27 de jul de 2013


[Resenha] Condenada - Chuck Palahniuk


Ficha Técnica

Título: Condenada
Título Original: Damned
Autor: Chuck Palahniuk
ISBN: 9788580448214
Páginas: 229
Ano: 2013
Tradutor: Santiago Nazarian
Editora: LeYa


condenadaA filha de uma estrela de cinema narcisista e de um bilionário, Madison, é abandonada em uma escola interna na Suíça durante o Natal enquanto seus pais estão divulgando seus novos projetos e adotando mais órfãos. Ela morre de uma overdose de maconha – e a próxima coisa que sabe é que está no inferno. Madison compartilha sua cela com um grupo heterogêneo de jovens pecadores que é quase bom demais para ser verdade: uma líder de torcida, um atleta, um nerd, e um punk, unidos pelo destino para formar a versão “six-feet-under” do filme favorito de todos. Madison e seus amigos caminham através do Deserto de Caspas e escalam a Montanha Traiçoeira de Unhas para enfrentar Satanás em sua cidadela. Todos os doces, que servem como moeda no inferno, não poderão comprá-los.


Resenha

Madison Spencer é uma menina de treze anos, seus pais são ricos e famosos, ela estuda em um internato nos alpes suiços e sua família têm mansões espalhadas pelos quatro cantos do mundo. Aparentemente a vida de Madison é maravilhosa e de dar inveja, mas existe um problema: Madison está morta.

Maddy acorda em uma cela suja do Inferno após morrer devido a uma overdose de maconha. Lá ela conhece algumas pessoas, cada uma com seus motivos para estarem no submundo, e rapidamente eles se tornam amigos. Desta forma Madison é levada para conhecer melhor o inferno, e quem sabe talvez, encontrar Satã, aquele a quem a menina está mais ansiosa para ver.
Estar morto é a própria essência de viajar com pouca bagagem. Estar morto-morto significa continuidade, 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano... para sempre
Pág. 06
O restante do livro irá nos mostrar como é o inferno, como é viver nele e quem são as pessoas que estão lá. Intercalando com essa narrativa, Maddy irá aos poucos contando pequenos fatos de sua vida quando ela ainda era viva, permitindo ao leitor conhecer e entender fatos decisivos que acarretaram o seu óbito.

“Condenada” foi escrito por Chuck Palahniuk, autor de “Clube da Luta”, e faz parte de uma trilogia. O segundo volume intitulado “Doomed” têm o lançamento marcado para 8 de Outubro nos Estados Unidos.


Capa norte-americana de “Doomed”, sequência de “Condenada”
Não, não é justo. mas o que faz a Terra se parecer com o Inferno é a expectativa de que se pareça com o Paraíso. A Terra é a Terra. Morto é morto. Você mesmo vai descobrir daqui a pouco. Não vai ajudar em nada ficar todo amuado.
Pág. 9
Palahniuk cria um Inferno nunca antes visto. As chamas alaranjadas estão lá, nuvens brancas de vapor e escuras de fumaça também, mas outras coisas preenchem essa atmosfera: Lago de Vômito, Rio de Saliva Quente, Lago de Merda, Grandes Planícies de Caco de Vidro, Pântano de Abortos dos Semiformados, Mar dos Insetos e até o Grande Oceano de Esperma Desperdiçado.

“Condenada” têm uma pegada bem engraçada, mas é uma graça elaborada, inteligente que realmente dá gosto de rir.  Por exemplo, depois que você para no Inferno, têm duas opções de trabalho: 1) Trabalhar como publicitarista pornô (aquelas janelas pop-ups com sei lá quem na cam ou no bate-papo lhe chamando) ou 2) Telemarketing.
Está aí, Satã? Sou eu, Madison. Não considere o que tenho a dizer como bronca. Por favor, tome o que estou prestes a falar como um retorno estritamente construtivo. Pelo lado positivo, você tem cuidado de um dos maiores e mais bem-sucedidos empreendimentos da história da... bem, da história. Conseguiu fazer crescer sua fatia de mercado apesar da competição opressora de um competidor direto e onipotente. Você é sinônimo de tormento e sofrimento. Mesmo assim, se puder ser bem honesta, seu nível de serviço ao consumidor é um saco.
Pág. 73
Outro fato importante sobre o Inferno é que ele é responsável por 85% do total do conteúdo obsceno da internet, além disso cada ser humano não pode buzinar mais do que quinhentas vezes durante a vida toda. Caso alguém disser porra pela 701ª vez, peidar em três elevadores diferentes ou mijar em duas piscinas durante a vida será enviado diretamente as terras de Satá assim que bater as botas. Ou seja, por essas e outras, praticamente 100% da população estaria com passagens garantidas para as trevas.

Para quem gosta de uma leitura com um tom sarcástico, humor inteligente e personagens fora do comum, o livro de Chuck Palahniuk é a escolha certa. “Condenada” têm um ritmo bom, uma narrativa que flui e que consegue prender o leitor. Entretenimento garantido sem precisar sair de casa, quer dizer, do Inferno.
Por mais desagradável que a morte pareça, o lado bom é que você só passa por isso uma vez. Depois, a dor some. A lembrança pode ser terrivelmente traumática, mas é só isso: uma lembrança. Ninguém vai pedir bis a você. A não ser, provavelmente, que você seja um hindu.
Pág. 144
 


4-livros_thumb

Tácio
Comentários
5
Compartilhe

5 comentários:

  1. Nossa se for assim minha estadia no inferno tá quase garantida haha! Parece ser bem engraçado mesmo, fiquei com vontade de ler.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Nossa o livro parece ser muito bom, amei a resenha!!!!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro. Eu ri com os motivos para ir para o inferno, se for assim todo mundo vai ter a passagem garantida antes dos 20 anos rsrs

    ResponderExcluir
  4. Obra de arte!!!! Original, crítico e cômico, uma obra genial!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações