18 de dez de 2013


Eu Me Chamo Antônio - Pedro Gabriel

Ficha Técnica

Título: Eu me chamo Antônio
Autor: Pedro Gabriel 
ISBN: 978
Páginas: 192
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
untitledAntônio é o personagem de um romance que está sendo escrito e vivido. Frequentador assíduo de bares, ele despeja comentários sobre a vida — suas alegrias e tristezas — em desenhos e frases escritas em guardanapos, com grandes doses de irreverência e pitadas de poesia. Antônio é perito nas artes do amor, está sempre atento aos detalhes dos encontros e desencontros do coração. Quando está apaixonado, se sente nas nuvens e nada parece ter maior importância, e, quando as coisas não saem como esperado, é capaz de enxergar nas decepções um aprendizado para seguir adiante. Do balcão do bar, onde Antônio se apoia para escrever e desenhar, ele vê tudo acontecer, observa os passantes, aceita conversas despretensiosas por aí e atrai olhares de curiosos. Caso falte alguém especial a seu lado (situação bastante comum), Antônio sempre se acomoda na companhia dos muitos chopes pela madrugada.
No último sábado o autor Pedro Gabriel chegou à Salvador para a sessão de autógrafos na Livraria Cultura do Salvador Shopping. Antes disso, ele e a equipe da Intrínseca encontraram a mim e a Nina do Blog Cronista Amadora para um bate-papo informal.
foto 1foto 4
O Pedro é uma miscelânea, o redator publicitário nascido em N’Djamena, capital do Chade (África), em 1984 é filho de mãe brasileira e pai suíço. Criado até os 12 anos falando francês e estudando sempre em escolas para estrangeiros, ao chegar ao Brasil a adaptação não foi fácil, afinal a cultura é diferente e a língua não ajuda, não é?! Mas ainda bem que isso fez com que ele prestasse muita atenção à nossa língua, coisa que nós, que já crescemos falando, não fazemos com a frequência que ela merecia.
O projeto “Eu me chamo Antônio” começou por acaso, quando, após um dia de trabalho Pedro parou no bar Lamas e enquanto esperava seu chope pegou uma caneta do bolso e começou a escrever em um guardanapo. A situação se repetiu por vários dias e quando percebeu, Pedro já tinha muitos versos guardados. Sendo o guardanapo uma plataforma muito frágil e descartável, ele decidiu fotografar e criar uma página no Facebook apenas para registro, para não perder o que havia criado.
 
                          Um posso de cada vez.                                             Eu, você e a nossa casa-se comigo?
O Pedro não esperava era que seus versos fossem atrair tantas pessoas. Com um público que varia de jovens a idosos, o sucesso foi crescente e com apenas seis meses de criada surgiu o convite para publicar um livro com seu trabalho.
 
                    Às vezes, o destino dá um nó.                               Um dia eu me acerto, ninguém é de erro.
            É aí que os nossos caminhos se cruzam.
No livro “Eu me chamo Antônio” Pedro apresenta histórias vividas por seu alter ego, que passa da aproximação da pessoa desejada, o encantamento, a paixão até o sofrimento causado pela ausência ou a perda (quem nunca passou por isso?!). O trabalho conta com aproximadamente 90% de conteúdo novo, ou seja, os fãs que migraram das redes sociais (Facebook, Instagram, Tumblr, Site, Hot Site da Intrínseca) não precisam se preocupar em ver um verso ou poema repetido (não que seja ruim, uma vez que os textos são ótimos), mas terão algo novo em que se deliciar! 
O livro nos dá a possibilidade de como a história de Antônio ou de simplesmente ler os versos de forma aleatória, versos esses que traduzem de forma simples sentimentos comuns a todos nós e que por isso conquistam cada vez mais admiradores.
 
 
Desde que foi lançado, em 14/11/2013, “Eu me chamo Antônio” encontra-se na lista de mais vendidos da Veja e, pelo menos aqui em Salvador, não está fácil comprar, pois ele não dura muito tempo nas prateleiras.

Sem dúvida a genialidade do Pedro tem conquistado cada vez mais admiradores além do público que já o conhecia das redes sociais. A forma como brinca com as palavras, desconstruindo e construindo outra vez de novas maneiras ele sempre nos surpreende com algo inusitado e esplêndido. Seja qual for o momento de sua vida amorosa esteja passando, Antônio certamente tem um verso que parece ser direto para você!! ♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Só temos a agradecer ao talento do Pedro e a inspiração que ele tem para criar (exclusividade do bar Lamas, que segundo Pedro, é o único lugar em que consegue criar) além da Intrínseca por ter apostado em algo tão diferente do comum! Quem sabe após todo o sucesso e repercussão que “Eu me chamo Antônio” tem tido entre os leitores não levem a Editora Intrínseca a lançar uma continuação desse belíssimo projeto?
Comentários
8
Compartilhe

8 comentários:

  1. Tô louca pra ler esse livro, mas NUNCA acho ele disponível em lugar nenhum! D:
    Acho genial essa forma de escrever e divulgar.
    http://roendolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha e adorei a história dele. Mas não achei um GRANDE novidade (pelo menos para mim), pois já li diversos poemas concretos que é quase a mesma coisa que ele faz. Gostei do mesmo jeito e estou louco para comprar.

    ResponderExcluir
  3. Sou muito fã dele!
    Transborda poesia!
    Um gatinho também...kkkkk
    Lindas fotos
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Adorei!
    Nunca imaginei q esse livro tratava sobre isso. Vi ele ontem na livraria aqui da minha cidade e fiquei bem curiosa, mas como estava com pressa não pude parar para ver do q o livro se tratava.
    Vou conferir com certeza. ;)

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um livro interessante. Creio que vou ver-lo em breve nas livrarias.

    ResponderExcluir
  6. Que história interessante, como pode não é verdade? Alguns fazem nascer algo muito bom e instrutivo até de guardanapo, enquanto outros pensam em roubar e matar por ai! Algo tão simples constituiu um livro, simplesmente lindo e perfeito!

    ResponderExcluir
  7. Pedro Gabriel é uma mistura de etnias, hein! Esse livro parece ser bem interessante, a Editora Intrínseca está trazendo cada vez projetos mais legais como o "Destrua Este Diário".

    http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gostei do livro, diferente dos demais, espero pdoer lelo pois fiquei curiosa.


    xx

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações