
Ficha Técnica
Título: Harry Potter e o Cálice de Fogo
Título Original: Harry Potter and the Goblet of Fire
Autor: J. K. Rowling
ISBN: 978-85-325-1252-6
Páginas: 536
Ano: 2001
Tradutor: Lia Wyler
Editora: Rocco
Verão, Harry Potter, agora com 14 anos, sente sua cicatriz arder durante um sonho bastante real com Lord Voldemort, o qual não consegue esquecer; três dias depois, já em companhia da família Weasley, com quem foi passar o restante das férias, na final da Copa Mundial de Quadribol, os Comensais da Morte, seguidores de Você-Sabe-Quem, reaparecem e alguém conjura a Marca Negra – o sinal de Lord Voldemort – projetando-a no céu pela primeira vez em 13 anos, causando pânico na comunidade mágica. Será que o terrível bruxo está voltando? Tudo indica que sim... O ano letivo já começa agitado. Harry volta para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para cursar a quarta série. Acontecimentos inesperados – como, por exemplo, a presença de um novo professor de Defesa contra as Artes das Trevas e um evento extraordinário promovido na escola – alvoroçam os ânimos dos estudantes. Para surpresa de todos não haverá a tradicional Copa Anual de Quadribol entre Casas. Será substituída pelo Torneio Tribuxo, uma competição amistosa entre as três maiores escolas européias de bruxaria — Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang — que não se realizava havia um século. A competição é dividida em tarefas, cuja finalidade é testar a coragem, o poder de dedução, a perícia em magia e a capacidade de enfrentar o perigo dos campeões. Liderados pelo professor Dumbledore, os alunos de Hogwarts terão de demonstrar todas as habilidade mágicas e não-mágicas que vêm adquirindo ao longo de suas vidas. Apesar de alunos menores de 17 anos não poderem se inscrever no Torneio, inexplicavelmente Harry é escolhido pelo Cálice de Fogo, um grande copo de madeira toscamente talhado cheio até a borda com chamas branco-azuladas, para competir como um dos campeões de Hogwarts. Tendo a seu lado os fiéis amigos Rony Weasley, Hermione Granger e agora também o seu padrinho, o bruxo Sirius Black, que fugiu de Azkaban no ano anterior, o menino feiticeiro tentará escapar mais uma vez das armadilhas de Lord Voldemort. Além de todos os desafios, há feitiços a serem aprendidos, poções a serem preparadas e aulas de Adivinhação, entre outras, a serem assistidas, Harry terá que lidar ainda com os problemas comuns da adolescência: amor, amizade, aceitação e rejeição. Harry Potter é o tipo de livro que fascina, encanta, surpreende e prende a atenção até o último segundo. Uma série recomendada para todas as idades.
Resenha
Seguindo com o especial de resenhas da nossa série amada, hoje é o dia da resenha de Harry Potter e o Cálice de Fogo.
Não tenho como escolher entre os livros da série qual o melhor, mas sem dúvida Cálice de Fogo nos leva à um novo patamar na história.


Outra vantagem que Harry tirou de seu parentesco com Sirius, foi conseguir permissão dos Dursley para passar o resto das férias com os Wesley e ir à final da Copa Mundial de Quadribol. Um evento enorme que envolve bruxos de diversos países e um esforço enorme do Ministério da Magia para não ser percebido pelos trouxas. Porém, nesse dia, após a final entre a Irlanda e a Bulgária, um grupo de Comensais da Morte que não foram presos em Azkaban resolveram se “divertir” as custas da família de trouxas da região onde estavam acampados para a Copa. Aliada à grande confusão causada por esse grupo, a Marca Negra foi conjurada no céu do evento, levando os espectadores do evento ao desespero, pois, nos temos de Voldemort a Marca Negra no céu significava morte. Passado o susto, Harry passa o restante das férias na TOCA.

Competindo em pé de desigualdade pelo fato de seus concorrentes, Fleur Delacour (Beauxbatons), Vítor Krum (Durmstrang e famoso apanhador do time da Bulgária) e Cedrico Diggory (Lufa-Lufa) têm três anos a mais de estudo em magia Harry ainda contava com a falta de apoio dos estudantes de Hogwarts, principalmente os estudantes da Lufa-Lufa, que até então viviam em harmonia com a Grifinória.
Com três provas difíceis durante o ano, os campeões foram dispensados dos exames finais, porém Harry ainda tinha muita coisa para se preocupar, afinal: quem colocara seu nome no Cálice de Fogo? Por quê? O que significava a dor em sua cicatriz? E seus sonhos com Voldemort, o que significam? Estaria Voldemort ficando mais forte e tentando voltar ao poder?
Muitas perguntas e algumas respostas. Novas descobertas sobre o fascinante mundo da magia, sobre o passado e sem dúvida o início de tempos muito difíceis para todos.
Sem dúvida mais um livro da série que vale a pena conferir!! Até a próxima resenha da série! ♥♥♥

Esse é um dos livros da série que tenho medo de ler, pq eu chorei muito vendo o filme. E como os livros são sempre mais intensos acho que vou chorar mais ainda.
ResponderExcluirnossa vc só viu o filme? Meu, leia o livro... o filme é MEDIOCRE perto do livro... Quando digo MEDIOCRE é com todas as letras, TUDO! Pior filme do Harry Potter...
ExcluirLeio livro, super recomendo, recomendo ler todos na verdade... Harry Potter e de longe a melhor saga e a pior adaptação para mim foi o Enigma do Príncipe (6º filme) foi decepcionante :'(
ExcluirEsse é o filme que eu mais lembro. Vendo o trailer deu vontade de assistir de novo.
ResponderExcluirO filme mais legal da série harry potter.
ResponderExcluir