6 de out de 2013


O Pequeno Príncipe - 70 anos de realeza

Neste ano de 2013 o livro “O Pequeno Príncipe” completa 70 anos desde sua primeira publicação em 1943. Para comemorar, nós do De Tudo um Pouquinho preparamos um grande especial para vocês com direito a resenhas, curiosidades e promoções. E para não perder tempo vamos começar logo a festa!!!

 

“Le Petit Prince” é um livro escrito pelo escritor, ilustrador e piloto francês Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944). Antoine morreu jovem após seu avião cair, porém deixou para nós 8 livros, sendo o mais famoso deles “O Pequeno Príncipe”. Os livros de Saint-Exupéry falam bastante sobre guerra e aviões, e isso não é de se espantar já que ele era um militar e vivenciou grandes guerras como a Primeira Guerra Mundial, a Guerra Civil Espanhola e a Guerra Franco-Alemã. 

 

Antoine de Saint-Exupéry

 

“O Pequeno Príncipe”, apesar de ser um livro hipoteticamente voltado para o público infantil, ganhou o mundo tanto com os adultos quanto com as crianças e se tornou o livro francês mais vendido do mundo com mais de 143 milhões de cópias e tendo entre 400 a 500 edições publicadas. Traduzido para mais de 160 línguas, “O Pequeno Príncipe” é o terceiro livro mais traduzido na face da Terra, ficando atrás somente da Bíblia e de “O Peregrino”.

 

Publicado no Brasil em 2000 pela editora Agir, “O Pequeno Píncipe” hoje é o 9º livro mais lido, o 19º mais desejado e o 7º mais favorito segundo o Skoob. Aqui no país o príncipizinho faz tanto sucesso que já ganhou produtos exclusivos na loja Tok & Stok, chocolate na Cacau Show, uma linha de produtos escolares pela Jandaia, exposição em grandes shoppings e uma peça infantil estrelada por Luana Piovani.

 

Luana Piovani na peça “O Pequeno Príncipe” (2006)

 

“O Pequeno Príncipe” é uma fabula atemporal, apesar de estar completando 70 anos a história continua fresca e bastante crítica aos problemas atuais de nossa sociedade. Com o triste fato de ter falecido em 1944, um ano após ter escrito o livro, Antoine de Saint-Exupéry não pôde ver a glória de sua obra prima, esta que se tornou um dos livros mais importantes da literatura mundial, chegando a virar filme, desenho animado e ganhar museus ao redor do mundo.

 

O livro possúi ilustrações feitas com aquarela, desenhadas pelo próprio autor especialmente para o livro. O livro ganhou algumas continuações, uma delas escrita pela sobrinha de Countess Consuelo de Saint-Exupéry, viúva do Antoine, intitulada “The Return of The Little Prince”. Em 2011 o argentino A. G. Roemmers escreveu o livro “O Retorno do Jovem Príncipe” com autorização dos herdeiros de Exupéry. Um fato curioso é que Antoine de Saint-Exupéry era filho de um conde e de uma condessa e sofreu um acidente de avião no deserto igualmente como acontece em seu livro. Talvez o autor seja um pouco desse príncipe que conquistou milhões de leitores.

 

“The Return of The Little Prince” continuação do clássica escrita por Ysatis De Saint-Simone

 

 

Tácio

Comentários
10
Compartilhe

10 comentários:

  1. Ah, linda postagem!
    Minha irmã fez festa ao saber sobre o escritor. Desde que ela assistiu pela primeira vez, ela ficou fascinada!

    ResponderExcluir
  2. 70 anos???? Meu Deus, nunca que eu ia imaginar tudo isso! Preciso reler o Pequeno príncipe, faz tanto tempo que li :S

    ResponderExcluir
  3. Incrível como uma historia uma fabula pode fazer tanto sucesso, não é a toa que ela está completando 70 anos!!E que seja apenas o inicio, e que esta historia vá passando de geração em geração!!

    ResponderExcluir
  4. Awn, adorei o post!
    O Pequeno Príncipe foi o primeiro livro que li, e me apaixonei <3
    Sinto que estou ficando velha... rsrs
    Beijos,

    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tácio, acredita q nunca li O pequeno príncipe?!
    pode me bater! hehehehehehe
    tenho ele mas n li, vou mudar isso logo logo!

    Bjoooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se sinta só Fernanda, eu também nunca li, mas tenho aqui em casa...
      Preciso ler, e logo!!
      Bjs

      Excluir
  6. Oi Lay! Oi Tácio!
    Que resenha deliciosa essa <3
    70 anos! Gente faz mtooo tempooo e ao mesmo tempo é tão atual.
    Adorei essa super biografia do autor e da obra.
    Parabéns pelo post.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. É impossível não amar esse livro, mesmo quem não leu conhece a figura do Pequeno Príncipe.

    ResponderExcluir
  8. Emocionante! Preciso ler esse livro urgentemente. Um verdadeiro clássico da literatura.

    ResponderExcluir
  9. Um livro que faz tanto sucesso assim não é pra qualquer um, pena que o autor não viveu muito porque o melhor presente para um autor é ver seu livro sendo reconhecido!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações