19 de out de 2013


[Resenha] O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern

 

Ficha Técnica


Título: O Livro do Amanhã
Título Original: The Book of Tomorrow
Autor: Cecelia Ahern
ISBN: 978-85-8163-034-2
Páginas: 368
Ano: 2013
Tradutor: Alda Porto
Editora: Novo Conceito

384Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.


Resenha

Esse é o segundo livro da Cecelia que eu leio e embora eu tenha amado A Vez da Minha Vida, O Livro do Amanhã não me cativou com tanta voracidade como o anterior.

O Livro do Amanhã traz a história de Tamara, uma garota de 16 anos que sempre tudo que quis na vida, muitas viagens, presentes caros, vivia em uma mansão rodeada de luxo e mimos. Entretanto, a morte repentina do seu pai à deixa sozinha com a mãe e uma quantidade de dívidas sem tamanho, que não teriam como pagar e, como se fosse pouco, o banco lhes tomou a casa onde viviam.

Selo-Parceiros-Novo-Conceito4222Sem ter onde morar, Tamara e sua mãe se mudam para a casa dos tios, em um vilarejo no interior da Irlanda. Lá, sem nada em volta, ela vê cada dia mais entediada e sua mãe cada vez mais mergulhada em sua depressão. Até que conhece Marcus e sua biblioteca itinerante. Não que ela goste de livros, mas é alguém com quem conversar e na mesma faixa etária, o que já é um avanço enorme, além dele ser bonito, o que conta também, kkkk


Não sei se Marcus sabe como foi importante esse momento para mim. Em que medida ele, de fato, me salvou de mim mesma, do desespero absoluto. Talvez saiba e talvez fosse isso o que costumava fazer. Devia ser um anjo que entrou em minha vida no momento exato e me varreu de um terrível lugar para uma terra longínqua.

Pág. 83

E é nessa biblioteca que Tamara encontra um livro diferente, trancado com um cadeado e como Marcus não identificou quem era o autor, título ou qualquer outra informação do livro, Tamara volta para casa decidida a abri-lo e desvendar seu conteúdo. Porém, após várias tentativas frustradas e com a ajuda de uma moradora que ela descobriu nos arredores da propriedade, o livro se revela ser na verdade um diário em branco.

- Mais emocionante que um já preenchido, pois você, sem a menor dúvida, não poderia usá-lo.
- Então, eu poderia lê-lo. Daí se chamar livro – respondi irritada e mais uma vez senti que esse lugar me decepcionava.
- Preferiria que lhe dessem uma vida já vivida também , Tamara? Desse modo você pode relaxar e observá-la. Ou preferiria você mesma vivê-la? – perguntou com um sorriso nos olhos.
Pág. 113
 

Mas o mais estranho vem a seguir, no dia em que Tamara decide escrever no diário e descobre que alguém já escreveu nele… Mas não qualquer pessoa, pois a caligrafia é a sua, e a data é o dia seguinte!!

Sabendo o que irá acontecer no dia seguinte, existem três opções: acreditar no que está escrito e seguir como o relato do livro, acreditar no que está escrito e alterar o que não agradou ou simplesmente não acreditar! O tédio de viver com seus tios excêntricos, poucas pessoas para conversar e o fato de sua mãe não reagir à morte do pai à levam a embarcar em uma aventura sem volta, um mergulho em um mundo de segredos.

Não se deve tentar impedir tudo de acontecer. Às vezes, devemos esperar ficar sem jeito. Às vezes, também, devemos aceitar a possibilidade de ficar vulnerável diante de pessoas. Às vezes isso é necessário porque tudo faz parte de você chegar à parte seguinte de si mesma, no dia seguinte.

Pág. 202

Como falei no começo, o livro não me conquistou de cara, até porque no início Tamara é uma pessoa mimada, rebelde, egoísta e extremamente chata. Mas sair de Dublin e viver em um lugar no meio do nada a fez amadurecer, e ganhou alguns pontinhos comigo.

 

Com drama, suspense e segredos, Cecelia nos prende nessa história até o fim do livro com o objetivo de descobrir o que de fato acontece nesse pequeno vilarejo onde Tamara passa a viver, mas senti falta de uma explicação para o diário, de onde surgiu.


 
3-livros_thumb
Comentários
9
Compartilhe

9 comentários:

  1. Eu também li A vez da minha vidda e embora tenha gostaddo do livro, confeso que demorei um pouco a me acostumar com a narrativa da autora e e bem me lembro a mocinha da história também não era a personagem mais legal do mundo. A premissa desse livro é bacana, a ideia de que ela pode escolher entre acreditar no futuro que está escrito no livro ou não é bem atraente.

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha me fez ficar com vontade de ler o livro, apesar de você apontar os contras, mas deve ser interessante. Obrigada pela resenha amei!

    ResponderExcluir
  3. É um livro que me chamou bastante a atenção, e o BT, que vi pela primeira vez só agora, amei!
    Mas sua resenha me deixou com um pé atrás pela leitura... Acho que daria uma chance, mas só se tivesse um tempo sobrando...
    Ótima resenha!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já tinha lido que esse não é o melhor da Cecelia.
    Quando o ler, farei sem grandes expectativas.

    Bj!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada da Cecelia, mas as pessoas até que gostam dos livros dela, então acho que eu vou dar uma chance mais para frente, quando eu tiver um tempinho e dindin pra comprar hahaha
    Ótima resenha

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi Lay!
    O livro está aguardando a vez aqui na pilha de leituras, amei sua resenha e gostei do fato da protagonista que não era cativante no início ter apresentado uma evolução no decorrer da trama, da biblioteca, do vilarejo na Irlanda, do diário e clarooo do Marcus rsrsrs
    Mistérios e suspense sempre despertam minha curiosidade *O*
    Bjsss

    ResponderExcluir
  7. Olá Lay!!
    Estou super ansiosa para ler este livro, por este livro todo misterioso, a superação e o crescimento da protagonista, e para saber o desenrolar desta trama.
    Um livro super interessante, que desde seu lançamento chamou minha atenção, e agora ao ler sua resenha me animei ainda mais para adquiri-lo.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Quem me dera encontrar um livro desse. Nunca ouvi falar da autora, mas parece que seus livros são bons!

    ResponderExcluir
  9. Não tinha lido nada da autora, resolvi ler o livro do amanhã, e estou adorando. Admito que ainda não li muito mas estou bem curiosa pra terminar a leitura.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações