4 de fev de 2014


[Resenha] O Projeto Rosie - Graeme Simsion

 

Ficha Técnica

Título: O Projeto Rosie
Título Original: The Rosie Project
Autor: Graeme Simsion
ISBN: 978-85-01-40221-9
Páginas: 319
Ano: 2013
Tradutor: Ana Carolina Mesquita
Editora: Record
rosiePara se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica. Exceto as mulheres.

Resenha

Don Tillman é um professor de genética de 39 anos que nunca teve uma namorada. Cheio de manias, ele tem dificuldades de encontrar uma parceria que se encaixe perfeitamente ao seu cotidiano e jeito de ser. Totalmente metódico, Don é um ser humano peculiar que não admite atrasos, tem uma comida específica para cada dia da semana, prática esportes por tempo cronometrado, não toma café depois das 15h, entre tantas outras coisas minimalistas.

Decidido a encontrar uma esposa, Don cria o Projeto Esposa. Este projeto consiste em um questionário de perguntas onde as mulheres poderão dar suas respostas, e assim, Don poderá saber se ela é ou não compatível com ele. Logicamente que as perguntas são as mais absurdas possíveis, e Don quer encontrar uma mulher que seja 100% perfeita, que se enquadre em todos os seus ideais e supra suas expectativas.

Tenho trinta e nove anos, sou alto, estou em forma e sou inteligente; tenho um status relativamente elevado e uma renda acima da média como professor associado. Segundo a lógica, eu deveria atrair uma ampla variedade de mulheres. No reino animal, eu seria bem-sucedido do ponto de vista reprodutivo.
Pág. 09
Não demorará muito para Don perceber como é complicado encontrar uma mulher que seja apta a ser aprovada pelo seu projeto. Descrente, e tendo somente a companhia de seus únicos dois amigos Claudia e Gene, Don Tillman ficará na dúvida se dará continuidade ao seu Projeto Esposa, ou se definitivamente irá aceitar que não há uma mulher que seja perfeita para ele.

Porém, certo dia, uma jovem em seus vinte e poucos anos entra no escritório de Don. Seu nome é Rosie Jarman, e ela é a personificação de tudo que o professor Tillman não quer em uma esposa: ela fuma, não faz exercícios físicos, é vegetariana, não é uma prodígio da matemática e ainda por cima não é pontual. E este será o inicio de uma relação impulsiva e cheia de imprevistos.
– O tempo foi redefinido. As regras anteriores já não têm validade. Declaro agora o consumo de bebida obrigatório no Fuso Horário de Rosie.
Pág. 67
Ciente que Rosie não é compatível para ser sua namorada, muito menos uma esposa, Don tentará evitar a moça, porém o destino acabará interferindo e os dois viverão uma grande caçada. Ao saber que Rosie não conhece seu verdadeiro pai, Don por ser um profissional de genética, se disponibiliza para ajudá-la a descobrir quem dos médicos da época de formatura de sua mãe pode ser seu pai.

Começa assim uma amizade que quebra todas as regras previamente construídas por Don. Juntos, eles irão descobrindo mais diferenças entre sí, porém, principalmente, como podem conviver e aprender um com o outro. Don aos poucos, e com muita dificuldade, perceberá que Rosie não se encaixa no seu Projeto Esposa, mas que de alguma forma ela, com sua extravagância toda, pode ser afinal de contas, uma possível candidata.
De volta a toda velocidade, num Porsche vermelho dirigido por uma linda mulher e ouvindo aquela música, tive a sensação de estar diante do precipício para outro mundo. Reconheci aquele sentimento, que, como se precisasse, se tornou mais forte quando a chuva começou a cair e a capota travou e não conseguimos mais subi-la. [...] Outro mundo, outra vida, próxima, mas inacessível.
Pág. 110
“O Projeto Rosie” é um livro DE-LI-CI-O-SO de se ler. Com um personagem principal icônico e uma história agradável, o autor Graeme Simsion consegue mesclar romance e comédia de uma forma divina. Garanto à vocês que rir com esse livro é uma certeza absoluta. Por ser do jeito que é, - o livro chega a insinuar levemente que o personagem principal é portador da Síndrome de Asperger - Don acaba sendo taxado como “esquisitão”, e acaba por viver situações fora do normal.

Além do romance e da comédia, “O Projeto Rosie” consegue ainda introduzir em sua narrativa diversas e interessantes curiosidades, além de construir um pequeno mistério de quem ser o pai de Rosie. Tenho que confessar que me surpreendi neste ponto, pois a todo momento você acha que é uma pessoa diferente, e no final realmente rola uma surpresa que eu particularmente não esperava.

“O Projeto Rosie” é uma leitura obrigatória para todo fã de um bom romance. Vale muito a pena lê-lo e se divertir com suas páginas. Definitivamente Don é a melhor coisa deste livro, arrisco a dizer que ele é um dos melhores personagens literários criados nos últimos tempos. Não consigo tirar da minha cabeça que este livro daria um excelente filme de comédia romântica. Dedos cruzados e esperando isso acontecer!


  
Comentários
15
Compartilhe

15 comentários:

  1. Já tinha lido uma resenha deste livro mas não tinha me interessado bastante, acho que a outra resenha que eu li era muito negativa. Mas estava mesmo a procura de um livro para dar algumas risadas e acho que vou dar uma chance para este, fiquei curiosa para saber como irá terminar esta estória :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Tácio!
    Tenho esse livro aqui há um tempão e até hoje não senti aquela vontade louca de lê-lo.
    A história parece ser muito fofinha e tal, mas ultimamente tô passando longe de coisas fofas. haha
    Beijos!

    http://roendolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tácio, li esse livro ano passado, ficou em meus prediletos! Simplesmente amei! O Don é ótimo e a Rosie também, são o oposto total. E ela o entende bem em tudo. Ela consegue alcançá-lo como ninguém jamais conseguiu. Para mim é uma história linda! Ela com os problemas dela e ele com os dele e ambos tomam um para o outro para melhorar a situação do outro sem pensar em si próprio. Para Don foi uma superação, assim como para Rosie. Vou escrever um jornal! Amei, amei amei esse livro. Ria demais da Rosie, ela fazia tudo o que ele odeia. E sim, amaria ver um filme desse livro. E olha que detesto ficar assistindo filmes, e correria até o cinema! Que bom que você também gostou! ... vou parar! risos!

    ResponderExcluir
  4. Tácio! A primeira vez que vi alguem falar desse livro foi no Cabine Literária e fiquei com muita vontade de ler. Adorei a resenha e espero ler algum dia.

    ResponderExcluir
  5. A capa é tão lindinha ^^. E eu chorei de rir com o quote em que o Don mostra suas características, as quais deveriam atrair a mulherada. Lista de leitura haha.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  6. Amei essa capa logo de primeira, estou lendo ele, mas no momento não estou achando muito bom. Começou arrastado, achei o Don uma versão mais irritante do Sheldon, só melhorou quando a Rosie surgiu, os dois interagindo rendem bons momentos.
    A leitura não engrenou, mas espero que melhore. =)

    ResponderExcluir
  7. Não sei nem a quanto tempo esse livro está na minha wishlist, quero muito ler.
    A história parece extremamente divertida e fofa. O personagem principal é bem diferente do que vemos por aí. Essa personalidade dele torna a história ainda mais interessante (apesar de que uma pessoa assim na vida real deve ser um pouco difícil de se conviver! rs).
    Espero conseguir juntar dinheiro para comprar o livro! =)
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Tácio!

    Esse livro definitivamente é uma ótima leitura. O Don é um personagem incrivelmente carismático e é difícil não rir das situações que ela passa. Concordo que o livro merecia um filme!

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  9. Antes de vê o último parágrafo da resenha, eu já meio que pensava " cara, até que esse livro daria um bom filme" já imaginava perfeitamente o Don, ele com suas manias e tal. E como já diria minha mãe, os opostos se atraem, já penso logo nas loucuras da Rosie, tenho certeza que eles tiveram que se superar para ficar juntos.

    ResponderExcluir
  10. Já vi várias resenhas positivas do livro ,um romance leve e engraçado estar na minha lista!

    ResponderExcluir
  11. Vi umas resenhas sobre esse livro, e fiquei bem curiosa para lê-lo. Esse Don deve ser muito engraçado, todo metódico, todo seletivo quando se trata de achar uma parceira. Acho que o relacionamento de Don com Rosie deve ser super divertido, já que ela é totalmente o oposto do que ele deseja. Um dia fiz um teste pra saber se combinava com o Don, e deu que eu não tinha nada a ver com ele, assim como a Rosie, hahaha. Quero muito ler um romance como esse, cheio de pitadas de comédia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Ai meu Deus que eu PRE-CI-SO! Me identifiquei muito com o Don tio uns 99,9%!! Uma pessoa muito rigida que tem que se tornar flexivel pra querer alcançar algo.
    Não vejo a hora de poder ler esse livro,to doida por ele!!


    xx

    ResponderExcluir
  13. Vi umas resenhas falando que o Don era irritante, mas acho que essas atitudes e peculiaridades que o tornam quem ele é. Pela resenha ele me lembrou (um pouco) o Sheldon de The Big Bang Theory, e como eu gosto do Shelly, mesmo com milhões de manias irritantes acho que seria legal conhecer mais sobre o Don. :D
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  14. Enquanto lia sua resenha, fiquei imaginando Adan Sandley com esse papel (não tenho a mínima ideia se escreve assim). Só sei que esse livro se encaixaria perfeitamente num filme, concordo contigo. E Adan seria o protagonista, sem dúvidas.
    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações