15 de jul de 2013


[Resenha] Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas? - Lemony Snicket


Ficha Técnica

Título: Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas?
Título Original: Who Could That be at This Hour?
Autor: Lemony Snicket
ISBN: 978-85-65765-04-6
Páginas: 237
Ano: 2013
Ilustração: Seth
Tradutor: André Czarnobai
Editora: Seguinte

quem poderiaEm uma cidade decadente, onde se criam polvos para a produção de tinta, onde há uma floresta de algas marinhas e onde um dia funcionou uma redação de jornal em um farol, um jovem Lemony Snicket começa o seu aprendizado em uma organização misteriosa. Ele vai atender seu primeiro cliente e tentar solucionar o seu primeiro crime, aos comandos de uma tutora que chama carro de “esportivo” e assina bilhetes secretos. Lá, ele vai cair na árvore errada, vai entrar no portão errado, destruir a biblioteca errada, e encontrar as respostas erradas para as perguntas erradas - que nunca deveriam ter passado pela cabeça dele. Ele escreveu um relato sobre tudo o que se passou, que não deveria ser publicado, em quatro volumes que não deveriam ser lidos. Este é o primeiro deles.


Resenha

A maioria de vocês já devem ter ouvido falar no Lemony Snicket. Ele é autor do grande sucesso literário “Desventuras em Série”, publicado no Brasil pela Cia. das Letras. Para quem leu a série sobre os irmãos Baudelaire ou somente viu o filme baseado na obra, sabe da grande importância do escritor na história, além de tê-la escrito obviamente. Em “Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas?”, primeiro livro da série “Só Perguntas Erradas”, Lemony Snicket é o personagem principal, porém em uma versão mais jovem.

Começamos a história com o pequeno Lemony nos seus quase treze anos e recém formado, se preparando para ingressar em uma nova escola. Misteriosamente uma mulher surge em seu caminho e lhe entrega um enigmático bilhete. Essa mulher é S. Theodora Markson, agente de uma organização secreta que está recrutando Snicket para se juntar a uma missão, fazendo dele o seu mais novo aprendiz. Desta forma, as aventuras e perguntas erradas de Lemony começam, rumo ao vilarejo de Manchado-pelo-mar, onde um artefato bastante valioso foi roubado.
Eu tinha quase treze anos e estava errado. Sobre tudo. Eu deveria ter feito a pergunta: ‘Por que alguém diria que roubaram uma coisa que nunca foi sua, pra começar?’. Em vez disso, fiz a pergunta errada – quatro perguntas erradas, mais ou menos. Esta é a história da primeira delas.
Pág. 13
Nesse vilarejo, o jovem Snicket e Theodora irão buscar pistas para tentar descobrir o paradeiro da Fera Ressonante, uma estatueta que está há várias gerações com a família Sallis e que vale uma grande quantia em dinheiro. Restará então à nossos heróis investigar os habitantes de Manchado-pelo-mar – que aparentemente está abandonada – principalmente a família Mallahan, que sempre almejaram em ter em suas mãos a pequena obra de arte.

É possível perceber várias relações entre “Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas?” e “Desventuras em Série”. Lemony Snicket continua usando e abusando de suas sacadas ácidas, de seu humor irônico, usando palavras rebuscadas, além do seu fascínio pelo número 13 e paixão pelas bibliotecas. Para mim isso é maravilhoso, já li anteriormente livros do daniel Handler (que usa o pseudônimo Lemony Snicket, pra quem não sabe), e senti falta dessa escrita mais inteligente e humorada.
Peguei um livro que não ajudou a acalmar meus nervos. [...] Era mais interessante pensar no roubo de uma estatueta e depois na fuga descendo a colina pendurado em uma boça bem longe do chão. ‘Interessante’ é uma palavra que, neste contexto, quer dizer que aquilo me deixava nervoso.
Pág. 113
Se apropriando de uma fórmula antiga, porém com uma história fresca e introduzindo novos personagens, Snicket consegue nos entregar um livro divertido e bem descontraído, se tornando assim um pre-sequel de “Desventuras em Série”, não sendo necessário ter lido estes livros para entender essa nova série. Quatro volumes farão parte dessa coleção, e o segundo intitulado "Quando Você a Viu Pela Última Vez?", têm o lançamento previsto para Outubro deste ano aqui no Brasil.




4 livros


Tácio
Comentários
5
Compartilhe

5 comentários:

  1. Estou louca para ler Desventuras em Série e agora estou desejando Quem Poderia Ser Um Hora. Já ouvi falar muito bem do autor e parece que ele utiliza o tipo de escrita que eu gosto, com humor irônico e ácido.
    Xxxx

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li nada do autor, mas morro de vontade de conhecer Desventuras em série. Adorei a ideia desse livro e pelo autor imagino que deve ser ótimo. Já esta nos meus desejados.

    ResponderExcluir
  3. Caramba eu não tinha visto esse trailer! que genial *-*
    Querendo MUITO este livro agora !
    Nada de histórias infantis, mas sim intrigante eu gosto disso *-*

    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Morro de vontade de ler “Desventuras em Série”, e agora já estou desejando"“Desventuras em Série”?" também. Ainda não li nada do autor, mas parece que ele tem uma escrita que eu vou gostar :)

    ResponderExcluir
  5. Eu li "Desventuras Em Séries" até Pantano de Sangue, lendo a resenha me deu vontade de voltar a ler Lemony!!! Adorei o título da livro e a história me agradou muito =]]

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações