e bonitas e as aventuras eletrizantes com muitos perigos,aventuras,adrenalina,emoção...
    Sim sempre fico pensando nas possibilidades das sequencias,na expectativa para ler A Marca de Atena!A Casa de Hades,está com a capa incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, tio Rick é ótimo!! E o fato dele ter sido professor de História, ajuda muitooo.

      E eu amo mitologia, e só de saber que quando ele terminar a série de Percy vem uma história com mitologia nórdica é ótimo!!!!

      Excluir
  8. Lay minha querida, sinceramente, eu não li a resenha. Comecei a ler, até que veio o aviso de spoiler, então eu vou deixar pra ler depois, porque eu ainda estou em "A Maldição do Titã", então se eu ficar sabendo o que vai acontecer perde a graça não é mesmo?!

    bjoss

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações