20 de jun de 2013


[Resenha] Raiz-Forte: Verdades Amargas Que Você Não Pode Evitar - Lemony Snicket


Ficha Técnica

Título: Raiz-Forte: Verdades Amargas Que Você Não Pode Evitar
Título Original: Horseradish: Bitter Truths You Can’t Avoid
Autor: Lemony Snicket
ISBN: 978-85-359-1498-6
Páginas: 174
Ano: 2007
Tradutor: Ricardo Gouveia
Editora: Cia. das Letras


RAIZFORTE
Muitos livros de citações reúnem o espírito e a sabedoria de certos autores na esperança de inspirar o leitor ou a leitora em um momento crucial de sua vida. Raiz-forte, ao contrário, traz algumas verdades amargas - porém inescapáveis - retiradas da obra de Lemony Snicket, como: "O destino é como um estranho e impopular restaurante, cheio de garçons esquisitos trazendo coisas que você nunca pediu e de que nem sempre gosta". Divididas por temas - como família, trabalho, escola, assuntos do coração, entre outros -, essas citações, algumas extraídas dos livros da coleção Desventuras em Série, outras ainda não publicadas, pretendem lembrar ao leitor que mesmo a mais elevada das inspirações contém um lancinante e amargo cerne de desespero - e vice-versa.


Resenha

Lemony Snicket é bastante conhecido, ainda mais pelos leitores da Cia. das Letras. Ele é o autor do grande sucesso “Desventuras em Série” e que em “Raiz-Forte: Verdades Amargas Que Você Não Pode Evitar” traz não um romance, mas sim provérbios e filosofias.

Diferentemente de sua coleção infanto-juvenil, Snicket escreve um livro sem personagens, onde narra “verdades” amargas que são inevitáveis, sejam elas no campo da família, da escola, do trabalho, da literatura, da saúde, ou em outros tantos.
Há quem diga que a vida é como um livro, com capítulos para cada evento da sua vida e um número limitado de páginas nas quais você pode passar o seu tempo. Mas eu prefiro pensar que um livro é como uma vida, especialmente uma vida boa, que vale a pena passar a noite acordado para acabar.
Pág. 80
“Raiz-Forte” foi escrito segundo o autor para “inspirar um leitor ou uma leitora em um momento crucial de sua vida”. Com passagens retiradas das obras de Snicket, além de artigos nunca publicados por ele, o livro tenta evidenciar o lado agridoce das situações ao qual recorrentemente vivenciamos.
Na vida, uma das coisas mais difíceis em que pensar são os nossos arrependimentos. Alguma coisa acontece com você, e você faz a coisa errada, e durante anos depois disso você irá desejar ter feito algo diferente.
Pág. 99
Sendo capaz de lê-lo bem rápido, “Raiz-Forte” é uma leitura curiosa, sendo indicada principalmente para os fãs de Lemony Snicket, que não deixa de lado sua escrita ácida e divertida que conquistou vários jovens do mundo, inclusive eu, anos atrás com “Desventuras em Série”.

Várias passagens do livro, que chegam a lembrar Salmos bíblicos, são interessantíssimas e realmente verdadeiras no meu ponto de vista. Tenho certeza de quem for ler o livro, irá conseguir retirar bons pensamentos dele.
É difícil, ao se defrontar com uma situação que você não pode controlar, admitir que não dá para fazer nada.
Pág. 137

 3 livros

Tácio
Comentários
5
Compartilhe

5 comentários:

  1. Oi Tácio adoro o Blog pelas informações maravilhosa,de Snicket conheço os livros de sua coleção infanto-juvenil,não conhecia esse livro mas sempre que Vocês dão dicas de livros interessantes pesquiso depois para saber mais sobre o Autor e sua obra.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro do autor, mas adorei. Vou adicioná-lo na minha lista de desejados.
    Fico imaginando o trabalho que você teve para conseguir escolher quais quotes usar.

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nenhum livro do autor, mas sempre quis ler "Desventuras em Série", eu já assisti o filme, que é ótimo, mas não há nada como um bom livro. Quem sabe um dia eu chegue a ler "Raiz-Forte", pela resenha me pareceu um ótimo livro, e fiquei curioso para lê-lo, porque realmente existem "verdades amargas que a gente não pode evitar";

    ;)

    ResponderExcluir
  4. Aaaaaaa, já amei o livro só em ser de autoria do Lemony! Comecei a ler Desventuras em Série e a escrita dele é muito boa!!!

    ResponderExcluir
  5. Já faz um tempinho que eu meio que "mato" por esse livro, sabem? :) Kkkkkkkkk.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações