17 de fev de 2014


[Resenha] Círculo - Mats Strandberg e Sara Bergmark Elfgren

 

Ficha Técnica

Título: Círculo
Título Original: Cirkeln
Autor: Mats Strandberg e Sara Bergmark Elfgren
ISBN: 978-85-8057-429-6
Páginas: 416
Ano: 2013
Tradutor: Érico Assis
Editora: Intrínseca


untitled
Minoo sempre foi a melhor da turma, mas não consegue fazer amigos. Vanessa é a garota mais sexy do colégio e namora um cara bem mais velho. Linnéa tem pai alcoólatra e é malfalada na escola. Rebecka parece ter uma vida de contos de fadas, mas esconde de todos que tem um distúrbio alimentar. Anna-Karin sofre bullying e deseja ser invisível. Ida, apesar de popular, é detestada tanto pelos professores quanto pelos alunos. Elas não são amigas nem têm quase nada em comum, exceto o fato de frequentarem o mesmo colégio na cidadezinha sueca de Engelsfors. Quando uma lua vermelho-sangue surge no céu, as seis são atraídas por uma força misteriosa até um parque de diversões abandonado, onde descobrem que são as Escolhidas, um grupo de bruxas ligadas por uma antiga profecia, e que uma força terrível foi libertada. Diante de uma série de suicídios suspeitos, elas precisam se unir e aprender a usar suas habilidades mágicas recém-adquiridas se quiserem sobreviver. Juntas, formam um círculo poderoso, capaz de impedir uma profecia que anuncia o fim do mundo. Separadas, são caçadas por um inimigo misterioso que as persegue dentro e fora da escola. Lançado em Novembro, é um sucesso editorial na Suécia, os direitos de publicação foram vendidos para 21 línguas diferentes e em 2012 a Random House publicou sua versão, no Reino Unido, intitulada “The Circle“. Uma adaptação cinematográfica já estava em pré-produção, mas problemas entre a produção e os autores fizeram-na não acontecer; atualmente, os direitos mudaram de produtora, e ainda há a possibilidade um filme baseado no romance ir às telonas.

Resenha

Bem, eu particularmente amo enredos que envolvam o sobrenatural, principalmente bruxas, vampiros, lobisomens, enfim, quando vi que o cerne desse livro eram as bruxas, logo me interessei por ele.

selo_blogparceiro_2013.1_thumb132122Narrado em terceira pessoa, o livro nos apresenta as seis protagonistas da história: Minoo, Vanessa, Linnéa, Rebecka, Anna-Karin e Ida. Inicialmente conhecemos seus dramas pessoais: distúrbio alimentar, drogas, bullying, conflitos familiares, depressão, suicídio. Mas elas serão unidas involuntariamente pelo círculo. Seis garotas completamente diferentes, unidas por um profecia, mas o círculo já perdeu um de seus integrantes, Elias. Na verdade o livro já começa com a morte do garoto. Suicídio ou não, esse é apenas mais um dos mistérios que norteiam a narrativa.

As garotas precisam descobrir mais sobre esse tal círculo, o que são e porque elas foram escolhidas. Entretanto, achei que os autores focaram muito mais nas questões pessoais das protagonistas do que em responder satisfatoriamente essas perguntas.

Quanto as cenas envolvendo a magia, não me convenceram, pareceram amadoras, teve cenas em que até ri. Achei que seria mais legal, cada uma tendo um elemento norteador do seu poder, água, fogo, ar, mas foi pouco desenvolvido.

Com uma linguagem jovem, Mats e Sara nos levam pela curiosidade até o final do livro, mas achei que os fatos ocorreram muito devagar, mas tenho que confessar que o vilão, ah, esse sim me surpreendeu, não imaginei em nenhum momento que fosse esse personagem.

De qualquer forma, esse é apenas o primeiro livro da Trilogia Engelsfors e espero sinceramente que os próximos livros tenham mais ação e dinâmica, porque agora que já li o primeiro, eu vou até o fim!




Comentários
13
Compartilhe

13 comentários:

  1. Lay,
    Não sei se é porque gosto de bruxas \o/ , mas esse livro parece ser muito om, embora tenha pouca ação =( e algumas cenas que certamente poderiam ser bem trabalhadas, ficaram parecendo cômicas. Vou esperar as próximas resenhas para ver se mergulho nesse mundo.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  2. Hum...Não me convenceu!
    Não sei se irei ler...
    Gostei da sinceridade
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Sou bem ao contrário de você, não curto muito tramas que envolvem o sobrenatural e magia.
    E por mais estranho que pareça, achei interessante a autora abordar mais as questões pessoais dos personagens! rs
    De qualquer forma, não fiquei tão animada com a leitura.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Bem nao conheco o livro, mas gostei do enredo (mesmo ele se desenrolar lento) adoro livros que envolvem seres misticos. Espero poder ler mesmo sendo uma trilogia pois fiquei curiosa para saber a continuação


    xx

    ResponderExcluir
  5. Lay! Minha prima começou a ler círculo, mas disse que não entendeu o começo até certo ponto. Depois, infelizmente, ela desistiu de ler porque achou muito chato. Ela vai retomar a leitura no carnaval. Bjs, leemporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de livros que envolvam magia, e estava querendo muito ler, ainda quero, mas não tanto quanto antes, ele parecia ser bem melhor. E também espero que o próximo tenha um melhor desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  7. Uau,
    que livro tudo ...
    Bruxas !!! Ebaa é tudo o que eu preciso hehehe ..
    Confesso que o book trailer é bem sinistro kkk Mas super gostei :]
    E é ainda melhor por ser uma trilogia :]
    Procurando o livro imediatamente :]

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Também adoro livros com elementos sobrenaturais, bruxas, magia e etc e este enredo me chamou bastante atenção! Parece ser um livro bem legal, que pena que você achou meio parado os acontecimentos, espero que melhor nos próximos volumes! :)

    ResponderExcluir
  9. Não curto o gênero ,e nem despertou minha curiosidade!

    ResponderExcluir
  10. Já tinha visto esse livro por aí, mas não tinha me atraído por ele. Gosto desses livros meio sobrenaturais, mas não sou tão fã assim. Esse livro me lembrou um pouco "The Secret Circle", que era uma série até legal, mas foi cancelada. Sua resenha me deixou um pouco desanimada para ler esse livro, mas vou esperar resenhas dos próximos para decidir se vou ler a trilogia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Ao contrário de você não sou tão fã do sobrenatural, não que eu não lei e tal, mais só em saber que as cenas de magias foram meio amadoras e que você chegou até a rir delas, eu dispenso a leitura. Kkkk

    ResponderExcluir
  12. Pena não ser tão bem desenvolvido em alguns aspectos. Eu gosto muito de histórias de bruxas e acho que ele ainda tem chance comigo, mas vou torcer para que o vilão realmente me surpreenda.

    ResponderExcluir
  13. Também gosto de histórias com tons sobrenaturais. Estou lendo um de bruxas, estou amando. Esse pareceu fascinante mesmo.
    Não conhecia ainda.
    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações