19 de abr de 2014


Músicas Disney: Oscar - Parte 1


O aclamado “Frozen – Uma Aventura Congelante” (2013), que reescreve o clássico conto de Hans Christian Andersen “A Rainha das Neve”, deu aos estúdios Disney seu primeiro Oscar de melhor filme de animação desde a criação da categoria em 2001.

O filme também levou o prêmio de melhor canção original (“Let It Go”), de Robert Lopez e Kristen Anderson-Lopez.

Se você é um fã das produções Disney, sabe que a maioria das animações são cheias de músicas marcantes que a gente escuta uma vez e já aprende a letra. E em homenagem ao Oscar de melhor canção original de Frozen, vamos fazer uma lista com todas as músicas de animações Disney que já levaram a estatueta:

1941: “When You Wish upon a Star” – Pinóquio

“When You Wish Upon a Star” foi escrita por Leigh Harline e Ned Washington exclusivamente para a animação Pinóquio. A versão original foi cantada por Cliff Edwards que foi a voz do Grilo Falante. A música foi a primeira canção Disney a ganhar a categoria de melhor canção original, e foi usada durante os anos 50 e 60 como música de abertura de todas as edições das séries televisas da Walt Disney, além de ser até hoje o logo de abertura das produções do estúdio.



1948: “Zip-a-Dee-Doo-Dah” – A Canção do Sul 

“Zip-a-Dee-Doo-Dah” faz parte da trilha sonora do filme A Canção do Sul, que foi o primeiro filme Live Action da Disney. O filme conta a história de um garoto, que mora com os avós por causa da morte dos pais, e adora as historias contada por Tio Remus, que são cheias de fatos do rico folclore do sul dos Estados Unidos. A trilha sonora de Daniel Amfithroeantrof, J. Paul Smith e Charles Walcott chegou a ser indicada ao Oscar, porém o filme só ganhou na categoria de melhor canção original por “Zip-a-Dee-Doo-Dah”. Em 1948 o James Baskett, o intérprete de Tio Remus, ganhou um Oscar honorário, graças a sua caracterização e esforço dedicado ao personagem.




1965: “Chim Chim Cher-ee” – Mary Poppins 

“Chim Chim Cher-ee” foi escrita pelos irmãos Sherman e interpretada originalmente por Dick Van Dyke e Julie Andrews. Este fato certamente ajudou Mary Poppins a ser um dos melhores filmes produzidos pelos estúdios de Walt Disney. O filme recebeu 13 indicações ao Oscar: um recorde para os musicais, e um recorde para os estúdios Disney, que até hoje não lançou um filme que fosse indicado tantas vezes, assim como Mary Poppins foi. O musical entrou na lista dos melhores musicais de todos os tempos, ficando na sexta posição e a canção ''Supercalifralisticexpialidocius'' é considerada uma das melhores canções feitas para o filme. Ambas as listas foram realizadas pelo American Film Institute.




1990: “Under the Sea” – A Pequena Sereia 

A Pequena Sereia inaugurou uma nova fase na Disney, a Disney Renascença. Durante as décadas de 70 e 80 a empresa de Walt teve pouca criatividade, sendo “Bernardo e Bianca” (1977) o único filme que realmente se destacou. Muitos atribuem o fracassos dos outros filmes a morte de Disney em 1966 e de Roy, o seu irmão, em 1971. “Under the Sea” foi composta por Alan Menken e escrita por Howard Ashman, além de ter sido baseada na música “The Beautiful Briny” do filme “Bedknobs and Broomsticks” (1971). A música recebeu influência do estilo musical calypso, e a versão original é interpretada por Samuel E. Wright.




1992: “Beauty and the Beast” – A Bela e a Fera 

A Bela e a Fera é o 30º Clássico Disney, sendo o terceiro da era Disney Renascença, lançado em 13 de Novembro de 1991. O filme é baseado no conto de fadas de mesmo nome, escrito por Jeanne-Marie Le Prince de Beaumont. As canções foram escritas por Alan Menken e Howard Ashman, que já tinham trabalhado juntos anteriormente em “A Pequena Sereia” (1989). A trilha sonora é o ponto alto de A Bela e a Fera, e os votantes do Grammy reconheceram isso, tanto que a trilha sonora de A Bela e a Fera foi indicada a oito Grammy's: Álbum do Ano; Melhor Álbum para as Crianças; Melhor Pop Performance Instrumental; Canção do Ano; Gravação do Ano; Melhor Pop Performance de um dueto ou grupo; Melhor Composição Instrumental para um filme; e Melhor Canção escrita para um filme ou televisão. (em negrito estão as categorias vitoriosas). Howard Ashman morreu 8 meses antes do lançamento do filme, e na época, estava trabalhando nas músicas de Aladdin com Alan Menken, mas que foram terminadas por Tim Rice. Uma dedicatória foi feita à ele nos créditos finais de A Bela e a Fera.




1993: “A Whole New World” – Aladdin 

“A Whole New World” é o vencedor do Oscar de melhor canção original do filme Aladdin de 1992. Ela foi composta por Alan Menken com letra de Tim Rice. A canção é uma balada entre os personagens principais Aladdin e Jasmine sobre o novo mundo que eles vão descobrir juntos. A versão original foi cantada por Brad Kane e Lea Salonga durante o filme. Eles também cantaram a música na premiação da Academia, onde ganhou a categoria de Melhor Canção. A versão single da canção foi lançada anteriormente naquele ano e foi interpretada por Peabo Bryson e Regina Belle. Esta versão aparece nos créditos finais do filme, e é referida na trilha sonora como “Tema de Aladdin”. Esta versão chegou ao número um na parada Billboard Hot 100 em 6 de março de 1993, substituindo Whitney Houston com “I Will Always Love You”, que tinha passado 14 semanas no topo do chart. A faixa alcançou a posição # 9 no UK Singles Chart em 1992 e é a primeira e única música de um filme de animação da Disney no topo da Billboard Hot 100.



Comentários
7
Compartilhe

7 comentários:

  1. Olá
    Adoro os filmes e desenhos da Disney, marcaram a minha infância. As que eu mais gosto são When you wish upon a star (pinóquio), Under the sea ( a pequena sereia) e Beauty and the beast (a bela e a fera). As canções de Branca de Neve e os Sete Anôes Também são muito lindas.

    ResponderExcluir
  2. Lindo! Vi todos os vídeos e me emocionei muito. Também pude relembrar minha infancia quando assistia ao filme A canção do sul. As músicas da Bela e a fera e Aladim são lindas. Parabéns por esta matéria, valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Oi João Luís!
    Os filmes da Disney de uma maneira ou de outra sempre fazem parte da história de nossas vidas.
    E sem dúvida as músicas tem papel fundamental nessa relação.
    Amei Frozen, muito mesmo <3!
    Torci bastante e achei merecido o Oscar de melhor animação e tb o de melhor canção original.
    Também amooo A Pequena Sereia e A Bela e a Fera.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu sempre adoro as canções dos filmes da Disney, acho elas super bacanas, adorei as canções que já levaram o Oscar, sou super ã das animações da Disney, gosto muito de Frozen, A bela e a fera, e A pequena sereia, sou uma mante de contos de fadas.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. eu amo as cancoes dos filmes da disney , smp assisti os films da disney ,adoro os contos de fada , smp gostei , de a pequena sereia a bela adormecida , e etc !

    ResponderExcluir
  6. Olá João...Que demais esta postagem, confesso que conheço a maioria das músicas,pois sempre goste demais dos filmes da Disney.Eles marcaram demais minha infância...Mas com certeza minha preferida é Beauty and the Beast” de A Bela e a Fera.

    ResponderExcluir
  7. Toda a minha infância no post parte l e parte ll ♥
    Já to aqui cantarolando as músicas hahahahahaha

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações