26 de fev de 2014


[Resenha] Porta dos Fundos - Vários Autores


Ficha Técnica

Título: Porta dos Fundos
Autor: Vários
ISBN: 978-85-7542-964-8
Páginas: 240
Ano: 2013
Editora: Sextante
5Este é o livro do "Porta dos Fundos". São 37 roteiros dos esquetes que você já viu na internet. Mas aqui, tal qual um DVD, temos extras: fotos exclusivas e comentários dos autores! Saiba qual foi a inspiração de cada um dos malucos que escrevem os vídeos, de onde vêm as ideias, como eles pensam e descubra que, no Porta, tudo começa pelo texto! No início de cada capítulo, você ainda encontra um QR Code que leva diretamente ao vídeo no YouTube.



Resenha

Você provavelmente conhece o canal do Youtube Porta dos Fundos. Tenho 100% de certeza que você já gastou bons minutos da sua vida dando altas gargalhadas com os videos postados pelo programa de humor composto por grandes nomes da comédia nacional contemporânea. Caso você não faça ideia do que eu esteja falando, só tenho algo a lhe dizer: “Errou feio, errou rude".

Sextante ParceriaAgora em Março, o Porta dos Fundos, que é uma união entre o site de humor Kibe Loco e a produtora Fondo Filmes, completará 2 anos desde sua criação - apesar do primeiro vídeo ter sido postado somente em Agosto de 2012 -, e durante este tempo, o grupo já emplacou grandes videos de sucesso, lançou produtos licenciados, ganhou patrocínio de grandes marcas, colocou no mercado um DVD com os melhores episódios, e além disto, publicou um livro, este que venho aqui resenhar.




No livro “Porta dos Fundos” iremos ser apresentados aos 37 primeiros roteiros que deram origem aos trinta e sete primeiros videos do canal de humor. Além dos roteiros, teremos a oportunidade de conhecer um pouco mais da criação de cada história, já que cada roteiro possui uma pequena - e muitas vezes engraçada - introdução. As introduções são feitas pelos próprios roteiristas, que são o Antonio Tabet, Fábio Porchat, Gabriel Esteves, Gregorio Duvivier, Ian SBF e João Vicente de Castro, e que acabam sendo os autores do livro.

Você pode estar se perguntando: “Por que eu iria ler um livro, se eu posso ver o vídeo?”. Essa é de fato uma pergunta válida, porém garanto que da mesma forma que ri vendo os videos, ri ao ler os roteiros, e muitas vezes ri em momentos diferentes dependendo da mídia em questão, pois no papel temos a oportunidade de reler e entender piadas que eventualmente podem não ficar tão claras assim no vídeo, e vice-versa. Um fator bastante legal do livro, é que ele também traz fotos dos videos e dos bastidores para incrementar os roteiros, sem contar que cada roteiro possui um QR Code (código de barras bidimensional que pode ser facilmente escanerizado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera), para que o leitor possa ver depois como ficou o resultado daquilo que acabou de ler, o que é uma ideia simples, porém bastante eficaz. E como já foi dito, as introduções são a cereja do bolo, pois explicam de forma lúdica e cômica como as ideias surgiram e foram desenvolvidas até se tornarem o produto final que vemos no computador.




O livro publicado pela editora Sextante merece muitos aplausos. Todas as páginas são coloridas, impressas em papel resistente e de extrema qualidade, além de possuir uma bela diagramação e resistente encadernação para aguentar o peso das páginas. De fato o livro é bem pesado, mas isso é de menos quando temos tão belo produto em nossas mãos, correto?

Com o crescente sucesso do Porta dos Fundos, que é o canal brasileiro do Youtube com mais número de inscrições, e o 5º canal com mais inscritos entre canais de comédia do mundo, tenho certeza - na verdade desejo - que o grupo continue investindo neste segmento literário, desta vez trazendo os outros roteiros, não deixando de lado as curiosidades e a qualidade contida neste primeiro volume.




Comentários
11
Compartilhe

11 comentários:

  1. Eu gosto bastante dos vídeos deles (apesar de achar alguns meio exagerados). Pelo que você disse a edição parece ser linda!!
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  2. Sempre assisto os vídeos dele. Eu vi esse livro na Bienal, com meu noivo. Ficamos interessados em comprar. Mas estava uma fila tão grande que acabamos desistindo rs.
    Adorei a resenha. Com certeza merece muitos aplausos, se for pelo menos metade do que são os vídeos :D
    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  3. Legal esse livro, como às vezes sou um pouco lenta para entender algumas piadas, fiquei muito interessada com o livro e a edição possui folhas resistentes e tudo mais, amei.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  4. Já assisti muitos vídeos deles e realmente são bem divertidos! Ultimamente não tenho tido muito tempo, nem tanta vontade de vê-los, mas daqui a pouco volta! rs
    Achei interessante a proposta do livro e provavelmente leria para ver se é tão bacana quanto os videos.
    bjs
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Tácio! Amo o porta dos fundos e já vi todos os vídeos. Gosto também de ver making offs (não sei se é assim que se escreve no plural), que o livro traz. Peguei nesse livro varias vezes na livraria e é uma ótima edição.

    ResponderExcluir
  6. Já vi alguns vídeos delas bem legais,interessante em transformar em livro!

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia o canal, mas achei bem diferente essa ideia de publicar os roteiros, deve ser mesmo um livro bem legal! :)

    ResponderExcluir
  8. Acho super engraçado os videos deles...kkk E achei interessante a ideia da editora em lançar os roteiros dos primeiros vídeos o que nos ajuda entender melhor os conceitos dessas piadas. Sobre a diagramação da editora, não duvido que seja boa, geralmente eles capricham bastante.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da sua resenha e do seu blog!! Já estou seguindo!! Eu amo os vídeos do Porta dos Fundos, sabia sobre o livro, mas nunca pensei em comprar justamente pelo que você falou "Se eu posso ver na internet"...mas gostei de saber que tem uma introdução, que parece ser engraçada também!! Acho que vou comprar!! Sou muito fã do Porchat!! Vou amar ver fotos exclusivas do Porta!! rsrsrsrs

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito do Porta dos Fundos, apesar de achar que alguns vídeos as vezes passam um pouquinho dos limites. Sempre que sai um vídeo novo corro logo para assistir, acho muito engraçado. Não me interessei muito pelo livro porque, como você disse, eu posso ver os vídeos na internet, e como não sou tão fã, apenas acho bastante divertido, dei preferência à outras leituras.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o canal, é bom que vou dar uma olhada para ver como é.
    Não leria o livro devido ele ser como é, uma apresentação do existente no youtube, mas achei muito bom a forma que apresentaram e gostei da sua forma em se disponibilizar a leitura dele.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações