17 de dez de 2013


[Resenha] As Violetas de Março – Sarah Jio

Ficha Técnica

Título: As Violetas de Março
Título Original: The Violets of March
Autor: Sarah Jio
ISBN: 9788581632223
Páginas: 304
Ano: 2013
Tradutor: Ronaldo Luis da Silva
Editora: Novo Conceito
AS_VIOLETAS_DE_MARCO_1359500863PEmily Taylor é uma mulher jovem e escritora de sucesso, mas não gosta muito de seu próprio livro. Também tem um casamento que parece ideal, no entanto ele acabará em divórcio.Sentindo que sua vida perdeu o propósito, Emily decide fazer as malas e passar um tempo em Bainbridge — a ilha onde morou quando menina — para tentar se reorganizar. Enquanto busca esquecer o ex-marido e, ao mesmo tempo, arrumar material para um novo — e mais verdadeiro — livro, um antigo colega de escola e o namorado proibido da adolescência tornam-se seus companheiros frequentes. Entretanto, o melhor parceiro de Emily será um diário da década de 1940, encontrado no fundo de uma gaveta. Com o diário em mãos, Emily sentirá o estranhamento e a comoção causados pela leitura de uma biografia misteriosa que envolve antigos habitantes da ilha e que tem muito a ver com sua própria história. Assim como as violetas que desabrocham fora de estação para mostrar que tudo é possível, a vida de Emily Taylor poderá tomar um rumo improvável e cheio de possibilidades.

Resenha

Um casamento ideal que termina em divórcio. Emily Wilson é uma escritora de sucesso, mora em Nova York e tinha um dos homens mais cobiçados como seu marido. Até que tudo em sua vida se transforma em um problema. Joel, seu marido, a larga para ficar com outra mulher e ainda deixa subentendido, que isso se deu muito mais por sua postura de esposa ausente. A protagonista ainda tem o difícil problema de não ter inspiração suficiente para começar um novo livro.

A escritora após essa mudança drástica, incrivelmente, não derramou uma mísera lágrima. Não se deixou abater completamente. Mas a sua melhor amiga Annabele, enxerga nessa “falta de sensibilidade” uma tristeza contida e uma necessidade desesperada por um descanso em lugar onde se sinta amada e confortável.

É neste momento que Emily decide então passar um mês na ilha de Bainbridge, na casa Bee, uma espécie de tia da protagonista. É um retorno a um lugar que costumava viajar com frequência. Além do descanso necessário, Emily também aproveita a oportunidade para se dedicar ao seu novo livro.

Já na ilha, somos apresentados a uma Emily que tenta se desligar de tudo o que aconteceu em sua vida nas últimas semanas. E neste momento, a protagonista encontra um diário que será o seu melhor companheiro durante a sua estadia na casa de Bee. Trata-se de uma biografia misteriosa que envolve antigos moradores da ilha e que tem uma ligação muito forte com a sua história. O título do diário era “A História de o Que Aconteceu em uma Pequena cidade Insular em 1943”.
Eu estava começando a ter a sensação de que as pessoas na ilha estavam todas envolvidas em um grande segredo – o qual ninguém tinha qualquer intenção de compartilhar comigo.
Pág.48
E é durante a leitura deste diário misterioso que conhecemos a história de Elliot e Esther. Um amor conturbado e cheio de decisões tomadas por impulso e raiva.
É preciso conhecer o amor e a aflição para escrever daquele modo.
Pág.67
Na temporada em Bainbridge, Emily reencontra uma antiga paixão adolescente e se deixa permitir conhecer um novo rapaz. Greg, o amor adolescente ou Jack, um homem que mexeu com o seu coração que andava machucado e desacreditado? Ela fez uma boa escolha, posso garantir a vocês leitores. E não se trata de triângulo amoroso, um não sabe da existência do outro e não há disputa por Emily. O livro se concentra, em grande parte, no mistério dos personagens que são descritos no diário. Ou seja, quem espera um enredo centrado na vida amorosa de Emily, vai acabar concluindo que isso não existe no livro.

A trama de Sarah Jio foi muito bem construída e amarrada. Uma história surpreendente, com personagens complexos e com as suas vidas abaladas por acontecimentos tristes e importantes. Senti falta de saber o final da história de Esther e Elliot que foi reescrito por Emily. Apesar de um inicio que de certa forma se arrasta, não abandonem este livro. Vocês darão conta – ao decorrer da obra – que a melhor decisão tomada é continuar a sua leitura.
Era hora de voltar para Nova York. Eu sabia, em meu coração, que se houvesse algo a aprender com a história de Esther seria ficar e lutar – pela verdade e pelo amor. No entanto eu estava muito cansada para isso agora.


4 livros
Comentários
8
Compartilhe

8 comentários:

  1. Já li esse livro e me apaixonei perdidamente por ele.
    As personagens são bem construídas e a história é fantástica.

    http://roendolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca dei muito por esse livro mas a sua resenha me deixou curiosa parece ser uma história bonita mas onde a autora não faz rodeios na hora dos desfechos

    ResponderExcluir
  3. Tem certos momentos em q precisamos de uma mudança completa de ares, principalmente escritores.
    Achei uma sacada muito boa quando começaram a fazer book trailers, mais uma maneira de alcançar novos publicos e deixar todos os leitores com agua na boca.

    ResponderExcluir
  4. Não seria um livro a ler primordial mas acredito que se tiver a oportunidade leio.
    Deve ser bom reviver tudo com a protagonista.

    ResponderExcluir
  5. Ja tinha visto diversas resenhas sobre este livro e acho a capa dele lindo, mas não gosto deste tipo de literatura. Adorei esta resenha! Esses book trailers estão cada vez melhores

    ResponderExcluir
  6. Confesso que quando vi o livro não dei muito valor ,mas depois de sua resenha fiquei muito interessada,já estar na minha lista para 2014 é claro,o book trailers ajuda não só a divulgar como atrair leitores!!!

    ResponderExcluir
  7. Alguém já havia comentado comigo sobre este livro e me deu boas referências.

    ResponderExcluir
  8. Estou curiosa pra ler esse livro, ele me chamou atenção desde o lançamento nao vejo a hora de conhecer a historia.


    xx

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações