3 de mai de 2014


[Resenha] O Ladrão de Raios - Rick Riordan


Ficha Técnica

Título: O Ladrão de Raios
Título Original: The Lightning Thief
Autor: Rick Riordan
ISBN: 978-85-9807-839-7
Páginas: 385
Ano: 2008
Tradutor: Ricardo Gouveia
Editora: Intrínseca
13Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

Resenha

Percy tem 12 anos, já foi expulso de outras escolas devido à ações inexplicáveis, tem déficit de atenção, dislexia e acredita não ter nada que possa o tornar um garoto "normal". Tem uma mãe carinhosa e atenciosa, Sally Jackson, e um amigo Grover Underwood. Além de um padrasto desprezível que se chama Gabe Ugliano. O garoto estuda em um colégio de garotos problema, não se sente motivado por seus professores e também devido a dislexia não consegue ter bom rendimento escolar. 

De repente tudo muda. Percy descobre através de seu amigo, que ele acreditava ter uma deficiência, que As Fúrias estão atrás dele para matá-lo. Isso tudo porque ele é um semideus. Portanto devem ir para um lugar seguro, que protege e ensina aos semideuses como se defender dos monstros, o Acampamento Meio-Sangue. Até chegar ao Acampamento Percy travou uma luta com um ser mitológico e acredita ter perdido a sua mãe.

A partir daí a história é concentrada no personagem dentro do acampamento. Descobre que um de seus professores na verdade é Quíron mentor e diretor de atividades no Acampamento Meio-Sangue. Todo semideus deve ser reclamado por seu pai ou mãe olimpiano. Uns demoram mais a serem reconhecidos e estes são direcionados ao Chalé de Hermes. Lá Percy conhece e torna-se amigo de Luke Castellan, conselheiro do Chalé.

Entretanto há um clima tenso e de quase guerra no Olimpo. O raio mestre de Zeus foi roubado e o deus desconfia dos outros dois grandes: Hades e Poseidon. Está mais inclinado a Poseidon - existe um porque para isso - mas vou deixar essa surpresa para quem ainda não leu o livro. Zeus acredita que Poseidon usou um herói humano para pegar o seu raio-mestre.

Percy recebe a missão de ir em busca do raio mestre de Zeus e tem dez dias para reaver o objeto. Recebe do Oráculo a missão. Assim evitaria uma guerra entre os deuses. Em sua jornada, Percy conta com a ajuda de seu amigo sátiro Grover e de sua amiga Annabeth Chase, filha de Atena. 
Você irá para o oeste, e irá enfrentar o deus que se tornou desleal. Você irá encontrar o que foi roubado, e o verá devolvido com segurança. Você será traído por aquele que o chama de amigo. E, no fim, irá fracassar em salvar aquilo que mais importa. - Oráculo
Pág. 149
Uma história moderna mais uma pitada de mitologia grega. O Ladrão de Raios é o livro um da série Percy Jackson e os Olimpianos e nos apresenta esse novo mundo cheio de deuses, semideuses e monstros. O livro é narrado pelo próprio Percy, então basicamente os leitores estão acompanhando os acontecimentos através dos pensamentos e julgamentos dele. Sou suspeita porque adoro a série e Rick Riordan, mas podem acreditar, essa série vale a pena! Leiam! 
Ser um meio-sangue é perigoso. É assustador. Na maioria das vezes, acaba com a gente de um jeito penoso e detestável.
Pág. 09

Comentários
5
Compartilhe

5 comentários:

  1. Eu amo esse livro da coleção apesar de não ser o meu favorito deles...
    Tipo quando acabei de ler o ladrão de raios logo em seguida comecei o mar de monstros não consigo fica longe deles <3
    E super legal a historia que o livro aborda tipo mitologia grega... super interessante :D
    O filme baseado no livro eu não gostei...

    ResponderExcluir
  2. Já assisti ao filme, mas não li o livro. Fiquei esperando para assistir ao filme sem ler o livro, mas vai ser ótimo ler as resenhas sobre os livros.

    ResponderExcluir
  3. Tio Rick é maravilhoso, quando eu li esse livro os outros vieram rápidos porque eu não aguentei esperar rsrs.
    Recomendo.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  4. Oi, Auri
    Já li esse livro e gostei muito. Gosto de mitologia e gostei do modo que o autor abordou. O livro é cheio de aventuras.

    ResponderExcluir
  5. Ei Auri, tudo bem?
    Percy Jackson, a grande série. Acho que já falei no post da série que sou louca por mitologia, certo? Então, tenho grandes expectativas com a série de Rick Riordan, além de que eu adoro a escrita do autor. Infelizmente, ainda não puder ler os livros, os quais espero tê-los em breve.
    O Ladrão de Raios considero especial, pois marca o início muito interessante da série que mostra a mitologia de um modo diferente. O filme me agradou muito, apesar do mesmo não acontecer com o segundo filme da série. Mas aguardamos por mais continuações. ;)
    Adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações