25 de set de 2013


[Resenha] O Substituto - David Nicholls

 

Ficha Técnica

Título: O Substituto
Título Original: The Understudy
Autor: David Nicholls
ISBN: 978-85-8057-378-7
Páginas: 315
Ano: 2013
Tradutor: Claudio Carina
Editora: Intrínseca

subst3Para Josh Harper, ser ator significa ter dinheiro, fama, mulheres aos seus pés e o papel principal nos palcos de Londres. Para Stephen C. McQueen, trata-se de uma longa e desastrosa carreira como figurante. Stephen tem um nome que não ajuda (não, ele não é parente do famoso Steve McQueen), um agente pouco interessado, um relacionamento complicado com a ex-mulher e a filha e um trabalho como substituto de Josh Harper, o 12º Homem mais Sexy do Mundo. E, quando percebe que está apaixonado por Nora, a linda e inteligente esposa de Josh, sabe que as coisas podem ficar ainda mais difíceis para ele. Ou, quem sabe, essa não é justamente sua Grande Chance? Com personagens engraçados e diálogos irresistíveis, O substituto é uma comédia arrebatadora.


Resenha

selo_blogparceiro_2013.1_thumb132122[1]Stephen C. McQueen é um ator que mora em Londres mas que apesar de ser elogiado por suas atuações, não consegue deslanchar sua carreira artística. Ele é sempre confundido com um famoso ator devido ao seu nome, seu agente parece não se preocupar muito com a sua carreira e seu maior mérito é ter atuado em um filme infantil onde faz o papel de um esquilo. Entre um set e outro, sempre no papel de figurante, Stephen está em cartaz na peça mais badalada do momento, porém ele é somente o ator substituto de Josh Harper, o 12º Homem mais Sexy do Mundo.

Josh Harper é bonito, talentoso, famoso e por isso tem Londres - principalmente suas mulheres - aos seus pés. Ele está atuando em uma grande peça de sucesso e lá conhece McQueen, a quem convida para uma festa em sua residência. E é nesta festa onde todo o desenrolar do livro começa, pois Stephen irá conhecer Nora, a linda esposa de Harper, por quem ele irá cair de amores.
Sentia-se… aniquilado. Aquilo era o Inferno. E o Inferno não era apenas os outros, eram especificamente aqueles outros.
Pág. 77
Em “O Substituto” veremos Stephen tentar correr atrás de sua grande chance, ao mesmo tempo em que terá que lidar com sua ex-mulher e filha, que cada vez mais parece se distanciar dele, além de driblar o próprio Harper, que acredita fielmente que ele só vê em sua esposa uma nova amizade.

Porém, mais cedo ou mais tarde a oportunidade de McQueen realmente irá aparecer, não exatamente como ele imaginava (ou como nós leitores provavelmente imaginaríamos), e é nesta hora que o livro ganhará um fôlego e se desenvolverá dignamente. Nada melhor do que segredos revelados, alguns outros mantidos, romance e traição para apimentar uma boa história.
E Stephen continuou em silêncio, ouvindo os dois saírem, torcendo com todas as forças para não estar se apaixonando por Nora Harper.
Pág. 120
“O Substituto” começa devagar não prometendo muita coisa, porém em certo ponto da história ele surpreende e mostra que tem algo de bom para nos entregar. O autor David Nicholls, de “Um Dia”, dosa romance, comédia e drama muito bem, criando uma atmosfera realmente bem teatral ao qual o livro é envolto - os capítulos são divididos em atos.

Sinto dizer que o livro precisa passar urgentemente por uma nova revisão: muitos erros ortográficos, vírgulas fora de lugar e até mesmo nome de personagem errado (Nora vira Norma na página 211). No mais, gostei da leitura, nunca tinha lido nada do Nicholls e particularmente fiquei entretido com “O Substituto”, uma leitura leve e gostosa, com uma premissa bastante criativa.

