17 de jul de 2013


[Resenha] Harry Potter e o Cálice de Fogo - J.K. Rowling


Ficha Técnica

Título: Harry Potter e o Cálice de Fogo
Título Original: Harry Potter and the Goblet of Fire
Autor: J. K. Rowling
ISBN: 978-85-325-1252-6
Páginas: 536
Ano: 2001
Tradutor: Lia Wyler
Editora: Rocco

Harry-Potter--E-O-Calice-De-FogoVerão, Harry Potter, agora com 14 anos, sente sua cicatriz arder durante um sonho bastante real com Lord Voldemort, o qual não consegue esquecer; três dias depois, já em companhia da família Weasley, com quem foi passar o restante das férias, na final da Copa Mundial de Quadribol, os Comensais da Morte, seguidores de Você-Sabe-Quem, reaparecem e alguém conjura a Marca Negra – o sinal de Lord Voldemort – projetando-a no céu pela primeira vez em 13 anos, causando pânico na comunidade mágica. Será que o terrível bruxo está voltando? Tudo indica que sim... O ano letivo já começa agitado. Harry volta para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para cursar a quarta série. Acontecimentos inesperados – como, por exemplo, a presença de um novo professor de Defesa contra as Artes das Trevas e um evento extraordinário promovido na escola – alvoroçam os ânimos dos estudantes. Para surpresa de todos não haverá a tradicional Copa Anual de Quadribol entre Casas. Será substituída pelo Torneio Tribuxo, uma competição amistosa entre as três maiores escolas européias de bruxaria — Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang — que não se realizava havia um século. A competição é dividida em tarefas, cuja finalidade é testar a coragem, o poder de dedução, a perícia em magia e a capacidade de enfrentar o perigo dos campeões. Liderados pelo professor Dumbledore, os alunos de Hogwarts terão de demonstrar todas as habilidade mágicas e não-mágicas que vêm adquirindo ao longo de suas vidas. Apesar de alunos menores de 17 anos não poderem se inscrever no Torneio, inexplicavelmente Harry é escolhido pelo Cálice de Fogo, um grande copo de madeira toscamente talhado cheio até a borda com chamas branco-azuladas, para competir como um dos campeões de Hogwarts. Tendo a seu lado os fiéis amigos Rony Weasley, Hermione Granger e agora também o seu padrinho, o bruxo Sirius Black, que fugiu de Azkaban no ano anterior, o menino feiticeiro tentará escapar mais uma vez das armadilhas de Lord Voldemort. Além de todos os desafios, há feitiços a serem aprendidos, poções a serem preparadas e aulas de Adivinhação, entre outras, a serem assistidas, Harry terá que lidar ainda com os problemas comuns da adolescência: amor, amizade, aceitação e rejeição. Harry Potter é o tipo de livro que fascina, encanta, surpreende e prende a atenção até o último segundo. Uma série recomendada para todas as idades.

Resenha
 
Seguindo com o especial de resenhas da nossa série amada, hoje é o dia da resenha de Harry Potter e o Cálice de Fogo.
 
Não tenho como escolher entre os livros da série qual o melhor, mas sem dúvida Cálice de Fogo nos leva à um novo patamar na história.
Harry-Potter--E-A-Pedra-Filosofal331Como sempre, iniciamos a história nas férias de verão, onde Harry está com os Dursley e acorda sobressaltado em uma noite com sua cicatriz doendo profundamente após um sonho muito estranho. Nesse verão as coisas estão melhores para Harry. Ele vem “ameaçando” sutilmente os Dursley de que seu padrinho, o foragido que passou no noticiário dos trouxas, ficaria extremamente aborrecido se Harry não desse notícias ou se o informasse que não estava sendo bem tratado pelos Dursley. Sendo assim, Harry conseguiu se comunicar com Sirius, Hagrid, Rony e Hermione, além de lhes pedir socorro quando sua Tia Petúnia instituiu um regime para todos em casa por causa do recado que recebeu da escola de Duda.

camara-secreta31
Outra vantagem que Harry tirou de seu parentesco com Sirius, foi conseguir permissão dos Dursley para passar o resto das férias com os Wesley e ir à final da Copa Mundial de Quadribol. Um evento enorme que envolve bruxos de diversos países e um esforço enorme do Ministério da Magia para não ser percebido pelos trouxas. Porém, nesse dia, após a final entre a Irlanda e a Bulgária, um grupo de Comensais da Morte que não foram presos em Azkaban resolveram se “divertir” as custas da família de trouxas da região onde estavam acampados para a Copa. Aliada à grande confusão causada por esse grupo, a Marca Negra foi conjurada no céu do evento, levando os espectadores do evento ao desespero, pois, nos temos de Voldemort a Marca Negra no céu significava morte. Passado o susto, Harry passa o restante das férias na TOCA.

Pisioneiro3De volta à Hogwarts, Harry, Rony e Hermione descobrem que a escola sediará o Torneio Tribruxo, um evento entre as três maiores escolas de Magia da Europa e que não acontece há vários anos devido a alta taxa de mortalidade que o evento vinha obtendo. Para competir com Hogwarts, alguns estudantes das escolas Beauxbatons e Durmstrang ficam hospedados no castelo para as três provas que acontecerão durante o ano letivo. Um campeão de cada escola, com idade a partir de 17 anos, deve ser escolhido pelo Cálice de Fogo para representá-la na competição. Porém, após um erro enorme Harry também é escolhido para participar da competição e como uma vez escolhido pelo Cálice, o campeão fica preso por um ato contratual mágico, não há outra solução para ele a não ser competir.

Competindo em pé de desigualdade pelo fato de seus concorrentes, Fleur Delacour (Beauxbatons), Vítor Krum (Durmstrang e famoso apanhador do time da Bulgária) e Cedrico Diggory (Lufa-Lufa) têm três anos a mais de estudo em magia Harry ainda contava com a falta de apoio dos estudantes de Hogwarts, principalmente os estudantes da Lufa-Lufa, que até então viviam em harmonia com a Grifinória.

Com três provas difíceis durante o ano, os campeões foram dispensados dos exames finais, porém Harry ainda tinha muita coisa para se preocupar, afinal: quem colocara seu nome no Cálice de Fogo? Por quê? O que significava a dor em sua cicatriz? E seus sonhos com Voldemort, o que significam? Estaria Voldemort ficando mais forte e tentando voltar ao poder?

Muitas perguntas e algumas respostas. Novas descobertas sobre o fascinante mundo da magia, sobre o passado e sem dúvida o início de tempos muito difíceis para todos.

Sem dúvida mais um livro da série que vale a pena conferir!! Até a próxima resenha da série!




5-livros_thumb_thumb_thumb
Comentários
5
Compartilhe

5 comentários:

  1. Esse é um dos livros da série que tenho medo de ler, pq eu chorei muito vendo o filme. E como os livros são sempre mais intensos acho que vou chorar mais ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa vc só viu o filme? Meu, leia o livro... o filme é MEDIOCRE perto do livro... Quando digo MEDIOCRE é com todas as letras, TUDO! Pior filme do Harry Potter...

      Excluir
    2. Leio livro, super recomendo, recomendo ler todos na verdade... Harry Potter e de longe a melhor saga e a pior adaptação para mim foi o Enigma do Príncipe (6º filme) foi decepcionante :'(

      Excluir
  2. Esse é o filme que eu mais lembro. Vendo o trailer deu vontade de assistir de novo.

    ResponderExcluir
  3. O filme mais legal da série harry potter.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações