Ficha Técnica
Título: Como Eu era antes de você
Título Original: Me Before You
Autor: Jojo Moyes
ISBN: 978-85-8057-329-9
Páginas: 320
Ano: 2013
Tradutor: Beatriz Horta
Editora: Intrínseca
Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.
Resenha
![selo_blogparceiro_2013.1_thumb132122[1] selo_blogparceiro_2013.1_thumb132122[1]](http://lh3.ggpht.com/-Zk0r4_2aPf4/UjjfSwKzcBI/AAAAAAAAOHQ/QEUybL7geS8/selo_blogparceiro_2013.1_thumb132122%25255B1%25255D%25255B2%25255D.jpg?imgmax=800)
Lou não tinha experiência alguma em cuidadora de tetraplégicos e não sabia como lidar com Will. Vejam bem, ele não dava abertura para a coitada! Só a destratava, mesmo que ela só fizesse tudo para agradá-lo e nas melhores intenções. Ao decorrer da história, o leitor entende mais as razões para esse comportamento hostil. Will só queria que parassem de tratá-lo como criança, já que para ele que sempre foi um ativo era complicado não poder mais fazer suas atividades de antes. E foi entendendo isso que Lou conquistou o nosso inteligente mal-humorado. Ela o confrontou e ganhou a sua admiração e respeito.
Aparentemente, a expressão de Will Traynor não se alterou muito, mas acho que vi espanto ali, como se não estivesse acostumado a ter alguém discordando dele.Então aos poucos a Abelha Atarefada vai conseguindo que Will consiga sorrir, algo muito difícil desde o acidente. Ela descobre um segredo grave envolvendo a família de Will e o próprio, um segredo que traria “alívio” para o protagonista e tristeza para os demais. Vendo essa situação, Lou se sente determinada a reverter essa possível decisão de seu patrão.
Pág. 57
Às vezes Clark, você é a única coisa que me dá vontade de levantar da cama.A partir daí, o desenrolar do livro se ambienta na casa de Lou, em seu trabalho ajudando Will, no convívio com seu namorado Patrick, a sua relação com seus familiares. A obra de Jojo Moyes é forte, real. Uma história sobre coragem, força de vontade, aprendizado, perdas e amor. Triste ao final, mas como disse, é real. Então por isso, esperava que o desfecho fosse assim, triste. Foi um livro que me cativou, e pensei muito nele após a leitura. Faz-te questionar sobre a vida, o que nós deixamos passar e aquilo que não fazemos por medo. Os personagens são tão reais e complexos como nós. Cheios de preocupações, problemas, de afazeres e conseguem – a sua maneira – serem felizes e encontrar motivos para sorrir em pequenas coisas. Recomendo essa história com tantos sentimentos, com tanta verdade e com tanto amor.
– Então vamos para algum lugar. As palavras saíram da minha boca antes que eu percebesse o que queria dizer.
Pág. 236
Você está marcada no meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou com suas roupas ridículas, suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente. Você mudou a minha vida muito mais do que esse dinheiro vai mudar a sua.

Só de ler esse último parágrafo já fiquei emocionada. É uma das leituras que preciso fazer, já está a tempo para ser lido e não tive ainda como. Mas farei.
ResponderExcluirVi esse livro na bienal, mas deixei de comprar por falta de indicação e tal. Mas percebi que foi um erro, parece ser muito bom. Gosto de histórias realistas, que faz refletir, que mostra que a vida não é um conto de fadas!
ResponderExcluirJá ta na minha lista!
Oi Auri!
ResponderExcluirEsse livro é mesmo cativante, emocionante, pleno de sentimentos e amor.
Um livro que promove a reflexão e cumpre seu papel com encanto e magia.
bjs
Eu imagina esse livro bem diferente... Pensava que era mais focado nela e no Patrick. Mas parece ser emocionante, fiquei com muita vontade de ler-lo.
ResponderExcluirBeijos :)
Oi Auri, li e me emocienei demais com esse livro.
ResponderExcluirMuito forte e nos faz pensar na questão da escolha, juro que preferia um final diferente mas entendi os pontos colocados no livro e 'aceitei' o seu final.
Passei alguns dias com ressaca literária desse livro
N qria abandonar a história!
Heheheheheheehe
Bjooooos
muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br
Eu nunca tinha ouvido falar do livro, mas adorei sua resenha *-*
ResponderExcluirParece ser muito emocionante (certeza que vou sair chorando hahahaha)
Obrigada pela dica
Beijo
Uau. Essa última frase mexeu comigo, fiquei desesperada para ler esse livro. A primeira vez que o tinha visto não me interessei por causa da capa, mas depois dessa resenha, adoro esses romances que vão mais para o lado da vida real, e qual será esse segredo?
ResponderExcluirQue livro lindo. Ja estou procurando na internet, pois esse eu tenho que ler. Valeu!
ResponderExcluir