4 livros

Tácio

Comentários
13
Compartilhe

13 comentários:

  1. Não é o tipo de livro que amaria ler no momento, mas se ele chegasse em minhas mãos, leria e com muito prazer.

    ResponderExcluir
  2. Oi Tácio!
    Qd li Um Dia fiquei encantada com a narrativa do autor e essa capa me lembra em traços a primeira capa daquele livro, mtoooooo fofa <3
    Claro que dp do filme os atores foram para a capa rsrs
    Adorei sua resenha, se passa em Londres já gostei d+!
    Romance, segredos, comédia e drama na medida exata, começa num tom mais lento e evolui, personagens bem construídos.
    Vai para a lista dos desejados.
    Vlw a dica.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá,tudo bem?
    O livro parece ser bem interessante,a unica que li de Nicholls foi "Um Dia" que é emocionante,espero não me decepcionar com este livro.Gosto muito da narrativa deste autor que mistura um punhado de comedia em uma romance.
    Beijos!
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2013/09/as-vantagens-de-ser-invisivel.html

    ResponderExcluir
  4. Querida Lay, depois de "Um dia" cresce a expectativa para o próximo livro, nosso nível de exigência aumenta e nossa tolerância diminui. Por isso não é fácil passar pelo crivo de um segundo livro após um primeiro tão bom. E pelo jeito Nichols não conseguiu alcançar a excelência de "Um dia". Erros também me deixam estressados, revisão é fundamental. Fico imaginando se é por causa da pressa, de entrar na esteira do primeiro livro, que tudo é feito a toque de caixa. É bom não esquecer que entre o livro e o escritor, há um coautor chamado "leitor", que exige respeito. Mas por sua resenha, percebo que nem tudo está perdido e que a história sofre uma guinada legal, então darei uma oportunidade para este livro também.

    ResponderExcluir
  5. Oi Tácio, vejo opiniões divididas sobre esse livro!
    Uns esperavam mais, outros gostaram
    eu ainda n li, na verdade n me interessei realmente

    Nossa, é terrível qd vc lê um livro q vem com erros, a treva total.
    Dele eu li 'Um dia' e gostei bastante

    Bjoooooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Tenho vontade de ler, o titulo e capa chamam muito minha atenção!! É uma pena isso dos erros ortográficos...

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nada do autor..queria muito 'Um dia' mas eu queria ele na capa original..sem ser a imagem do filme..mas ta dificil de achar viu..rsrs
    Vejo opiniões bem diferentes sobre O substituto..algumas boas, outras nem tão boas assim..talvez um dia eu leia esse..
    Parabens pela resenha Tácio! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Li Um dia e me apaixonei pelo autor, mas depois de tantas resenhas negativas de Resposta certa, não tinha tido curiosidade por esse, mas depois dessa resenha vou dar uma chance para ele, sem contar que as capas dos livros dele são maravilhosas.

    ResponderExcluir
  9. Vi esse livro na bienal e tive a oportunidade de até lê a sinopse, e sinceramente não achei grande coisa, a capa me desmotivou mais a não comprar.Mas sua resenha me fez vê o livro de outra forma, na próxima oportunidade irei ler sim. Ah, e espero que façam logo uma nova revisão, porque uma coisa que não suporto é ler livro com erros ortográficos, de pontuação, de digitação, nome de personagens e essas coisas.

    ResponderExcluir
  10. Vi esse livro na bienal e tive a oportunidade de até lê a sinopse, e sinceramente não achei grande coisa, a capa me desmotivou mais a não comprar.Mas sua resenha me fez vê o livro de outra forma, na próxima oportunidade irei ler sim. Ah, e espero que façam logo uma nova revisão, porque uma coisa que não suporto é ler livro com erros ortográficos, de pontuação, de digitação, nome de personagens e essas coisas.

    ResponderExcluir
  11. Puts, odeio quando um livro vem cheio de erros :/
    Mas ignorando isso, adorei a sua resenha! A capa não me é muito atrativa, mas eu com certeza daria uma chance ao livro...
    Ótima resenha!
    Beijos,

    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não gostei muito da capa. Temos que admitir que ela tá muito simples! Mas parece ter uma boa história. Pena que tem esse "pequenos" erros.

    ResponderExcluir
  13. Não gostei muito do resumo, achei meio fraco, mas para quem gosta, boa leitura.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações