16 de set de 2013


[Resenha] A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra - Robin Sloan

 
 
Ficha Técnica

Título: A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra
Título Original: Mr. Penumbra’s – 24 hour Bookstore
Autor: Robin Sloan
ISBN: 978-85-8163-023-6
Páginas: 288
Ano: 2013
Tradutor: Edmundo Barreiros
Editora: Novo Conceito
334A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo. Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler. Mas Jannon é curioso…


Resenha

Sinceramente não sei nem como começar essa resenha. Esse livro primeiramente chamou minha atenção pela capa e segundo pelo seu título: imagina uma livraria aberta 24 horas?! Que maravilha!!!

Então conhecemos Clay Jannon, um web-designer que perdeu o emprego por conta da recessão econômica nos Estados Unidos e após procurar emprego por muito tempo acaba se vendo trabalhando em uma livraria, quando ele poderia imaginar isso? Ainda mais uma livraria tão exótica como a do Mr. Penumbra, que fica em um local de localização duvidosa, que não vende os livros mais cobiçados e consequentemente quase não possui clientes, mas ainda assim, funciona 24 horas!
Não há indício de padrão ou objetivo além de, imagino, seu próprio gosto pessoal. Então, não há adolescentes feiticeiros nem vampiros policiais aqui. É uma pena, pois é exatamente o tipo de loja que dá vontade de comprar um livro sobre um mago adolescente. É o tipo de loja que faz você querer ser um mago adolescente.
Pág. 19
Além disso, Jannon é o atendente do turno da noite, ou seja, trabalha das 22h às 06h sem possibilidade de chegar mais tarde, sair mais cedo ou sequer ler os livros da livraria. Porém, há algo de diferente acontecendo na livraria do Mr. Penumbra, pois, de vez em quando aparecem membros de um “clube” e pegam livros emprestados, sempre devolvendo o anterior primeiro e o trabalho de Jannon é anotar no livro de registros as características de seus clientes.
Uma noite fresca e sem nuvens. A livraria foi visitada pelo mais jovem cliente que entrou aqui (como acredita este vendedor) em muitos anos. Ele veste calças de veludo e paletó bem cortado sobre um pulôver estampado com tigrinhos. O cliente comprou um postal (sob pressão), depois saiu para retomar seu trabalho no monstro da selva.
Pág. 39
Selo-Parceiros-Novo-Conceito4222Com toda a singularidade da livraria, descrita por Jannon como extremamente vertical, com seus livros codificados e clientes peculiares o dono da livraria não poderia ser diferente. Mr. Penumbra é uma incógnita. Levado por sua curiosidade, Jannon acaba se envolvendo cada vez mais no excentrico mundo da livraria do Mr. Penumbra e, consequentemente, em uma sociedade secreta misteriosa.

Mesmo existindo relacionamentos amorosos, vemos que graças aos amigos de Jannon é que ele consegue avançar na trama e desvendar os mistérios que vão se apresentando pelo caminho. Cada um tem seu papel, como ele mesmo faz analogia aos jogos de RPG.
- Além disso, eu é que sou o ladrão nesse roteiro.
Kat ergue uma sobrancelha e eu explico baixinho.
- Ele é o guerreiro, você é a feiticeira e eu sou o ladrão. E esta conversa nunca aconteceu.
Pág. 162
Sem dúvida é um livro diferente do que temos visto ultimamente e isso sem dúvida me agradou muito, pois vemos claramente que é um livro para pessoas apaixonadas por livros, trazendo bons personagens em umaa narrativa original.

Boa leitura para todos!!!


 4-livros_thumb
Comentários
11
Compartilhe

11 comentários:

  1. Ah, ganhei esse livro e vou lê-lo, estou muito feliz por ele e acredito que vou amar a leitura!

    ResponderExcluir
  2. Uma livraria aberta 24 h acho que é um sonho pra qualquer leito <3 Quero muito ler esse livro! Adoro essa temática de sociedade secreta , tenho certeza que vou amar!
    Que bom que gostou!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Lay :)
    Legal esse livro, diferente mesmo, gostei, parece uma leitura agradável.
    Bjos

    Rafa Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lay!
    Quero mtooo ler esse livro *-*
    Uma capa linda, uma premissa diferente, uma livraria aberta 24 hs, livros codificados, mistérios, segredos, clientes misteriosos e uma sociedade secreta.
    Tudo de bom :))
    bjss

    ResponderExcluir
  5. Oiiiiiiiii
    achei a capa desse livro bem interessante!
    E a sinopse é bem legal tb!!!
    Qro lê-lo!


    Bjooooooooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. A capa me chamou muita atenção. Gostei muito, quero ler... Cara, imagina só livros codificados, que demais ! MAis todos esses mistérios... Parece ser um livro incrível, tô doida pra ler.

    ResponderExcluir
  7. Comprei esse livro esses dias..mas ainda não li.
    Ja tinha visto algumas resenhas sobre ele..nem todas positivas, mas eu me interessei muito pela sinopse e amo essa capa..então logo de cara já fiquei com vontade de ler.
    Adorei sua resenha! Em breve vou ler. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adorei a capa, e pela resenha ele deve ser muito bom e muito divertido. Vou ler com certeza.

    ResponderExcluir
  9. Vi algumas resenhas negativas desse livro que me desanimaram muito :S Mas agora com sua resenha acho que vou dar uma chance né :D

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. A capa do livro esta linda, a história parece ser legal. mas bem adolescente. Mas quero ler.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações