14 de set de 2013


[Resenha] Se Fosse Fácil Era Para os Outros – Rui Cardoso Martins

 

Ficha Técnica

Título: Se Fosse Fácil Era para os Outros
Título Original: Se Fosse Fácil Era para os Outros
Autor: Rui Cardoso Martins
ISBN: 97-8858-044-831-3
Páginas: 191
Ano: 2013
Editora: LeYa
clip_image002O mundo é pequeno, mas redondo e nunca acaba. Um cartão de crédito é resgatado da morte e paga a viagem de uma vida. Há dinheiro?, foge amigo para qualquer lado. Mas guarda os teus pesadelos no bolso. E não caminhes fora da tua cabeça, romântico de aço, coração de kevlar, turista da ilusão. Salta do carrossel enferrujado da Europa. Foge para o Oeste Selvagem da América, conhece o Pior Povo do Mundo. Morre se tiver de ser. Se fosse fácil era para os outros. Cinco homens partem para a única aventura que interessa: fazem tudo o que sempre quiseram e são exatamente o que são.


Resenha


Se Fosse Fácil Era Para os Outros é um romance português, da Coleção Novíssimos da Editora Leya. A Coleção Novíssimos teve as suas primeiras publicações no Brasil, no ano de 2012. Conta com dez livros publicados pela LeYa Brasil , cinco livros publicados em 2012 e cinco em 2013.

O protagonista é confrontado pela morte de sua esposa e na data que ela faria aniversário, chegam diversas cartas e em uma dessas um cartão de crédito. Sendo dono deste cartão após a morte de sua mulher, ele decide utilizar o dinheiro para fazer uma viagem com outros quatro amigos – que assim como ele – estão passando por situações péssimas em suas vidas.

Logo-alta_thumb2O enredo basicamente é todo desenvolvido na viagem dos cinco homens solitários, que procuram um sentido para continuarem a viver. Cogitam também o sentido da morte. O protagonista, que também é o narrador, sofreu uma perda tão importante e não consegue entender como os outros se mantêm alheios a sua dor. No caso, mesmo após a morte de sua esposa, as correspondências endereçadas a ela não paravam de chegar.
Os cinco portugueses viajam de carro pelos Estados Unidos. Uma mistura de sentimentos, tanto do narrador quanto de seus amigos Luís, João, Carlos e Adriano. Passam por muita coisa juntos nessa tentativa de escape. E sofrem perdas durante a viagem.

Se Fosse Fácil Era Para os Outros não se trata de uma história linear. Há uma confusão quanto ao momento exato de cada acontecimento. É uma história de aventura, sobretudo a aventura interna dos cinco amigos. Uma busca da alma do ser humano.

A narrativa se arrasta e muitos diálogos não conseguem concluir o pensamento dos cinco portugueses. Basicamente uma crônica de viagem pelos Estados Unidos que exigia do leitor um conhecimento geográfico e cultural acerca dos lugares por onde passavam. Vi-me perdida em muitos momentos. Um enredo que poderia ter sido melhor explorado e concluído.
No fim, não sabemos nada da vida dos outros e nem sequer da nossa, que está cá dentro, uma grade de ossos a proteger o coração.
Pág. 64

2 livros

Auri Vilas-Bôas

Comentários
8
Compartilhe

8 comentários:

  1. Gostei do livro e da sinopse, mais pelo que eu entendi é meio confuso, a história não é linear, sem conclusões de pensamentos e tal. Esse livro não seria minha opção de leitura atualmente, mas quem sabe algum dia ?!

    ResponderExcluir
  2. Hum, acho que não curti muito não :S Não vou dar uma chance não (talvez quem sabe mais no futuro né :P)

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia..e sinceramente não me interessei "/

    ResponderExcluir
  4. Pare ser um pouco confuso mesmo... Acho que não é um livro que eu leria.

    ResponderExcluir
  5. Não me interessei. Parece uma história um tanto quanto confusa. Não sei se leria.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, você foi uma vitoriosa por terminar a leitura de um livro tão confuso. Parabéns!
    Não enfrentaria isso nem se ganhasse.

    ResponderExcluir
  7. Oi Auri!
    Confesso que imaginava uma narrativa completamente diferente, especialmente por se tratar de uma road trip.
    Mas agora não me interessei, uma trama confusa e que não é linear deve deixar tudo ainda mais confuso :/
    Esse vou passar!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Seguindo a opinião dos outros também não me interessei.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações