10 de jun de 2013


[Resenha] O Mistério da Estrela - Stardust - Neil Gaiman


Ficha Técnica

Título: O Mistério da Estrela - Stardust
Título Original: Stardust
Autor: Neil Gaiman
ISBN: 978-85-61384-35-7
Páginas: 268
Ano: 2008
Tradutor: Janaina Tokitaka
Editora: Rocco
estreaO jovem Tristan Thorn fará tudo para conquistar o coração frio da bela Victoria - até mesmo trazer a estrela que eles veem cair no céu. Mas para isso, ele deve entrar nas terras inexploradas do outro lado da velha barreira que cerca seu pequeno vilarejo. E além da segurança de Muralha, coisas estranhas podem acontecer a um rapaz determinado perseguindo o Desejo de seu Coração em um mundo mágico de maravilhas e perigos - onde tudo que pode ser imaginado pode ser encontrado.


Resenha

“Stardust” é uma história famosíssima. Escrita em 1999 por Neil Gaiman, conhecido por obras como “Coraline” (resenha) e “Os Lobos Dentro das Paredes”, virou filme em 2007 pela Paramount Pictures, tendo em seu elenco grandes nomes como Claire Danes, Michelle Pfeiffer, Robert De Niro e Ian McKellen.

O livro conta a história de Tristan Thorn e sua aventura após deixar sua cidade natal para ir em busca de uma estrela que caiu do céu. Tristan acredita que caso traga essa estrela para casa irá conseguir se casar com o amor de sua vida, Victoria, uma jovem que vive lhe esnobando.
Sem dúvida havia alguma coisa estranha com as estrelas. Talvez houvesse mais cor nelas, porque refulgiam como minúsculas pedras preciosas; talvez estivesse relacionado à quantidade de estrelinhas, às constelações. Havia um quê de estranho e maravilhoso nas estrelas.
Pág. 38/39
A história de “O Mistério da Estrela” começa muito antes de Tristan nascer. Gaiman primeiramente nos apresenta Muralha, uma pequena vila que seria fronteira entre a Inglaterra e a Terra Encantada, e ao personagem de Dunstan Thorn, o pai de Tristan. Desta forma descobrimos fatos importantes para o desenrolar da narrativa, mas que somente nós leitores teremos conhecimento durante muito tempo.

Anos depois dessa introdução, somos apresentados aos irmãos Primus, Tertius e Septimus, filhos do Senhor da Fortaleza das Tempestades que decidem também ir atrás da estrela que caiu. Antes de morrer, o Senhor incumbiu seus filhos de irem atrás de um medalhão ao qual ele jogou pela janela. Quem pegar o medalhão primeiro irá se tornar o novo Senhor da Fortaleza, porém o medalhão foi parar muito longe da Fortaleza, mas especificamente nas proximidades onde a estrela caiu.
– Só parando para dormir um homem poderia andar o tempo todo enquanto a lua se enchia e minguava acima dele meia dúzia de vezes, cruzando montanhas traiçoeiras e desertos escaldantes, antes de chegar ao lugar onde a estrela caiu.
Pág. 112
Ao encontrar a estrela, Tristan descobre que seu nome é Yvaine e que ela não irá cooperar com sua romântica missão, restando a Tristan acorrentá-la e levá-la a força. Na viagem de volta à Muralha, os dois se envolvem em situações de perigo e ao mesmo tempo repletas de magia, pois além dos irmãos da Fortaleza, a rainha das bruxa também está em busca da estrela.

Durante o livro iremos nos deliciar com árvores falantes, unicórnios, humanos que viram animais, barcos que voam nas nuvens, piratas que caçam relâmpagos, velas que ao serem queimadas são mais rápidas que carruagens, ou seja, é fantasia que não têm fim. E para conseguirem sobreviver por tantas provações, restará a Tristan e Yvaine se aliarem em uma tentativa de conseguirem sobreviver.
– Bem, você quer voltar, não quer? Lá para cima, para o céu. Para brilhar de novo à noite. Nós podemos tentar resolver isso. Ela olhou para ele e fez que não.
– Isso não acontece - explicou. – As estrelas caem. Elas não voltam para o seu lugar.
– Você poderia ser a primeira. - disse ele. – Só precisa acreditar.
Pág. 194
Quem ler o livro irá perceber como Neil Gaiman têm uma mente criativa. Sua história é um belíssimo conto de fadas, onde pequenos detalhes descritos e muita vezes indiferentes ao leitor irão se tornar mais à frente de grande importância para a conclusão do livro. A nível de curiosidade, “O Mistério da Estrela - Stardust” surgiu após Gaiman começar a escrever um romance chamado “Muralha” ao qual ele nunca terminou (no final do livro a parte escrita nos é disponibilizada).

Fica evidente como o autor foi influenciado por grandes escritores como C.S. Lewis, Lord Dunsany e Hope Mirrlees, ao qual o próprio Gaiman agradece ao final de sua obra. Para quem gosta desse tipo de leitura fantasiosa com cargas de romance e aventura, “Stardust” é uma boa pedida e o filme também é muito bom, valendo a pena assisti-lo.
 




 4 livros

Tácio
Comentários
8
Compartilhe

8 comentários:

  1. Adorei a ideia da história. Está faltando de um pouco de "conto de fadas" na minha estante. Acho que O Mistério da Estrela é uma ótima dica. Vou comprar!
    Xxxx

    ResponderExcluir
  2. Nossa, parece uma daquelas fantasias deliciosas de se ler. Fiquei super curiosa.
    Ainda não tinha ouvido falar sobre o livro.

    Bjok

    ResponderExcluir
  3. O filme é muito lindo!! Fiquei imaginando o livro agora, até então não sabia da existencia do livro! ;) beeijo

    ResponderExcluir
  4. consegui FINALMENTE comprar Stardust esse ano e logo logo eu vou ler. Sou apaixonada pela escrita do Gaiman e estou há anos atrás desse livro, depois de ter me apaixonado pelo filme =]
    ótima resenha!!

    beijocas
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já assisti o filme várias vezes, amei! Eu já tinha visto o livro mas nunca prestei atenção. Assim que puder irei compra-lo, pois ele me parece tão bom quanto o filme! :D

    ResponderExcluir
  6. Acredita que ainda não li nada do autor?! :/ E também não vi o filme! Agora que vi o trailer fiquei com muita vontade de ver o filme e também quero ler o livro! *-*
    Gosto bastante do gênero e essa fantasia parece ser uma história linda.

    ResponderExcluir
  7. Oi já li Coraline e assisti o filme Stardust mas,depois de sua resenha fiquei curiosa para ler o livro.
    Realmente o filme e bom e o elenco maravilhoso!

    ResponderExcluir
  8. Estou vendo o filme agora na gloobo.... muito bom. Eu acho que voi comprar o livro....

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações