21 de mar de 2014


[Resenha] Casa de Segredos - Chris Columbus & Ned Vizzini

 

Ficha Técnica

Título: Casa de Segredos
Título Original: The House of Secrets
Autor: Chris Columbus & Ned Vizzini
ISBN: 978-85-01-40003-1
Páginas: 348
Ano: 2014
Tradutor: André Gordirro
Editora: Galera Junior
anjosTrês crianças normais. Uma maldição ancestral. Bredan, Eleanor e Cordelia Walker um dia tiveram todos uma bela casa em São Francisco, pais adoráveis e todo tipo de bugiganga eletrônica que podiam desejar. Mas tudo mudou depois que o pai médico perdeu o emprego em um misterioso incidente. A família está em dificuldades e precisa se mudar mais uma vez. À primeira vista a mansão Kristoff parece perfeita, apesar de seus mais de cem anos. Bem melhor e mais espaçosa do que qualquer coisa que a família viu nos últimos tempos - e com um preço excelente. Mas a casa que pertencia ao misterioso escritor Denver Kristoff está muito além das aparências... Não só é boa demais para ser verdade: é assustadora e cheia de segredos. E quando os Walker percebem que um vizinho - não por acaso a filha de Denver Kristoff - pode ter grandes planos para eles, é tarde demais. Os três irmãos vão parar em um lugar selvagem que parece se misturar ao terreno da casa. Uma coisa é certa: eles não estão mais em São Francisco. Seus pais? Desaparecidos. Os amigos? Bem longe dali. E, para completar, os Walker não estão sozinhos. Guerreiros medievais patrulham as florestas, piratas fantasmagóricos rodeiam os mares e uma rainha sedenta por poder governa aquelas terras. A família está presa no mundo fantástico de Kristoff! Para sobreviver terão de vencer as próprias fraquezas enquanto mantêm sob controle seus impulsos amis sombrios. A chave para deixarem o lugar pode estar na relação entre os Kristoff e os Walker, que já atravessa gerações. Mas, à medida que desvendam o próprio legado eles vão descobrir o verdadeiro significado de lar, desvendar muitos segredos e perceber que não é apenas sua família - está mais para a humanidade - que está correndo perigo.

Resenha

Se você já teve o prazer de assistir ou ler “A Invenção de Hugo Cabret”, sabe como este é um exemplo de filme/livro que homenageia alguma coisa, neste caso o cinema. “Casa de Segredos” é o exemplo de livro que homenageia de uma forma dinâmica o próprio campo da literatura. O livro foi escrito por ninguém menos do que Chris Columbus e Ned Vizzini, dois experts no quesito “entretenimento juvenil”. 

Selo-Parceiros-Galera JuniorPara quem não sabe, Columbus é o responsável por dirigir os dois primeiros filmes da série “Harry Potter”, os dois primeiros filmes de “Esqueceram de Mim”, além de escrever os roteiros de “Os Goonies” e dos “Gremlins”. Já Ned Vizzini, falecido em Dezembro do ano passado com apenas 32 anos de idade, chegou a escrever episódios para série “Teen Wolf” e publicou o romance “Se Enlouquecer, Não se Apaixone”, que foi adaptado para os cinemas em 2010 com Zach Galifianakis, Viola Davis e Emma Roberts no elenco.
–Sabe, eu ouvi coisas estranhas a respeito deste lugar – falou o homem da mudança enquanto andavam pelo corredor do segundo andar e passavam pelos retratos da família Kristoff.
– O que? – perguntou Brendan.
– Eu posso não ser formado em Harvard, mas sei ouvir muito bem, e ouço melhor ainda quando ninguém está percebendo. Ouvi dizer que esta casa é amaldiçoada. É por isso que a última família foi embora.
Pág. 38 
Em “Casa de Segredos” iremos acompanhar as aventuras dos irmãos Walker. Cordelia, Brendan e a pequena Eleanor irão enfrentar diversas provações após se mudarem para uma antiga mansão situada na cidade de São Francisco. Logo após a mudança, os irmãos irão sofrer o ataque de uma velha senhora, e depois de serem amaldiçoados por ela, serão transportados para um lugar totalmente estranho.

Este novo lugar não é São Francisco e muito menos uma cidade próxima. Os irmãos Walker se encontrarão em meio a uma selva, sem os seus pais e completamente confusos e perdidos. Aos poucos os jovens irão descobrir que estão correndo sério perigo de vida, tendo que enfrentar guerreiros, gigantes, piratas, entre outras coisas, para tentarem se manter vivos e conseguirem retornar para casa.

Em meio a esta aventura, os meninos também encontrarão ajuda de boas pessoas, e com muita investigação irão descobrindo a relação da velha que os amaldiçoou com a família Walker - e o motivo dela ter aparecido na vida deles. Grande parte deste quebra-cabeça é a própria casa, e principalmente, o que está dentro dela (apesar de estar óbvio, não quero dizer o que é, para não estragar a surpresa de ninguém). Caso queiram voltar para São Francisco, e para o conforto de sua nova casa em conjunto de seus pais, os irmãos Walker terão que provar que são capazes de enfrentar uma boa dose de aventura.
O tempo realmente torna as coisas importantes, concluiu Brendan. Antigamente estes eram apenas documentos comuns. Agora fazem parte da história. Da minha história. O menino quase teve medo de olhar. Pensou nos pais, pensou que os dois ainda estavam desaparecidos, que ele estava desaparecido também.
Pág. 119 
“Casa de Segredos” é um lançamento da Editora Record pelo selo Galera Junior, mas a despeito da temática juvenil do livro, o mesmo - pelo menos a meu ver - é tão versátil e moderno que seja capaz de agradar leitores de todas as idades. A narrativa é em terceira pessoa e os capítulos são bem curtos, fazendo com que o leitor devore-o rapidamente sem nem perceber. Talvez pelo fato dos escritores terem um envolvimento profundo com a sétima arte, “Casa de Segredos” é um daqueles livros visuais, que ao lermos vamos imaginando instantaneamente seus fatos como se estivéssemos assistindo a um filme.

Por falar nisso, a estória do livro me lembrou tantas outras, fazendo de “Casa de Segredos” um grande mix de filmes e livros que já li. Alguns deles seriam “Desventuras em Série” do Lemony Snicket, “A História Sem Fim” de Michael Ende e “As Crônicas de Nárnia” de C.S. Lewis, porém a obra me lembrou principalmente dois filmes que gosto muito: “Jumanji” (1995) e “Pagemaster - O Mestre da Mágia” (1994). Este último é praticamente uma versão cinematográfica do livro, muitas coisas são parecidas em ambos, porém apesar das semelhanças, Columbus e Vizzini conseguiram criar um universo, que apesar de não ser totalmente inovador, consegue ainda carregar sua unicidade.

A70-4613.jpg jumanji-poster.jpg

Se você é fã de algum desses filmes, com certeza irá amar “Casa de Segredos” 

Se você gosta de aventura, mágia, ação e fantasia este é o livro ideal para você. Divertido, ágil e com bons personagens, “Casa de Segredos” consegue entreter, ao mesmo tempo que se prende a alguns fatos da realidade para dar suporte ao seu enredo. O livro faz parte de uma série de dois, e o segundo volume intitulado “House of Secrets: Battle of the Beasts” (Casa de Segredos: Batalha das Feras em tradução livre) será lançado nos EUA dia 25 de Março. Enquanto isso, vamos torcendo para que a Galera consiga publicá-lo ainda este ano aqui no Brasil.

House of Secrets 2.jpg
Capa norte-americana da sequência de “Casa de Segredos”
Comentários
7
Compartilhe

7 comentários:

  1. Amei o livro A casa dos segredos, é o estilo que gosto. Por incrivel e mais bobo que pareça, eu adoro histórias que tenha algo antigo como casa, fantasmas de outras épocas, etc.

    ResponderExcluir
  2. Eu compraria este livro pela capa.
    Adoro aventuras infanto-juvenis.
    Adorei a misturas de seres... piratas fantasmagóricos (nunca tinha lido nada sobre este segmento de piratas, hehe), guerreiros medievais...
    Imagino um livro como uma estória de tirar o fôlego.
    Adorei.

    ResponderExcluir
  3. , A Sinopse me deixou intrigada , bastante curiosa pra saber o resto da Historia , A Capa é bem legal , criativa né , e nem tem como nao falar da resenha , eu amei a resenha , ela me deixou mais curiosa ainda , Apesar de nunca ter ouvido falar deste Livro , A casa d segredos , nao só me agradou , como agradou a minha irmã tambem , ela esta virando a mais nova , menina apaixonada por livros de magia e aventuras , Fiquei bastant intrigada em ler esse livro , e é claro que entrou na minha lista de desejados !!

    ResponderExcluir
  4. Desenvolvi um certo amor pela capa desse livro. Normalmente não sou muito fã de capas nesse stilo, mas essa tem alguma coisa que chama muito minha atenção. E a história tambem parece ser muito boa!! Adoro Jumanji, vc falar que a história lembra esse filme aumentou muito minha vontade de ler.

    ResponderExcluir
  5. Desde que vi o lançamento deste livro fiquei desejando lê-lo. Confesso que ao ler a resenha fui também me lembrando de "Jumanji". A história parece proporcionar uma viagem cheia de aventuras no mundo da imaginação. Não vejo a hora de conhecê-la. =D

    Beijoos

    ResponderExcluir
  6. Olá Tácio, estava interessada neste livro desde seu lançamento e confesso que fiquei realmente ainda mais animada pelo livros depois de ler sua resenha sobre ele.Pois amo livros deste gênero e este já entroooou para minha lista de de livros desejados!!
    Abraço e espero poder adquirir ele em breve...

    ResponderExcluir
  7. Desde que li a primeira resenha desse livro, fiquei com vontade de lê-lo. Gosto de livros juvenis e esse parece ser excelente. Os autores também são ótimos.
    Sua resenha me deu mais vontade de lê-los.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações