29 de jul de 2013


[Resenha] O Manual do Bruxo - Allan Zola Kronzek e Elizabeth Kronzek


Ficha Técnica

Título: O Manual do Bruxo
Título Original: The Sorcerer’s Companion
Autor: Allan Zola Kronzek e Elizabeth Kronzek
ISBN: 85-7542-069-0
Páginas: 302
Ano: 2003
Tradutor: Rubens Figueiredo e Sabrina Ricci Netto
Editora: Sextante

clip_image001O manual do bruxo dá ao leitor curioso chance de pesquisar qualquer coisa mágica que apareça nos primeiros quatro livros de Harry Potter. Poções e encantos, gigantes e dragões, caldeirões e bolas de cristal - todos têm histórias fascinantes com raízes em lendas, na literatura ou em fatos reais.



Resenha


O Manual do Bruxo – um dicionário do mundo mágico de Harry Potter é um livro que, através de uma divisão como dicionário, aborda a origem de alguns termos vistos nos quatro primeiros livros da série Harry Potter. Mostra a origem desses termos, como nasceram as lendas que cercam os bruxos.
 
Como todos nós sabemos, o mundo de Harry Potter foi criado pela genial J.K. Rowling e esta se inspirou, principalmente, na mitologia grega e romana em muitas das passagens de seus sete livros. Claro, adaptando para o universo de Harry Potter. Adaptando para a sua proposta de história.
 
O Manual do Bruxo conta o Histórico, todo organizado em ordem alfabética. De como nasceu a lenda dos bruxos, quem foi o verdadeiro Nicholas Flamel, informações sobre as veelas, basilisco e outras criaturas da mitologia grega e romana.
 
Adorei o livro! Sou apaixonada por História, e apesar de levar o nome de Manual, na verdade ele é um passeio por trás de todos os conceitos que vimos nos quatro primeiros livros da série. É um apanhado interessante sobre quando nasceu a Herbologia ou a leitura da sorte nas folhas de chá, por exemplo. É interessante, para quem adora saber quando foi a primeira vez que surgiu o termo “bruxo” e como classificavam estas pessoas.
 
Enquanto lia, lembrei-me de outro livro que li em 2011: O Guia de Vampiros para Mulheres. Assim como O Manual do Bruxo, O Guia perpassa por todo o histórico dos Vampiros. Como nasceu a lenda desses seres sobrenaturais. Comprei achando que seria um livro engraçado, de uma possível adolescente contando como se livrar de um vampiro, ou como se envolver com um, e fiquei surpresa por não se tratar disso. E feliz porque é infinitamente melhor do que eu imaginava.
 
Algumas pessoas não gostam muito de O Manual do Bruxo e criei uma justificativa para isso: não é o que elas imaginavam. Manual não te dá um apanhado do histórico de absolutamente nada, ele te ensina a fazer algo. E no livro tem poucos capítulos que te ensinam a fazer algo relacionado ao mundo mágico de Harry Potter.
 
Capítulos favoritos são de Aritmancia, Quiromancia e Runas. São capítulos interessantíssimos, assim como todo o livro. Mas neles a gente pode interagir um pouco mais. Em Aritmancia, o leitor através das letras do seu nome e os números correspondentes a essas letras, pode achar o Número do Caráter, o Número do Coração e o Número Social. Fiquei enlouquecida igual a Hermione, quero Aritmancia na minha grade da faculdade haha Quiromancia é a leitura do futuro a partir das linhas da mão. Runas é ainda mais encantador. Segue algumas fotos desses três Capítulos.
   
     IMG_6568IMG_6569IMG_6570

Recomendo o livro a todos que gostam de História, que querem descobrir onde surgiram todos aqueles conceitos vistos nos quatro primeiros livros de J.K. Fico triste por esse livro, em português, estar em falta nas livrarias. Adquiri o meu após uma troca no skoob. E olha, tem mais gente querendo trocar! Então vocês que querem esse livro, corram lá no skoob e procurem por ele. E andei pesquisando, na Livraria Saraiva e Livraria Cultura, tem esse livro em inglês ( The Sorcerer’s Companion).
 
5-livros_thumb_thumb_thumb_thumb_thu[2]

 


Auri Vilas-Bôas

Comentários
2
Compartilhe

2 comentários:

  1. Não sabia da existência desse livro. Achei incrível a ideia, é um ótimo complemento para quem leu a série e quer entender melhor esse universo.

    ResponderExcluir
  2. Que legal, deve ser um prato cheio pra quem leu. Muito boa a ideia.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações