24 de fev de 2014


[Resenha] Diário de um Banana - Jeff Kinney

 

Ficha Técnica

Título: Diário de um Banana
Título Original: Diary of a Wimpy Kid
Autor: Jeff Kinney
ISBN: 978-85-7683-130-3
Páginas: 217
Ano: 2008
Tradutor: Antonio de Macedo Soares
Editora: V&R
bananaNão é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeiam. Em Diário de um Banana, o autor e ilustrados Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável.

Resenha

É super normal encontrarmos livros que estão sempre na lista de mais vendidos, ou que seus amigos sempre vivem lhe indicando, mas que por algum motivo em especial você nunca se interessa por eles. Eu sempre me perguntei o motivo de tanto sucesso da série “Diário de um Banana”, tanto dos livros quanto dos filmes, já que é óbvio que mais 50 milhões de livros vendidos não seriam provenientes somente de crianças… Neste grande número há muitos adolescentes, e sei que há adultos também. Ninguém está vacinado.

Há algumas semanas o primeiro filme (foram adaptados três para o cinema) passou na Globo, e não tenho certeza se era feriado ou algo parecido, só sei que um monte de gente veio me dizer que assistiu e adorou. E como resistir a um elogiado filme comparado a um clássico da Sessão da Tarde? Impossível, né?! Se o filme, segundo meu círculo de amigos, era bom, imagina os livros… eu tinha que finalmente desvendar este mistério.



A série de “Diário de um Banana” foi criada pelo ilustrador e escritor Jeff Kinney. Em seus livros ele narra as aventuras e desventuras de Greg Heffley, um garoto que acabou de ingressar no sexto ano. Como é duplamente talentoso, além de escrever as histórias, Kinney ilustra seus livros, e são os desenhos que dão um upgrade em seu universo criado.

Nos Estados Unidos já foram lançados 8 livros desta série, e aqui no Brasil a editora V&R faz um belíssimo trabalho, já tendo publicado sete dos livros, incluindo capa dura e boa diagramação (eles só poderiam diminuir um pouco o valor, né?).



Neste primeiro livro da série, iremos acompanhar Greg vivenciando problemas na escola, diversão e confusão com amigos, relação com os pais e também com seus irmãos - ele tem dois, um mais velho o Rodrick e um mais novo, o Manny. Essa atmosfera jovem é muito bem abordada e trabalhada por Jeff Kinney, que apesar de escrever uma ficção, consegue retratar muitos acontecimentos e dúvidas de um jovem na mesma idade de Greg.

Eu diria que “Diário de um Banana” cativa por vários motivos, tendo como principal fator essa verossimilhança - um pouco absurda as vezes, porém possível - com a realidade. Obviamente que a facilidade de leitura e o lado cômico dos desenhos e da própria narrativa de Kinney são essencial para o sucesso da série. Não posso negar que o livro possuí boas passagens que dão para arrancar umas risadas. 



Fica a dica então pra quem gosta de uma leitura rápida, descontraída e bem divertida. “Diário de um Banana” pode ser sim um livro voltado para o público infantil, porém ele tem o seu charme, e isto é inegável. Além de Greg, Kinney soubre criar personagens coadjuvantes interessantíssimos, e eu destacaria o melhor amigo do protagonista, o Rowley, que é simplesmente uma figuraça. Pretendo ler as continuações e conferir os filmes, já estou esperando algo no estilo “Esqueceram de Mim”. Saudades de um bom filme com cara de Sessão da Tarde que não seja “A Lagoa Azul”.



  
Comentários
12
Compartilhe

12 comentários:

  1. Comprei os livros para meu sobrinho Nicolas,mas na verdade quem leu fui EU....rsds.Assisti aos filmes com meus sobrinhos e dei "boas" risadas.

    ResponderExcluir
  2. Já vi várias resenhas positivas do livro ,achei interessante não só para garotada para a descontração do adulto por que não,infelizmente fica impossível de presentear,além de série o preço deixa a desejar,não vi o filme ainda espero poder ter senso de humor para vê-lo!

    ResponderExcluir
  3. Adoro diário de um banana, já assistir todos os filmes, porém só li um dos livros, preciso ler o restante haha

    Ta tendo sorteio de um box de livros lá no meu blog...
    http://booksandflowers.blogspot.com.br/2014/02/sorteio.html

    ResponderExcluir
  4. Hoje em dia não curto ler livros infanto-juvenis, mas tenho certeza de que iria adorar caso lesse quando mais nova.
    A história parece muito divertida e "leve". Perfeita para incentivar as crianças a lerem!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Por serem muitos livros, eu apenas vi os filmes, as quem sabe ainda leio essa série que parece ser mais fofa e divertida que os filmes.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li esse livro, mas sou super curiosa pra saber o porque do povo gostar tanto dele. Gosto muito livros infanto-juvenis, apesar de não ler muito pois estou lendo livros voltados mais para minha faixa etária, acho eles uma graça e sempre tem alguma lição fofa e importante no final. Ainda não assisti o filme também, mas já ouvi muitas coisas boa em relação à ele. Quero lê-lo algum dia, quando estiver com vontade de ler algo bem leve e divertido.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Li esse livro ano retrasado. Amo a série, mas só li quatro (eu acho) até hoje

    ResponderExcluir
  8. Eu vi o filme e achei bem legal e até tenho vontade de ler os livros, mas o valor dificulta um pouco (muito rsrs)
    Os desenhos são bem engraçados e a mente do Greg é uma coisa! kkkk
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  9. Acho fantástico esse livro. Já tinha visto a série todinha, mas ainda não comprei por conta do precinho meio salgado.
    É uma leitura rápida e descontraída, realmente. Bem gostoso de se ler.
    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  10. Também sempre vejo pessoas indicando os livros, mas confesso que nunca me interessou..parece ser bem divertido, achei as ilustrações bem diferentes, parece ser mesmo bom, acho que vou dar uma chance! :)

    ResponderExcluir
  11. Nunca dei muita bola pra esse livro, não que eu tenha pré conceito com esse tipo de leitura, é só que simplesmente deixei passar. Acho que antes dos livros vou dar uma oportunidade aos filmes, vê se gosto né?

    P.S. Mais se tem uma coisa que eu já concordo com você é o valor dos livros, realmente o preço poderia ser melhor.

    ResponderExcluir
  12. Apesar de já ter lido muitos elogios a respeito desse livro, nunca tive vontade de lê-lo, e com sua resenha me interessei. Não posso dizer que vou passar na frente de outros livros, mas se tiver oportunidade irei lê-lo. Parece ser realmente bem divertido.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações