
Ficha Técnica
Título: Condenada
Título Original: Damned
Autor: Chuck Palahniuk
ISBN: 9788580448214
Páginas: 229
Ano: 2013
Tradutor: Santiago Nazarian
Editora: LeYa
A filha de uma estrela de cinema narcisista e de um bilionário, Madison, é abandonada em uma escola interna na Suíça durante o Natal enquanto seus pais estão divulgando seus novos projetos e adotando mais órfãos. Ela morre de uma overdose de maconha – e a próxima coisa que sabe é que está no inferno. Madison compartilha sua cela com um grupo heterogêneo de jovens pecadores que é quase bom demais para ser verdade: uma líder de torcida, um atleta, um nerd, e um punk, unidos pelo destino para formar a versão “six-feet-under” do filme favorito de todos. Madison e seus amigos caminham através do Deserto de Caspas e escalam a Montanha Traiçoeira de Unhas para enfrentar Satanás em sua cidadela. Todos os doces, que servem como moeda no inferno, não poderão comprá-los.
Resenha
Madison Spencer é uma menina de treze anos, seus pais são ricos e famosos, ela estuda em um internato nos alpes suiços e sua família têm mansões espalhadas pelos quatro cantos do mundo. Aparentemente a vida de Madison é maravilhosa e de dar inveja, mas existe um problema: Madison está morta.
Maddy acorda em uma cela suja do Inferno após morrer devido a uma overdose de maconha. Lá ela conhece algumas pessoas, cada uma com seus motivos para estarem no submundo, e rapidamente eles se tornam amigos. Desta forma Madison é levada para conhecer melhor o inferno, e quem sabe talvez, encontrar Satã, aquele a quem a menina está mais ansiosa para ver.
Estar morto é a própria essência de viajar com pouca bagagem. Estar morto-morto significa continuidade, 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano... para sempreO restante do livro irá nos mostrar como é o inferno, como é viver nele e quem são as pessoas que estão lá. Intercalando com essa narrativa, Maddy irá aos poucos contando pequenos fatos de sua vida quando ela ainda era viva, permitindo ao leitor conhecer e entender fatos decisivos que acarretaram o seu óbito.
Pág. 06
“Condenada” foi escrito por Chuck Palahniuk, autor de “Clube da Luta”, e faz parte de uma trilogia. O segundo volume intitulado “Doomed” têm o lançamento marcado para 8 de Outubro nos Estados Unidos.
Capa norte-americana de “Doomed”, sequência de “Condenada”
Não, não é justo. mas o que faz a Terra se parecer com o Inferno é a expectativa de que se pareça com o Paraíso. A Terra é a Terra. Morto é morto. Você mesmo vai descobrir daqui a pouco. Não vai ajudar em nada ficar todo amuado.Palahniuk cria um Inferno nunca antes visto. As chamas alaranjadas estão lá, nuvens brancas de vapor e escuras de fumaça também, mas outras coisas preenchem essa atmosfera: Lago de Vômito, Rio de Saliva Quente, Lago de Merda, Grandes Planícies de Caco de Vidro, Pântano de Abortos dos Semiformados, Mar dos Insetos e até o Grande Oceano de Esperma Desperdiçado.
Pág. 9
“Condenada” têm uma pegada bem engraçada, mas é uma graça elaborada, inteligente que realmente dá gosto de rir. Por exemplo, depois que você para no Inferno, têm duas opções de trabalho: 1) Trabalhar como publicitarista pornô (aquelas janelas pop-ups com sei lá quem na cam ou no bate-papo lhe chamando) ou 2) Telemarketing.
Está aí, Satã? Sou eu, Madison. Não considere o que tenho a dizer como bronca. Por favor, tome o que estou prestes a falar como um retorno estritamente construtivo. Pelo lado positivo, você tem cuidado de um dos maiores e mais bem-sucedidos empreendimentos da história da... bem, da história. Conseguiu fazer crescer sua fatia de mercado apesar da competição opressora de um competidor direto e onipotente. Você é sinônimo de tormento e sofrimento. Mesmo assim, se puder ser bem honesta, seu nível de serviço ao consumidor é um saco.Outro fato importante sobre o Inferno é que ele é responsável por 85% do total do conteúdo obsceno da internet, além disso cada ser humano não pode buzinar mais do que quinhentas vezes durante a vida toda. Caso alguém disser porra pela 701ª vez, peidar em três elevadores diferentes ou mijar em duas piscinas durante a vida será enviado diretamente as terras de Satá assim que bater as botas. Ou seja, por essas e outras, praticamente 100% da população estaria com passagens garantidas para as trevas.
Pág. 73
Para quem gosta de uma leitura com um tom sarcástico, humor inteligente e personagens fora do comum, o livro de Chuck Palahniuk é a escolha certa. “Condenada” têm um ritmo bom, uma narrativa que flui e que consegue prender o leitor. Entretenimento garantido sem precisar sair de casa, quer dizer, do Inferno.
Por mais desagradável que a morte pareça, o lado bom é que você só passa por isso uma vez. Depois, a dor some. A lembrança pode ser terrivelmente traumática, mas é só isso: uma lembrança. Ninguém vai pedir bis a você. A não ser, provavelmente, que você seja um hindu.
Pág. 144

Tácio
Nossa se for assim minha estadia no inferno tá quase garantida haha! Parece ser bem engraçado mesmo, fiquei com vontade de ler.
ResponderExcluirBeijos :)
Nossa o livro parece ser muito bom, amei a resenha!!!!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro. Eu ri com os motivos para ir para o inferno, se for assim todo mundo vai ter a passagem garantida antes dos 20 anos rsrs
ResponderExcluirA leitura é Ótima. Amei...
ResponderExcluirObra de arte!!!! Original, crítico e cômico, uma obra genial!
ResponderExcluir