4 de nov de 2013


[Resenha] Tudo, Menos “Normal” - Nora Raleigh Baskin


Ficha Técnica

Título: Tudo, Menos “Normal”
Título Original: Anything But Typical
Autor: Nora Raleigh Baskin
ISBN: 978-85-7679-642-8
Páginas: 189
Ano: 2012
Tradutor: Gabriel Zide Neto
Editora: Novo Século
TUDO_MENOS_NORMAL_1329482684PJason Blake é um autista de doze anos vivendo em um mundo neurotípico, de “pessoas normais”. Para ele, quase sempre é apenas uma questão de tempo até que alguma coisa dê errado. Mas Jason acaba encontrando um pouco de compreensão quando cruza com Phoenixbird, uma garota que publica histórias no mesmo website que ele. Jason pode ser ele mesmo quando escreve, e imagina que Phoenixbird, cujo nome descobre ser Rebecca, pode se tornar sua primeira amiga de verdade. Mas tanto quanto ansioso por conhecê-la, Jason está apavorado com a possibilidade de que, quando isso acontecer, Rebecca não seja capaz de enxergá-lo como realmente é, indo além das aparências.


Resenha

Jason Blake é um menino de doze anos tentando entender o “mundo” dos outros. Ele é autista e nem tudo que faz sentido para ele, faz para as demais pessoas que vivem ao seu redor. Devido ao seu jeito de ser, Jason é solitário e sempre mal interpretado, desta forma ele foca sua criatividade na escrita.

Após escrever suas histórias, Jason decide publicá-las on-line, até que certo dia recebe comentários de uma menina com o username Phoenixbird. O menino fica tão atordoado com o acontecimento que se agarra nessa oportunidade de conversar com alguém que não irá excluí-lo devido a sua disfunção e talvez assim encontrar seu primeiro amor.
Mas a coisa que as pessoas mais veem é o seu silêncio, porque alguns tipos de silêncio são, na verdade, bastante visíveis.
Pág. 11
No resto do livro iremos ver Jason e Phoenixbird se conhecendo e compartilhando pequenas coisas de seus respectivos cotidianos. Mais tarde, saberemos que Phoenixbird se chama Rebecca e que ela mora em Dallas, Texas. Por artimanhas do destino, o evento do site preferido de Jason (site voltado para a literatura, onde ele publica suas histórias) irá acontecer em Dallas, e ao saber dessa informação ele entra em desespero, pois seus pais lhe deram de presente uma viagem até a convenção.

Restará a Jason lutar com seus problemas interiores, buscando encontrar a solução de ir ou não ao grande evento e conhecer Rebecca lá. Para o garotinho essa viagem representa muitas coisas, pois além de poder encontrar nela a única garota com quem já conversou, terá também que enfrentar a possibilidade de ser rejeitado por alguém que até então entendia e admirava sua forma de ver o mundo.
É fácil sentir-se mal consigo mesmo. E então até pior.
Pág. 118
“Tudo, Menos ‘Normal’” é um livro curtinho, com uma ideia boa mas que poderia ter sido melhor desenvolvido. Apesar disso, a autora, Nora Raleigh Baskin, cria um universo desconhecido para muitas pessoas, apresentando aos leitores um pouco do que é a vida de um autista, ainda mais quando ele é uma criança, misturando tudo isso com os questionamentos de um “típico” adolescente.
Isso é algo que ele não pode consertar, como ele costumava fazer quando eu era pequeno. Meu pai não pode consertar agora. Não importa o quanto ele me ame. Então não digo a ele o que está errado, porque não quero que ele se sinta mal com isso.
Pág. 132

3 livros
Comentários
10
Compartilhe

10 comentários:

  1. Olá Tácio!
    Nunca li um livro que falasse sobre o Autismo... Tenho muita curiosidade, e isso é o que me levaria a ler esse livro.
    Mas confesso que pelo que li da sua resenha, não é o melhor livro para entender completamente como funciona esse fenômeno.
    Parece ser um livro muito bom, mas, como você mesmo disse, poderia ter sido melhor desenvolvido.
    Adorei a sua resenha :)
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro e amei. Acredito que a autora se superou com o que quis realmente passar: mostrar como um autista vê o mundo, não com os olhos de uma pessoa sem o espectro. Acredito que esse livro seja bem aproveitado para pessoas da área de psicopedagogia e psicologia. E para um leigo sobre o assunto, mostra muito da falta de abstração que há em autista. Estou louca para ler Passarinha! Você é uma das poucas pessoas que vi ler esse livro. Legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oliveira,
      Muita gente na minha família trabalha com psicopedagogia e/ou psicologia, daí eu gosto bastante do assunto também! =D

      Excluir
  3. Oi Tácio!
    Amei a resenha! Não conhecia o livro e me conquistou.
    Um livro com uma excelente premissa, real, atual, forte, criativo e interessante!
    Está na whislist e quero ler o mais rápido que puder!
    Ansiosa para conhecer o universo do Jason e torcendo pela amizade dele com a Rebecca <3
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luna!
      Fica de olho que este livro na Saraiva on-line sempre esta de promo por R$ 9,90!
      Beijão

      Excluir
  4. own! que bonitinho. Adorei a premissa do livro. Só fiquei preocupada com essas 3 "estrelas" ai. Assim que der, vou comprar esse livro!! :)

    ResponderExcluir
  5. Hey! Eu conhecia o livro apenas de vista, eu nunca tinha me interessado em saber mais sobre a história hehe
    Bom... eu nunca li um livro que se referisse ao autismo, e acredito que preciso lê-lo. Também acho que ficarei confusa em alguns momentos, por o garoto ter apenas 12 anos, mas acho que isso torna o livro ainda mais mágico. Amei a resenha, e o lerei quando possível. Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Tácio!
    Quando li a sinopse fiquei com vontade de ler, nunca li livros que conte a história de um autista e isso me deixou um pouco curiosa, e com vontade de aprender um pouco mais sobre isso, e acho muito interessante livros narrados por crianças, pois mostra o mundo com um olhar diferente.

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha. Tenho vontade de ler um livro que fale sobre autistas, pra conhecer melhor o mundo deles. E este despertou bastante minha curiosidade. É um universo que deve ser divulgado, pois os autistas são pessoas como nós, e adorei isso estar sendo promovido através da leitura. Abraços,
    Arthur.

    ResponderExcluir
  8. Amei d+. Quero ler muito esse livro, mesmo que pareça ser sobre um tema muito triste e forte

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações