23 de jun de 2013


[Resenha] Nick & Norah: Uma Noite de Amor e Música - Rachel Cohn e David Levithan


Ficha Técnica

Título: Nick & Norah: Uma Noite de Amor e Música
Título Original: Nick and Norah’s Infinite Playlist
Autor: Rachel Cohn e David Levithan
ISBN: 978-85-01-08540-5
Páginas: 221
Ano: 2009
Tradutor: Ryta Vinagre
Editora: Galera Record


nick e norahO que pode acontecer quando dois adolescentes se conhecem por acaso em um caótico show de punk rock? Eles se apaixonam, é claro. Depois de um beijo, Nick e Norah vivem uma aventura pelos bastidores de NYC - um encontro repleto de alegria, ansiedade, confusão e entusiasmo, como deve ser a primeira vez.



Resenha

Um casal de jovens que são apaixonados por música, se conhecem em uma casa de shows na cidade mais populosa - e badalada - dos Estados Unidos. Nick é baixista de uma banda queercore (sub-gênero do punk rock que explora temática homosexual em suas letras), onde ele é o integrante não-gay do grupo. Já Norah é filha de um badalado produtor da indústria fonográfica e que está procurando seu lugar no mundo após se formar no ensino médio.

“Nick & Norah - Uma Noite de Amor e Música” é um livro gostoso e divertido de se ler. Os personagens principais - que logicamente dão nome ao livro - são apaixonantes, cada um de sua maneira. Em uma sacada genial, os autores Rachel e David dividem a escrita: ela escrevendo os capítulos de Norah, e ele, responsável por escrever os da perspectiva de Nick, fazendo com que cada um tenham traços diferentes e próprios, mas que se complementam.
Como confiança não é algo que simplesmente optamos por sentir, a gente não tem que pirar com o fato de ter de confiar em alguém. Agora mesmo estou pensando em dez coisas ao mesmo tempo, e pelo menos quatro delas têm a ver com você.
Pág. 82
Nick está se apresentando com sua banda na noite de NYC e Norah está no bar assistindo-o. Após o show, Nick se dirige ao bar e vê sua ex-namorada Tris, ao qual ele ainda têm sentimentos, e sem pensar, pergunta a menina que está sentada mais próxima dele se ela pode ser a sua namorada por cinco minutos. Durante esses poucos minutos, um beijo - bem do demorado - acontece, e é assim que a aventura de uma noite de Nick e Norah começa...

Nessa jornada por Nova York, o mais novo casal irá se deparar com oportunidade de assistir a um show surpresa da banda favorita de ambos, e assim embalar uma noitada carregada de muita música. Daí pra frente restará a eles irem se conhecendo e tentar descobrir se o falso namoro de 5 minutos têm futuro, já que aparentemente a única coisa em comum entre os dois é o gosto musical.
Aquela batida. Estamos nos movendo com a música enquanto permanecemos imóveis. Não estou me afundando na lama. Estou encontrando Norah. E ela está, sim, me encontrando. A multidão nos pressiona, o contrabaixo nos revela tudo e somos duas pessoas que fazem parte de um monte de gente, e ao mesmo tempo somos uma parte só nossa.
Pág. 100
O livro é divertido, romântico, engraçado e ainda têm espaço para pitadas mais quentes - quentes mesmo haha. Provavelmente se você nunca ouviu falar do livro, já ouviu ou assistiu ao filme estrelando Michael Cera (Juno) e Kat Dennings (2 Broke Girls). O filme é um pouco diferente do livro em algumas partes, por exemplo na adaptação é Norah quem pergunta a Nick se ele pode ser seu namorado de mentira. Para quem gosta de uma comédia romântica com muita música, o filme é super indicado.
Pela primeira vez no que me parece uma eternidade. Ela entrou pela porta e meu coração despencou. [...] Foi bem estranho que Norah soubesse quem eu era antes que eu soubesse quem ela era.
Pág. 163
“Nick & Norah - Uma Noite de Amor e Música” é um livro para jovem, escrito por autores competentes e que conhecem bem o universo ao qual estão narrando (desde as ruas da cidade até as bandas e canções citadas). Sua história é boa e a constução das personagens é o que realmente embala todo a obra, já que por ser narrado em pontos de vistas diferentes, cada capítulo consegue obter um universo particular. Um romance ideal para qualquer adolescente... e para os mais grandinhos também.


4 livros

Tácio
Comentários
5
Compartilhe

5 comentários:

  1. Oi Tácio assisti aio filme e pretendo ler o livro, principalmente depois da sua resenha, super legal que ficou com a capa do poster do filme,Nick & Norah realmente um casal natural com seus acertos e defeitos,as músicas no filme incríveis!
    Michael Cera e Kat Dennings di]ois atores da nova geração conquistando seu espaço no competitivo mundo de Hollywood!

    ResponderExcluir
  2. Eu já vi o filme e fiquei com muita curiosidade de ler o livro. Além disso só vi comentários positivos sobre ele. Fiquei curiosa com isso de cenas quentes, confesso que não esperava.

    ResponderExcluir
  3. Já vi o filme e adorei, principalmente porque os protagonistas mandam superbem (gosto muito deles). Tenho curiosidade de conferir o livro, mas não sei bem por que, só que tenho impressão de que este seria um caso em que o filme me agradaria mais que o livro. Não sei...

    Bjs, Livro Lab

    ResponderExcluir
  4. Realmente um livro com boa escrita e onde os autores conhecem o que estão escrevendo é muito gostoso de ler, amei a resenha, um romance tão bobo e tão forte, uma história de amor entre jovens, algo comum, mas que nesse livro parece ser tão perfeito... Amei!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oii!!! Mesmo sendo uma história bem construída, não consegui me interessar pelo livro! :/ Quem sabe assistindo ao filme antes eu possa me interessar pelo livro! ;) (sempre faço isso quando não gosto tanto do livro hehe)

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações