11 de mai de 2014


[Entrevista] Mark Lawrence


Essa semana a DarkSide lança o segundo volume da Trilogia dos Espinhos. Após “Prince of Thorns”, é a vez de acompanharmos a jornada do príncipe Jorg em “King of Thorns”. Para comemorar este lançamento mais do que especial, nós do De Tudo um Pouquinho tivemos a oportunidade de fazer uma entrevista exclusiva com o autor dos livros, Mark Lawrence.

me_an_c2_zpsd406f2da.jpg

Mark foi super simpático, e falou um pouco sobre seus livros, vida pessoal, novos trabalhos e até deu uma dica de uma notícia que pode dar um novo rumo ao universo criado por ele. Então, vamos conferir como foi essa entrevista, e esperamos realmente que vocês gostem dela.
De Tudo um Pouquinho: Como foi sua relação com a literatura quando mais jovem, e quando você percebeu que queria ser um autor?
Mark Lawrence: Eu sempre amei a fantasia. Minha mãe leu para mim “O Senhor dos Anéis” quando eu tinha sete anos. Eu chorei quando [Spoiler] Gandalf morreu [/ Spoiler]. Eu li um monte de livros de fantasia enquanto eu crescia. Eu nunca tive qualquer ambição de ser um autor. Eu escrevi o meu primeiro conto aos trinta anos e daí migrei para a escrita de livros, mas eu não esperava que eles fossem publicados - eu só gostava de escrever. Se alguém não tivesse me convencido a enviar um e-mail para um agente literário (e eles tiveram que ser muito persistentes), então eu nunca teria feito isso.
DTuP: “Prince of Thorns” é um belo exemplo da literatura fantástica e épica. Qual foi a inspiração para escrevê-lo?
ML: A inspiração para o personagem foi o clássico romance de Anthony Burgess de 1962, “Laranja Mecânica”, que apresenta um jovem violento, mas inteligente e charmoso, e que é totalmente amoral. A história apenas foi surgindo do nada enquanto eu estava escrevendo.
DTuP: Em breve “King of Thorns” será lançado aqui no Brasil. O que os leitores podem esperar nesta sequência das aventuras de Jorg?
ML: “King of Thorns” é um livro mais longo e que eu descrevi antes como uma aposta na inteligência dos leitores. Até agora, essa aposta valeu a pena. Vemos Jorg crescendo e enfrentando problemas mais complexos, embora ele ainda encontre soluções violentas. O enredo é complexo e não-linear, movendo-se entre dois períodos de tempo, mas essa abordagem parece manter todos felizes.
DTuP: O personagem principal da sua série é um jovem menino muito bem escrito e que possui as mais diversas emoções dentro de si. De alguma forma seus sentimentos e memórias foram incorporados nele?
ML: Essa é uma pergunta complexa. Eu não sou nada como Jorg. Mas é verdade que ao escrever os livros, especialmente “Prince of Thorns”, eu tive um lugar para colocar algumas emoções decorrentes do nascimento de minha filha, que foram inúteis para mim ao lidar com suas deficiências muito severas.
DTuP: Por que decidiu escrever três livros? Como foi este processo?
ML: Escrevi “Prince of Thorns” em inúmeras pequenas partes ao longo de vários anos. Eu escrevia um capítulo em um fim de semana, postava em um grupo de escrita, e talvez ficava sem escrever outro capítulo por três ou cinco semanas. Eu escrevi porque eu gostava da sensação. Eu não tinha planos de tentar publicá-lo. Eu não acho que esta era uma opção realista. Escrevi “King of Thorns” e “Emperor of Thorns” depois de vender os direitos de publicação de “Prince of Thorns”. Escrevi dois livros no espaço de um único ano. Isso nunca me pareceu uma tarefa, mesmo que eu só pudesse escrevê-los à noite, quando eu não estava no meu trabalho ou cuidando da minha criança com deficiência.
DTuP: Você vai lançar em breve um novo livro intitulado “Prince of Fools”. Pode falar um pouco sobre esse trabalho?
ML: “Prince of Fools” se passa no Império Destruído, ao mesmo tempo que a história de Jorg acontece. O protagonista é um mulherengo covarde que vive mentindo e enganando as pessoas. É o mesmo mundo sangrento, mas visto através dos olhos de Jalan Kendeth, que acaba acrescentando um pouco de humor. Estou gostando muito de escrever os livros e acabei de começar o terceiro e último volume da trilogia.
DTuP: Você tem planos de vender os direitos de “Prince of Thorns” para o cinema ou televisão? Se sim, imagina alguém específico para dar vida aos seus personagens?
ML: Venda de direitos do livro para a televisão não é algo que você planeja. Você tem que ter a sorte de ter as pessoas certas entrando em contato com você. Vou no entanto anunciar algo sobre isso em alguns dias - por isso, provavelmente, antes desta entrevista ser publicada. Pelo fato de Jorg ser tão jovem, ele precisaria de um jovem ator, mas teria que ser um grande ator para representar sua complexidade e paixão da forma correta. Eu não sei de ninguém adequado, mas espero que ele exista em algum lugar por aí!
DTuP: Para finalizar, você poderia mandar um recado para os brasileiros, e talvez dizer à eles o por que de terem que conferir o seu trabalho?
ML: Eu fico incrivelmente impressionado com a reação dos leitores no Brasil. Eu não acho que qualquer outro país, incluindo o Reino Unido e os EUA - onde os livros já venderam centenas de milhares -, tenha sido tão entusiástico, positivo e acolhedor. Eu acho que o Brasil é um lugar que gera grande imaginação! Nunca tento vender o meu trabalho. Eu espero que as pessoas que lêem os livros irão fazer isso por mim. Você se sairia melhor se confiasse no que eles dizem.

Comentários
4
Compartilhe

4 comentários:

  1. Ótima entrevista! Vocês sabem conduzir muito bem isso! ;)
    Beijos,

    http://milimetrosegundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito, obrigada por ter trazido para nós essa entrevista. Não li os livros dele ainda, mas pretendo em breve fazer isso, ainda mais por ser fantasia, amo!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da entrevista não conhecia os livros dele não, nem tinha ouvido falar...
    Maia agora fiquei um pouquinho curiosa pelos livros :P

    ResponderExcluir
  4. Olá, Tácio
    Gostei muito da entrevista. Ainda não li nada do autor, mas pretendo ler em breve, pois devem ser muito bons.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações