21 de abr de 2014


Músicas Disney: Oscar - Parte 2


Para o post “Músicas Disney: Oscar - Parte 1” não ficar muito grande, decidi dividí-lo em duas partes. Esta é a segunda, preparados para mais músicas Disney ganhadoras de Oscar?! Vamos lá:

1995: “Can You Feel the Love Tonight” – O Rei Leão 

A maior bilheteria de uma animação em 2D (US$ 987.5 milhões arrecadados), e provavelmente a animação mais marcante da infância das crianças da década de 90, é O Rei Leão. Baseado em “Hamlet” de Shakespeare e nas histórias de José e Moisés da bíblia, a Disney criou um jovem clássico do cinema, que fez até os adultos ficarem encantados. A trilha sonora foi feita por Hans Zimmer que criou uma ópera africana, e sem exageros, uma das melhores trilhas sonoras do cinema, ganhando o Oscar em 95. As canções foram escritas por Elton John e Tim Rice, sendo que “Hakuna Matata” entrou na lista das melhores canções feitas para um filme do American Film Institute. A música “Can You Feel The Love Tonight” ganhou o Oscar de melhor canção original, e o CD da trilha sonora vendeu 10 milhões de cópias ao redor do mundo. O Rei Leão foi aclamado pela crítica e pelo público, por ser maduro, bem desenhado, profundo, emocionalmente de arrepiar e ainda por cima divertido.




1996: “Colors of the Wind” – Pocahontas 

“Colors of the Wind” é uma canção escrita pelos letristas Stephen Schwartz e Alan Menken, e foi feita para o trigésimo terceiro filme de animação da Walt Disney Pictures: Pocahontas. Música tema do filme, “Colors of the Wind” foi originalmente gravada pela cantora e atriz americana Judy Kuhn em seu papel como a voz de Pocahontas. Vanessa Williams também interpretou a canção que foi lançada como o primeiro single da trilha sonora do filme em 23 de março de 1995. A letra da música fala de respeitar a natureza e viver em harmonia com as criaturas da Terra. “Colors of the Wind” ganhou o Oscar de Melhor Canção Original na premiação da Academia em 1996, tornando-se a quarta vitória do compositor Alan Menken na categoria. Ele também ganhou o Globo de Ouro na mesma categoria, bem como o prêmio Grammy de Melhor Canção Escrita para um Filme. A música apresenta poeticamente o ponto de vista do nativo americano, sendo a Terra uma entidade viva, onde a humanidade está ligada em conjunto com a natureza.




2000: “You'll Be in My Heart” – Tarzan 

Tarzan foi lançado em 18 de Junho de 1999. É o 37º Clássico Disney, sendo baseado na história “Tarzan e os Macacos” de Edgar Rice Burroughs. O filme arrecadou 448 milhões ao redor do mundo, e custou 150 milhões de dólares. As músicas foram feitas por Phil Collins. Tarzan se tornou a primeira trilha sonora a ser gravada em diferentes idiomas pelo mesmo cantor, o próprio Phil Collins. Collins cantou a canção em inglês, francês, italiano, alemão e espanhol. Phil Collins foi ajudado pelo compositor Eric Serra para fazer a versão francesa das músicas. Diferente dos outros clássicos Disney, as canções de Tarzan são tocadas como fundo de cena ao invés de serem cantadas pelos personagens - com exceção de “You'll Be In My Heart” (a música que levou o Oscar de Melhor Canção Original) e “Trashin the Camp”, a música cantada por Terk e os outros animais enquanto destroem o acampamento.




2002: “If I Didn't Have You” – Monstros S.A. 

Monstros S.A. foi a quarta colaboração de Randy Newman com a Pixar. “If I Didn´t Have You” foi cantada por John Goodman e Billy Crystal. O álbum foi indicado para o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original e um Grammy de Melhor Trilha Sonora, porém perdeu ambos os prêmios para “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel” (2001). Porém, depois de dezesseis indicações, a canção finalmente levou o Oscar de Melhor Canção Original, além do Grammy de Melhor Canção escrita para um filme.




2011: “We Belong Together” – Toy Story 3 

“We Belong Together” faz parte da trilha sonora de Toy Story 3 e foi escrita e performada por Randy Newman. A canção ganhou um Oscar de Melhor Canção Original, sendo a segunda música de Randy Newman a ganhar essa categoria, além de levar o prêmio de Melhor Canção Original escrita para um Filme na premiação Soundtrack World Awards. Toy Story e Toy Story 2 também foram indicados para o prêmio de Melhor Canção Original, com “You Got a Friend in Me” e “When She Loved Me”, mas perderam para “Colors of the Wind” e “You'll Be in My Heart” dos filmes Pocahontas e Tarzan, respectivamente.




2012: “Man or Muppet” – Os Muppets 

“Man or Muppet” faz parte da trilha sonora do filme dos Muppets. Foi escrita por Bret McKezie e performada por Jason Segel e Peter Linz. No ano de 2012 apenas duas músicas concorreram a categoria de Melhor Canção Original: “Man or Muppet” e “Real in Rio” da trilha sonora de “Rio” (2011). “Man or Muppet” levou a melhor - infelizmente.




2014: “Let It Go” – Frozen: Uma Aventura Congelante 

“Let It Go” faz parte da trilha sonora de Frozen e foi escrita pelo casal Kristen Andreson-Lopez e Robert Lopez. A versão cantada no filme é performada por Idina Menzel, que faz a voz de Elsa, e a versão dos créditos é interpretada pela talentosa Demi Lovato. A canção se tornou um dos maiores hits da Disney, e conquistou o mundo inteiro desde crianças à adultos. Essa é a primeira música de um filme Disney a atingir o top 10 da Billboard desde 1995 com a versão single de “Colors of the Wind”.



Comentários
7
Compartilhe

7 comentários:

  1. Oi, João Luís
    Adoro os desenhos e filmes da Disney. As músicas sempre são lindas. Adoro a do Rei Leão e Pocahontas.

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu adoro os filmes da Disney hehehe me condene, gosto de filmes de crianças, e achei super legal o post, e fiquei super feliz em saber que vários filmes da Disney ganharam o Oscar, pois realmente eles merecem.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu adoro os filmes da Disney hehehe me condene, gosto de filmes de crianças, e achei super legal o post, e fiquei super feliz em saber que vários filmes da Disney ganharam o Oscar, pois realmente eles merecem.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi João Luís!
    Os filmes da Disney são especiais por seus musicais <3
    Adoroooo O Rei Leão, Pocahontas e torci bastante por Frozen, o Oscar foi super merecido na minha opinião de fã das animações ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Tácio...Esta seleção esta um arraso!! O Rei Leão e Monstros S.A. , são lindas e marcantes!! Adorei estas postagens!!

    ResponderExcluir
  6. Rei leão , eu amo a musica d rei leão , frozen <3 anw essa msc é linda , fico cantando ela o dia todo kk

    ResponderExcluir
  7. Eu sou uma criança grande e não tem jeito pois me divirto mais que os meus sobrinhos com essas animações. Mas nada, nenhuma animação supera O Rei Leão... é tudo perfeito demais, desde a história, trilha sonora, a mensagem que o desenho passa ♥♥♥

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações