2 de dez de 2013


[Resenha] 365 dias do ano: Staying Strong - Demi Lovato


Ficha Técnica

Título: 365 dias do ano: Staying Strong
Título Original: Staying Strong
Autor: Demi Lovato
ISBN: 978-85-7684-829-5
Páginas: 409
Ano: 2013
Tradutor: Joana Faro
Editora: BestSeller

58Para a megaestrela Demi Lovato, a vida tem sido uma jornada — de conquistas impressionantes e perdas arrebatadoras. Cantora recordista de vendas, apresentadora de TV e atriz, ela enfrentou batalhas com a depressão e a dependência, tudo isso sem desistir de encontrar a felicidade e a si mesma. Demi compartilhou sua trajetória na mídia, nas letras de suas músicas e para seus 17 milhões de seguidores no Twitter. Esses tweets resultaram neste livro, uma obra em 365 insights honestos, esperançosos e impactantes. Aqui estão, nas próprias palavras de Demi, as citações que a inspiraram, assim como suas reflexões pessoais e seus objetivos. Demi Lovato — 365 dias do ano é para todos, em qualquer lugar, que precisem de conforto, inspiração e um motivo a cada dia para serem fortes em sua própria trajetória.

Resenha


Demi Lovato é uma jovem conhecida em nível mundial devido aos seus trabalhos como cantora, atriz e jurada do X-Factor, mas também por sua história de vida. Demi sofreu bullying na escola, tinha uma relação conturbada com seu pai que recentemente falecera, e devido a isto acabou encontrando uma forma de escape na automutilação e no álcool.

Após ser internada em uma clínica de reabilitação em 2010, Demi Lovato decidiu se libertar definitivamente de seus dêmonios ao ponto de compartilhar com o mundo todos os seus problemas. No ano seguinte ela lançaria seu single “Skyscraper”, uma balada sobre força pessoal que atingiria o primeiro lugar das paradas musicais e a transformaria instantaneamente em um símbolo de superação.
Eu estava vivendo um turbilhão de emoções. No passado, eu ia beber, reprimir ou encontrar qualquer outra meneira de evitar a imensa dor que estava sentindo. Muitas vezes, as pessoas escolhem atenuar a dor com substâncias químicas, mas é mais corajoso atravessar o fogo de olhos abertos.
Pág. 18
Em 2012 um documentário intitulado “Demi Lovato: Stay Strong” foi ao ar pela MTV, e mostrava o cotidiano de Demi após ter sido diagnosticada com depressão e trastorno bipolar, e o que ela fez para dar a volta por cima.

Neste documentário é possível ver Lovato retornando ao centro que frequentou para receber tratamento. O livro “365 dias do ano: Staying Strong” é como se fosse uma extensão deste especial da MTV, nele iremos encontrar 365 frases que inspiraram, e continuam inspirando, a Demi durante seu processo de cura. Segundo a jovem, este livro é uma forma de fazer com que o leitor permaneça forte e esperançoso, mesmo quando isso não parecer possível.

Tatuagens no pulso da Demi: as palavras de força estão lá, assim como as cicatrizes

“365 dias do ano: Staying Strong” é como o Pão Diário. A cada dia você irá abrí-lo na data específica, ler a frase e logo após ver a observação de Demi sobre a mesma, para então poder encontrar um objetivo para o seu dia, de acordo com esta frase. As frases em sua maioria possuem teor de superação, mas muitas delas são ditados populares como “viva sem arrependimentos” ou “seja a mudança que quer ver no mundo”.
"Pessoas religiosas têm medo de ir para o inferno, mas pessoas espiritualizadas são aquelas que já foram ao inferno e não querem voltar lá.” - Anônimo
Pág. 43 
Eu gostei bastante do livro, acho que ele consegue trabalhar muito bem tanto o lado pessoal da autora com um intuito de auto-ajuda, mas também consegue mostrar uma vertente mais reflexiva, chegando a ser até um pouco filosófico. Lendo-o de vez, percebi que muitos próverbios e reflexões de Demi possuem a mesmas ideias de significado e em outros momentos elas até se contradiziam, porém, como o intuito do livro é ler uma frase por dia, isso talvez se torne um pouco irrelevante.

Com o livro é possível ver que as inspirações de Demi Lovato são bem diversas. Nele iremos encontrar frases de grandes ícones populares como Marilyn Monroe, Einstein, Martin Luther King Jr., Nietzsche, Shakespeare, Princesa Diana, Nelson Mandela, Gandhi, John Lennon, Oprah Winfrey, Van Gogh e Frida. Mas Demi também utiliza de pensamentos e frases de seus companheiros de profissão tais como Lil Wayne, Billie Holliday, Paramore, Beyoncé, Miley Cyrus, Lady Gaga e Eminem.

Além dessas pessoas, curiosamente, Demi utiliza frases de suas colegas de bancada do X-Factor Britney Spears e Kelly Rowland, além de uma citação de sua amiga e colega de elenco em Glee, Lea Michele. Demi não poderia deixar de fora também seus novos colegas de carreira; os escritores, tendo entre eles a J.K. Rowling, Nicholas Sparks, Markus Suzak, Anne Frank, C. S. Lewis, Jane Austen, Paulo Coelho, Oscar Wilde, George Orwell e J. R. R. Tolkien. Alguns destes possuem mais de uma citação, porém o grande vencedor é Buda, com 10 frases de sua autoria no livro.
"Graças à minha mãe, não desperdicei tempo algum remoendo se era brilhante ou idiota. É completamente inútil pensar nisso.” - Woody Allen
Pág. 266
“Staying Strong” foi lançado no Brasil uma semana após ter atingido as prateleiras dos EUA, local onde o livro alcançou o primeiro lugar da lista do The New York Times. Se eu não conhecesse e gostasse da Demi, provavelmente este livro nunca iria me chamar a atenção: particularmente acho essa capa muito feia, a foto da Demi é super desnecessária, e na minha opinião ficaria mais bonito se fossem somente os pássaros voando. Mas como diz a frase do dia 23 de Março: nunca julgue um livro pela capa.

Se você é adolescente ou se você é mais velho, se você é fã ou não da Demi Lovato, acho que isto realmente não é importante. “365 dias do ano: Staying Strong” é um livro que de uma forma sútil, porém verdadeira, mostra ao leitor como ele pode conseguir superar seus problemas se tornando uma pessoa mais confiante e feliz, e indiretamente espalhando esses sentimentos para os que convivem com elas, independente de suas crenças religiosas. Leia o livro, compartilhe com seus familiares e amigos, se torne uma pessoa melhor, pra você e para o mundo. Talvez desta forma, no final do dia, estaremos cumprindo o nosso objetivo.


Demi fala um pouco sobre “Staying Strong” (a partir de 00:35 segundos):



i


4-livros_thumb
Comentários
16
Compartilhe

16 comentários:

  1. Olá Tácio!
    Você não imagina minha emoção quando vi que tinha resenha desse livro por aqui!
    Estou louca para lê-lo, principalmente por ser super fã da Demi.
    Parece ser realmente maravilhoso, e superador.
    Ótima resenha.
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não sei nada da Demi mas fiquei surpresa quando vi sobre o livro e ainda mais surpresa com sua resenha porque pensei que ia ser uma autobiografia ou ela escrevendo como superou os problemas nunca pensei que fosse frases que a motivaram a sair do problema me interessei pelo livro porque acho que esse livro é aquele que se encaixa em qualquer momento da vida não importa a hora

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que era auto ajuda, para mim era uma biografia. Não leria por ser uma biografia, e não sou a maior fã de auto ajuda mas sei que há livros bons, já li alguns. E fiquei mais surpresa por ela ser bipolar e ter passado o que passou, pelo menos o pouco que você disse em sua resenha, pois não li o livro. É uma iniciativa surpreendente quando alguém faz isso, pode levar a ajudar muitos.

    ResponderExcluir
  4. Gosto da Demi desde a época de "Camp Rock" e sempre achei ela uma cantora sensacional. Depois de vê-la superando seus fantasmas de forma tão corajosa, passei a admirá-la ainda mais. É um exemplo vivo de que se consegue superar tudo com força de vontade. Fiquei curioso em ler o livro, para saber mais sobre sua trajetória. Ótima resenha...

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    Sou fã da Demi, acho ela uma linda, faz muito tempo que não escuto nada dela, mas estamos falando do seu livro e não de música, se eu não conhecesse a Demi eu nunca iria ler esse livro, pela temática diferente que ele trata meio biografia e meio auto-ajuda, mas sendo da linda Demi, tudo vale a pena, achei a capa super linda, as frases OMG, me apaixonei por elas, são bem reflexivas, bem eu quero esse livro a partir de agora.

    ResponderExcluir
  6. Admito que não tinha nem um pouquinho de vontade de ler SS, mas depois dessa resenha e depois de ler algumas coisas sobre o livro, estou com uma vontade quase enorme de ler. Não sei se quando eu comprar, vou ler logo tudo direto ou vou ler certinho, uma frase por dia.

    Tirando, que, pelo fato de ter frases de escritos que amo/admiro, já é um bom motivo para que eu queria ler o livro. E em relação a capa, concordo contigo. Não que eu ache a capa feia, ela ta linda. Mas acho que não é necessária.

    Adorei a frase do dia 6 de Dezembro. Ótima resenha.


    MLUD | JMDI

    ResponderExcluir
  7. Oi Tácio!
    Que livro diferente rs eu pensei tb que fosse uma autobiografia ou alguma coisa parecida, dp pensei na vertente auto ajuda, mas não imaginei que fosse tipo reflexivo!
    Confesso que não conheço a vida da Demi, mas sem dúvida é um projeto bacana esse. Para quem sofreu bullying, teve depressão, transtorno bipolar e uma fase destrutiva é mesmo um salto de superação!
    As frases são fofas e eu gostei da capa fofurice rs
    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Livros bons são assim, q te passam algo e ajudam a ter uma vida edificante.
    Muito inspirador saber q ela deu a volta por cima e supera seus problemas diariamente.
    A imagem da tatuagem sobre as cicatrizes nos pulsos é realmente forte.

    ResponderExcluir
  9. Quando ouvi falar sobre esse livro pela primeira vez, fiquei meio em dúvida.
    Gosto da Demi e gosto do formato do livro (tipo Diário), mas tenho medo do foco de auto-ajuda ser muito forçado, entende?
    Ainda assim, lerei quando tiver a oportunidade!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Tácio!
    A história da vida da Demi é bastante impressionante e de uma superação invejável e que ajuda milhões de pessoas ao redor do mundo. Só acho errado os fans dela se cortarem sendo que o que ela mostra nos seus testemunhos é para ninguém repetir estes atos. Estou louco para ler este livr

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha!! Comprei ela pra minha irmã, não é o meu tipo de livro preferido, com certeza não ia ter paciência pra ler ele na integra... Mas ler uma ou outra frase aleatoriamente é legal.

    ResponderExcluir
  12. ótima resenha, irei ler :)
    http://colecionadoresdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Parece um bom livro, especialmente considerando a história da Demi. Acho que ela é muito corajosa ao "enfrentar o fogo de olhos abertos"

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito da Demi, mas não tanto para ler o livro.

    ResponderExcluir
  15. Sinceramente esse é um livro que nao chama nenhum pouco minha atenção.


    xx

    ResponderExcluir
  16. A história da Demi é de uma verdadeira guerreira. Sou fã dela, eu a amo muito, e amo os 3 livros dela! :)

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações